Questões sobre evolução das espécies

Relembre como ocorre o processo evolutivo e teste seus conhecimentos com questões sobre a evolução das espécies! No final você confere o gabarito.

A evolução e as teorias de Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck são temas que caem bastante no Enem e nos vestibulares. Relembre dos principais aspectos desse conteúdo e teste seus conhecimentos com questões sobre evolução das espécies!

Resumo sobre evolução

A evolução é o conjunto de mudanças nas características hereditárias de uma população de seres vivos que se acumulam ao longo das gerações. Existem duas teorias da evolução que você precisa conhecer para as questões de Ciências da Natureza: o lamarckismo e o darwinismo.

Lamarckismo

Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) foi um naturalista francês que viveu numa época em que o fixismo era era a principal explicação sobre a origem da vida. De acordo com o fixismo, os seres vivos não se alteram ao longo do tempo. No entanto, Lamarck acreditava que os seres tendiam a ficar cada vez mais complexos. Ou seja: que evoluíam ao longo do tempo.

O naturalista acreditava que a evolução ocorria por meio de duas leis: a lei do uso e do desuso, e a lei dos caracteres adquiridos. Ambas as leis seriam processos graduais e que só poderiam ser vistas comparando gerações distantes no tempo. 

De acordo com a lei do uso e do desuso, quanto mais um ser vivo utiliza um órgão, mais complexo ele fica. O contrário também ocorreria: quanto menos um órgão é utilizado, menos ele se desenvolve e acaba atrofiando. Já a lei dos caracteres adquiridos é a ideia de que se uma característica foi vantajosa ao longo da vida de um ser vivo, ela seria transmitida para a próxima geração.

Contudo, hoje sabemos que para que uma característica seja transmitida, ela precisa estar no código genético. Isto é, traços que se desenvolveram ao longo da vida não são transmitidos aos descendentes. Portanto, Lamarck não estava certo sobre a forma como a evolução ocorre.

No entanto, seus estudos foram muito importantes para a construção do conhecimento sobre o processo evolutivo. Suas ideias foram estudadas por Charles Darwin e acabaram por inspirá-lo.

Darwinismo

De acordo com o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), as populações possuem variações naturais entre os indivíduos de uma espécie. Essa é uma das principais diferenças de sua teoria para a de Lamarck. Isso porque Darwin descobriu que o ambiente não provoca alterações no DNA dos indivíduos. Portanto, a evolução ocorre com o surgimento ao acaso de novas características nos seres vivos.

Charles Darwin - Exercícios sobre evoluçãoRetrato de Charles Darwin

Essa teoria, chamada de seleção natural, possui 3 características principais:

  • Variações entre seres de uma população: cada espécie possui variações pré-existentes entre seus indivíduos.
  • Características hereditárias: os traços dos seres vivos são transmitidos aos seus descendentes..
  • Recursos ambientais limitados: elementos necessários para a sobrevivência de um ser vivo (como água, alimento e espaço) são limitados. Por isso, terão maior sucesso reprodutivo aqueles que nasceram com variações que os auxiliam a obter um número de recursos maior que os demais. Como resultado, ao longo do tempo os indivíduos melhor adaptados estarão em maior número, pois conseguiram se reproduzir mais. O acúmulo desses genes acaba gerando novas espécies.

Em resumo, de acordo com darwinismo o ambiente atua na seleção das características que resultam numa melhor adaptação. Assim, há maior sucesso reprodutivo e aumento da frequência da característica selecionada.

É importante apontar que os estudos genéticos posteriores à vida dos dois naturalistas confirmaram a teoria de Darwin.

Videoaula

Antes de responder às questões sobre evolução, confira a videoaula da professora Ju explicando as diferenças entre o lamarckismo e o darwinismo:

Questões sobre evolução das espécies

Saiba de que forma o Enem e os vestibulares cobram a evolução das espécies com os exercícios a seguir:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Biologia, Simulados Enem