Resumo de Hidrosfera, com Simulado de Geografia Enem

A maior parte da Terra é coberta por água, com 70,7% da superfície total. Entenda o ciclo das águas no resumo de Hidrosfera, e depois teste seus conhecimentos no Simulado Enem Online de Geografia. Caso erre, têm dicas para estudar.

Você se lembra que a Hidrosfera corresponde a toda a água que tem relação com a Terra, independente do seu estado físico – líquido, sólido ou gasoso? Então vem  ver agora o resumo de Hidrosfera, e depois teste o seu nível para cchecar o que você  sabe sobre o tema respondendo as 10 questões do Simulado Enem Online de Geografia.

A superfície do globo terrestre tem a maior parte coberta de água. A diferença entre a área ocupada pelos continentes e ilhas e muito grande em relação à área coberta por água.  O número exato é de 70,7% da superfície coberta por água.

Terra, planeta água

A área total do nosso planeta Terra é de 510,3 milhões km2 (quilômetros quadrados). A parte coberta por água é de 360,6 milhões km2. O restante, com 149,7 milhões km2, representa a parte seca, com 29,3% da área total.

Resumo de Hidrosfera

Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo de Hidrosfera antes de você responder às questões do simulado.

As dicas do resumo de Hidrosfera:

  1. Segundo as teorias de formação da Terra, a hidrosfera formou-se há bilhões de anos atrás a partir da condensação de gases expelidos do interior do planeta, pelos gêiseres e vulcões.
  2. A condensação destes gases foi ocasionada pelo resfriamento do planeta Terra.
  3. A dinâmica da hidrosfera está totalmente ligada ao ciclo da água, sempre presente nos conteúdos dos mais diversos livros didáticos e também no Enem e nos vestibulares.
  4. Nesta aula, o professor Carrieri te ensina a respeito da Hidrosfera e seu funcionamento. Veja os trópicos:
  5. – O que é Hidrosfera?
  6. – Entenda o ciclo Hidrológico
  7. – Processo de evaporação da água
  8. – Processo de evapotranspiração
  9. – Processo de condensação e saturação
  10. – Precipitação da água
  11. Processo de escoamento da água e infiltração
  12. – O ser humano interfere no ciclo da água
  13. – Como a água está disponível na superfície?
  14. – É possível usar a água subterrânea?
  15. – Usamos a água superficial
  16. – Se precisar, veja de novo a aula com o resumo de Hidrosfera, quantas vezes você quiser ou precisar.

 

São apenas 10 questões sobre Hidrosfera para você responder. E se errar, têm dicas para estudar! Veja.

Resumo com simulado de Hidrosfera

.

.
=

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia que te ajudam no resumo de hidrosfera:

Resumo com simulado de Hidrosfera
Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre o resumo de hidrosfera, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

 

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Mandou bem no resumo de Hidrosfera, com simulado? Agora, é com você!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel