Semana de Arte Moderna – Revisão e Simulado Enem de Literatura com 10 questões

Veja o que sabe sobre a Semana de Arte Moderna e o Modernismo com o simulado de Literatura Enem que preparamos para você. Antes de responder as 10 questões, assista uma videoaula e revise o conteúdo para gabaritar o Enem!

Antes de responder as 10 questões do simulado de Semana de Arte Moderna, veja este resumo sobre o tema. Veja a importância de Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade e outros feras do Modernismo.

O movimento Modernista foi um dos mais importantes da histórica cultural do Brasil. E, tanto para as provas do Enem quanto dos vestibulares é um tema importante. Você sabia que o Modernismo foi a escola literária que mais caiu em todos os anos destas provas? –  Sim! Então, hora de estudar sobre o Modernismo para entender (e não esquecer) porque está é a mais importante escola literária para o Brasil. Vamos lá?

O Modernismo e a Literatura: O Modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX (1922), cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do Brasil. Apesar da força do movimento literário modernista, a base dessa corrente estética se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.

No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. Oswald de Andrade e Mário de Andrade foram os líderes desta arrancada, ao lado de Manuel Bandeira.

No entanto, devemos lembrar que o Modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922. As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o Modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros.

A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.

Monteiro Lobato – Veja aqui um post completo sobre a vida e a obra do escritor e ativista Monteiro Lobato. Além de escrever ‘O Sítio do Pica-pau Amarelo ele lutou em defesa da criação da Petrobrás, e da exploração de petróleo no Brasil.

Monteiro Lobato foi um personagem genial. Criou histórias infantis e, ao mesmo tempo, livros densos sobre o atraso do país e a necessidade de mudanças. Foi dela a ideia da campanha O Petróleo é Nosso, que resultou na criação da Petrobrás.

O Modernismo e as rupturas estéticas

A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase Heróica (1922-1930), que se caracteriza por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética que se beneficia pelas estreitas relações com as vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo, etc.), na literatura há a criação de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se escrevia.

Algumas dessas mudanças são: a Liberdade Formal (utilização do verso livre, quase abandono das formas fixas – como o soneto, a fala coloquial, ausência de pontuação, etc.), a valorização do cotidiano, a reescritura de textos do passado, e diversas outras; este período caracteriza-se também pela formação de grupos do movimento modernista: Pau-Brasil, Antropófago, Verde-Amarelo, Grupo de Porto Alegre e Grupo Modernista-Regionalista de Recife.

Literatura Enem
Primeira Semana de Arte Moderna, em São Paulo

Clique aqui para ver a aula completa sobre o Modernismo e a Semana de Arte Moderna:

O Modernismo e a Semana de Arte Moderna no Brasil – Resumo Enem e vestibular

Veja esta aula gratuita de literatura com o prof. Rolo e continue estudando conosco:

Simulado – Semana de Arte Moderna

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem , com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja