Semana de Arte Moderna: literatura Enem. Resumo e Simulado

Veja no resumo como foi a famosa Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil. Foi um choque cultural, e tudo mudou no campo das Artes Plásticas, da Literatura, e da Arquitetura no país. Confira os principais destaque e teste o seu nível no Simulado de Literatura Online para mandar bem no Enem, no Encceja e nos vestibulares.

Antes de responder as 10 questões do simulado de Semana de Arte Moderna, veja este resumo sobre o tema. Veja a importância de Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade e outros feras do Modernismo.

O movimento Modernista foi um dos mais importantes marcos da histórica cultural do Brasil.  A Semana de Arte Moderna de 1922 revolucionou o mundo das Artes. A importância é tão grande que o Modernismo foi a escola literária que mais caiu no Enem.

Veja com a professora Camila Brambilla Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, o que foi, como foi, e os destaques de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, e outros artistas da época.

O Modernismo e a Literatura: 

O Modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX (1922), cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do Brasil.

Apesar da força do movimento literário modernista, a base dessa corrente estética se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.

No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. Oswald de Andrade e Mário de Andrade foram os líderes desta arrancada, ao lado de Manuel Bandeira. No entanto, devemos lembrar que o Modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922.

Aula Gratuita: A Semana de Arte Moderna

Veja um resumo simples e rápido sobre o contexto em que ocorreu a Semana de Arte Moderna, e toda a revolução que ela provocou no mundo das artes no Brasil.

Confira o Resumo em Vídeo da Semana de Arte Moderna!

Muito boa esta aula de revisão. Veja agora o Pré-Modernismo para seguir com a nossa aula completa.

As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o Modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros.

A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.

Monteiro Lobato – Veja aqui um post completo sobre a vida e a obra do escritor e ativista Monteiro Lobato. Além de escrever ‘O Sítio do Pica-pau Amarelo ele lutou em defesa da criação da Petrobrás, e da exploração de petróleo no Brasil.

Monteiro Lobato foi um personagem genial. Criou histórias infantis e, ao mesmo tempo, livros densos sobre o atraso do país e a necessidade de mudanças. Foi dela a ideia da campanha O Petróleo é Nosso, que resultou na criação da Petrobrás.

O Modernismo e as rupturas estéticas

A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase Heróica (1922-1930). Confira no resumo as características do Primeiro Momento Modernista.

Como você percebeu na aula do professor Rollo, esta primeira fase do Modernismo se caracteriza por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética que se beneficia pelas estreitas relações com as vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo, etc.).

E, na literatura, há a criação de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se escrevia.

Algumas dessas mudanças são:

  • a Liberdade Formal (utilização do verso livre, quase abandono das formas fixas – como o soneto, a fala coloquial, ausência de pontuação, etc.);
  • a valorização do cotidiano, a reescritura de textos do passado, e diversas outras;
  • este período caracteriza-se também pela formação de grupos do movimento modernista: Pau-Brasil, Antropófago, Verde-Amarelo, Grupo de Porto Alegre e Grupo Modernista-Regionalista de Recife.
  • Literatura EnemCartaz da Primeira Semana de Arte Moderna, em São Paulo 

 Veja agora o Simulado Gratuito sobre Semana de Arte Moderna de 1922

Simulado – Semana de Arte Moderna

.

.
========

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem , com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel