Leitura de gráficos e imagens: resumo com Simulado

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Teste seus conhecimentos com o Simulado Encceja de Matemática e estude sobre escala, proporção, formas geométricas função de primeiro grau e outros temas relevantes que podem cair na prova!

Prepare-se para fazer o Enem e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Todo ano caem questões sobre Leitura de Gráficos e interpretação de Tabelas.

Cada vez mais o Exame Nacional do Ensino Médio e o Encceja cobram a agilidade do participante para captar e utilizar uma informação visual, num gráfico, numa tabela, ou numa imagem.

Resumo: Leitura de Gráficos

Confira agora com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução simples e rápida sobre a Interpretação de Gráficos e de tabelas  na Matemática.

Dicas sobre Leitura de Gráficos e Tabelas

  1. Os gráficos são representações para analisar dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas.
  2. E, nesta aula acima, o professor Lucas mostra como esse conteúdo se aplica às provas de matemática do ENEM;
  3. Aprenda Leitura de Gráficos e Tabelas para segarantir nos pontos básicos.

 

Veja agora uma explicação sobre como resolver as questões do Enem, do Encceja e dos vestibulares sobre Leitura de gráficos e Interpretação de tabelas. Após dominar este contúdo, avance para resolver as 5 questões para testar o seu nível.

Como resolver as questões de leitura de gráficos e tabelas

Imagine a seguinte situação: na sala de reuniões de uma empresa, existe um painel com a seguinte informação “em fevereiro deste ano, foram vendidas 7850 unidades de nosso principal produto; em março, 6555; em abril, 4570; em maio, 3220; e, em junho, 2195”.

Se você achou que esses números não ajudam em nada para mostrar de forma clara a queda acentuada no número de vendas do principal produto da empresa, tem toda razão. Existe uma forma mais interessante e eficaz de apresentar esses valores: um gráfico.

Veja:Leitura de gráficos e tabelas - histórico vendasViu só? Acredito que agora ficou mais fácil!

Esse tipo de linguagem facilita a leitura pois é mais visual e em apenas alguns segundos, imagino, que você tenha conseguido identificar que o número de vendas caiu a cada mês.

Esse exemplo deixa claro que para cada tipo de informação que se quer apresentar, existe uma forma mais adequada, e é aí que aparecem os gráficos e tabelas.

Agora, me acompanhe nesse post para saber como realizar uma boa análise e interpretação de gráficos e tabelas com dicas de Matemática!interpretação de leitura de gráficos e tabelas A representação de dados por meio de tabelas e gráficos estão sempre presentes em nosso cotidiano, principalmente nos meios de comunicação (jornais, revistas, internet).

Os gráficos facilitam a compreensão

– Isso está ligado a facilidade com que podemos analisar e interpretar as informações que estão organizadas de forma clara e objetiva e, além disso, não exigir o uso de cálculos complexos para a sua análise.

Os tipos de gráficos são inúmeros: linhas, barras, colunas, setores (popularmente conhecido como gráfico de pizzas), etc. É essencial saber que o Encceja não exige do(a) estudante apenas saber ler tabelas e gráficos. É necessário também saber retirar deles as informações precisas para chegar à resposta do problema proposto.

Na análise de gráfico de uma questão, é fundamental saber qual o tipo de gráfico que estamos lidando e, além disso, levar em consideração que ele está fazendo uso de duas grandezas. Ademais, para que a nossa análise tenha êxito, ela deve vir acompanhada de muita atenção na leitura do enunciado.

Elementos para Leitura de gráficos

Alguns elementos importantes que estão incluídos nos gráficos são:

  1. Título: na maioria dos casos possuem um título que indica a que informação ele se refere.
  2. Fonte: a maioria dos gráficos, contém uma fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas juntamente com o ano de publicação.
  3. Números: o mais importante, pois é deles que precisamos para comparar as informações dadas pelos gráficos. Usados para representar quantidade ou tempo (mês, ano, período).
  4. Legendas: ajuda na leitura das informações apresentadas. Na maioria dos casos, o uso de cores destaca diferentes informações.

 

Veja os tipos de gráficos

Gráfico de colunas

Um dos mais utilizados. O valor de cada coluna é proporcional a sua altura, onde as categorias são indicadas no eixo x (eixo horizontal) e os valores para cada categoria, no eixo y (eixo vertical).gráfico de colunas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficosFonte: IBGE 2017

 

Gráficos em barra

Apresentam basicamente a mesma função dos gráficos de colunas, com os valores para cada categoria na posição horizontal e as categorias na posição vertical.gráfico de barras, gráfico - interpretação de tabelas e gráficosFonte: fifa.com

 

Gráfico de linhas

O gráfico de linha é usado para apresentar uma sequência de valores de um elemento (eixo y) ao longo do tempo (eixo x).  A seguir, veja alguns exemplos de gráficos de linhas:gráfico de linhas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

Os gráficos de linha são muito úteis para representar a evolução de um certo dado.

gráfico de linhas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

 

Gráfico de setores

Popularmente conhecido como “Grafico de Pizza”, a representação por meio de um Gráfico de Setores é também muito utilizada, principalmente para a visualização de números percentuais. Em geral, é utilizado para representar partes de um todo.

Consiste num círculo, representando o todo, dividido em setores com cores diferentes, que correspondem às partes de maneira proporcional.

Exemplo: Suponha que no decorrer ano de 2015, uma determinada cidade recebeu um grande número de turistas e classificou-os de acordo com a nacionalidade, conforme mostra a tabela a seguir:interpretação de tabelas e gráficos - turistas nacionalidadeDe acordo com a tabela, o gráfico de setores, dos turistas segundo a nacionalidade, destaca as diferenças entre as percentagens com setores de diferentes cores.

Veja neste exemplo:gráfico de setores, gráfico de pizza, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

Observe no gráfico de pizza que cada fatia representa “uma fração” do todo. Veja uma aula gratuita sobre Frações, pois muitas questões de matemática são elaboradas a partir do entendimento das frações de um todo representadas na forma de gráficos.

Aula completa com o professor Sérgio Sarkis, do canal Curso Enem Gratuito. Confira:

Infográficos

Uma forma moderna de apresentar um conjunto de dados, são os Infográficos que são a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual).

Ou seja, um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto, auxiliando a compreensão do leitor. As imagens podem conter alguns tipos de gráficos.

Para interpretar os dados informativos em um infográfico, é preciso boa leitura e esta requer atenção aos detalhes. As representações neste formato aliam ao texto uma série de atrativos visuais é preciso ser um leitor extremamente observador. Ter atenção ao título, ao tema e a fonte das informações são vitais para uma boa análise e interpretação.

O gráfico de linhas (ou de segmentos) é utilizado, em geral, para representar a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.

O gráfico de setores, também conhecido como “gráfico de pizza”, é utilizado, em geral, para representar partes de um todo. Responda agora às questões do Simulado:

Simulado Encceja de Matemática

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Veja como participar para alcançar este objetivo e depois fazer a Faculdade.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular.

Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano.

Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

 E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade.

Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel