Questões sobre música no Enem e vestibulares

Teste suas habilidades de interpretação de texto e conhecimentos sobre a cultura musical brasileira com a lista de questões do Enem e de vestibulares!

Com frequência, o Enem e outros vestibulares trazem questões que exigem a interpretação de músicas brasileiras. Confira um resumo rápido sobre os principais tipos de canções que caem nas provas e, em seguida, teste seus conhecimentos com a lista de questões sobre música!

Resumo sobre músicas no Enem

Um dos ritmos musicais que mais aparecem nas questões é o samba. Na década de 1950, o Brasil estava vivendo uma série de mudanças impulsionadas pelo governo de Juscelino Kubitschek. O então presidente tinha como projeto o desenvolvimentismo, com o incentivo à industrialização e à urbanização. Também é importante lembrar que, com a criação de Brasília, o Rio de Janeiro deixa de ser a capital.

Apesar disso, o Rio não deixa de ser um grande polo cultural do país. É por volta dessa época que o samba, que havia nascido na periferia, se expande para outras partes da cidade e ganha grande repercussão. Levantando sempre questões sociais e culturais da periferia, o samba foi se transformando em um traço importante da identidade carioca e nacional. Para o Enem, é importante lembrar de nomes como Noel Rosa, Cartola e Clara Nunes.

Também na década de 1950, surge a bossa-nova, ritmo que se consagrou no exterior e contribuiu para a disseminação de uma imagem idealizada e romantizada do Brasil. Diferente do samba, a bossa-nova trata de temas doces, de beleza e de amor. Vinicius de Moraes e Tom Jobim estão entre os principais nomes da bossa-nova.

Chico Buarque - Questões sobre música
Chico Buarque durante gravação de Show no teatro da TV Record em 1964. Fonte: Arquivo/AE (https://bit.ly/3LN6cGQ)

Avançando no tempo, chegamos à década de 1960. A ditadura militar que se seguiu ao golpe de 1964 permitia músicas com a temática da bossa-nova, mas censurava várias outras produções. Nesse contexto, surgem as músicas de protesto e a ascensão de cantores e compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Inclusive, Chico Buarque é um artista que cai quase todos os anos no Enem.

Videoaula sobre canção popular

Para saber mais sobre a música de Chico Buarque e outros artistas e gêneros musicais que caem no Enem, confira a videoaula da professora Camila:

Questões sobre música

Saiba de que forma o Enem e os vestibulares costumam cobrar o conteúdo de canções populares com a lista de questões sobre música:

.

Outros ritmos

Ritmos musicais como o forró, o funk e o rap também podem cair no Enem. Confira mais este resumo da professora Camila para saber como essas músicas costumam ser cobradas nas provas:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel