Cromatina, cromossomos e cariótipo: resumo de Biologia Enem

Veja o que sabe sobre Biologia com o simulado de cromatina, cromossomos e cariótipo que preparamos para você. Antes de responder as 10 questões, assista uma videoaula e revise o conteúdo para mandar bem no Enem!

Antes de responder as 10 questões do simulado de cromatina, cromossomos e cariótipo, que tal revisar o conteúdo para se dar bem nas questões?

Cromatina

A cromatina é um complexo formado por material genético ( ou DNA), enrolado em proteínas –as histonas. – presente nas células dos eucariontes. O termo “cromo” significa cor.

Por isso a cromatina recebe esse nome, pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células.simulado de cromatina, cromossomos e cariótipoVeja na imagem acima os ‘fios’ de cromatina.

Os filamentos de cromatina apresentam regiões mais claras, onde a cromatina está menos condensada (enrolada sobre as histonas), que chamamos de eucromatina.

Já as regiões onde há uma coloração mais forte,  há maior condensação da cromatina, por isso chamamos de heterocromatina.

A eucromatina é a região onde há genes ativos, pois para que o DNA possa ser “lido”, ele precisa estar desenrolado, por isso, fixa menos corante. Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas).

Cromossomos

Os cromossomos estão presentes nas células que estão em processo de divisão. No lugar da cromatina, podemos observar no núcleo, pequenos corpos em forma de bastão bastante corados, facilmente visíveis quando observados ao microscópio óptico.

Os cromossomos nada mais são que o DNA dobrado sobre si mesmo muitas vezes (como o auxílio das histonas).  Este enovelamento do DNA ajuda o processo de divisão celular, pois assim, o DNA fica mais organizado e fácil de ser movimentado pela célula.

Cromátide

Antes de a célula se dividir, os cromossomos são copiados e cada cromossomo é formado por dois segmentos em forma de bastão – as cromátides. Cada cromátide corresponde a uma cópia de um dos 46 filamentos de DNA que possuímos em cada uma das minhas células (com exceção dos espermatozoides e óvulos).

As duas cromátides de um cromossomo são unidas por uma região chamada de centrômero.  A posição do centrômero varia nos 46 cromossomos das células humanas, formando 4 tipos de cromossomos (veja na figura a seguir).simulado de cromatina, cromossomos e cariótipoAs cromátides que fazem parte do mesmo cromossomo são chamadas de cromátides – irmãs.

Duplicação ou replicação do DNA:

É o processo de duplicação do DNA, ou seja, o processo em que são copiados todos os filamentos de DNA de uma célula. Isto ocorre pouco antes dos processos de divisão celular.

Se você ainda tem alguma dúvida, veja a aula da prof. Ju antes de resolver os exercícios:

Responda agora o Simulado Enem de Biologia

Cromatina, cromossomos e cariótipo

.

.

=====

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem , com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel