Modo Verbal (Subjuntivo e Imperativo): resumo e simulado de gramática

Veja um resumo rápido sobre Modo Verbal. Domine o Subjuntivo e Imperativo para você mandar bem nas questões de Interpretação de texto e na hora de escrever a redação do Enem também.

O português brasileiro apresenta conjugação verbal para cada pessoa do discurso, o que indicará também modo e tempo. Você precisa dominar o Indicativo; o Subjuntivo; e o Imperativo. confira agora no resumo de Modo Verbal, com simulado Enem de Português

O modo verbal indicativo trabalha com ações no plano real, ou seja, ações que realmente aconteceram no passado, estão acontecendo no presente ou acontecerão no futuro.

O Modo Verbal Subjuntivo

Já o modo subjuntivo reúne ações que ainda não aconteceram ou que não se sabe se acontecerão, ou seja, são hipóteses e possibilidades.

Por fim, o modo imperativo costuma ser o mais lembrado pelos estudantes, já que tem uma função muito clara: indicar ordem ou pedido. Pela mesma razão, possui apenas um tempo: o presente – já que é impossível voltar ao passado para dar uma ordem a alguém ou adiantar-se ao futuro para fazer o mesmo.

Na aula de hoje, a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito. Ela te explica o Modo Verbal Indicativo, o Modo verbal Subjuntivo, e o Modo Verbal Imperativo. Aprenda a conjugar os verbos em cada um deles. 🙂

Resumo sobre a Flexão dos Verbos

Viu só que resumo show com a professora Merecedes? Assim fica até fácil de aprender Modo Verbal, porque têm as explicações completas.

Veja as dicas sobre o Modo Verbal Imperativo

Modo Verbal Imperativo é formado de maneira diferente dos outros modos:

O primeiro diferencial é que no Imperativo não existe a primeira pessoa do singular (eu).  Outro ponto que o caracteriza de maneira diferente do subjuntivo e do indicativo é que no Imperativo o tempo é indeterminado. Fica implícito que após receber uma ordem, a ação vai ser realizada no futuro.

Veja aqui neste exemplo de Imperativo Afirmativo: ama tu / ame você / amemos nós / amai vós / amem vocês

Dica 1- Veja aqui uma aula gratuita sobre os modos e tempos verbais do Curso Enem Gratuito.

Tome nota sobre o Modo Verbal  Imperativo:

  1. Vale observar que nas segundas pessoas , Tu e Vós, empregamos o verbo em Modo Imperativo com conjugação no singular e plural, respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo suprimindo a letra s. Exemplo: chora tu, chorai vós.
  2. No modo indicativo seria: Tu choras, Vós chorais. A exceção é o verbo “ser”: sê tu, sede vós.
  3. Com os pronomes você ou vocês utilizamos o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo.
  4. Na primeira pessoa do plural (nós), emprega-se o verbo conjugado na primeira pessoa do singular do presente do subjuntivo.

 

Resumo do Modo Verbal Imperativo

Veja a videoaula com a professora Jéssica, do Curso Enem Gratuito. Preste atenção nas explicações dela antes de responder as questões do simulado de modo verbal (Subjuntivo e Imperativo) e garanta o sucesso na prova:

Revise também o conteúdo sobre conjugação verbal para não errar as questões!

Agora, responda as 10 questões do simulado de modo verbal (Subjuntivo e Imperativo) e garanta o sucesso na hora do Enem!

Simulado de modo verbal

.

.
==

Quer garantir nos estudos através de um curso preparatório online gratuito? Confira o Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame para você mandar bem nas provas objetivas e na Redação também.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

No Blog do Enem toda hora é hora do Enem para você testar seus conhecimentos e revisar o que precisa melhorar para mandar bem no próximo Exame. Você está com o maior portal de conteúdos preparatórios e que tem Simulados de todas as matérias. Veja o Pré-Enem Gratuito, com 1.420 aulas de todas as matérias das provas objetivas e de Redação também.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Modo Verbal
Resumo de Modo Verbal. Domine o Subjuntivo e o Imperativo
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel