Lista de exercícios sobre compostos orgânicos

Relembre quais são as principais funções orgânicas e teste os seus conhecimentos com exercícios sobre compostos orgânicos que caíram no Enem e no vestibular!

Os compostos orgânicos são as substâncias que possuem carbono em sua composição. Grande parte das substâncias que entramos em contato no nosso dia a dia são compostos orgânicos, como plásticos, remédios, combustíveis e corantes, por exemplo. Por isso, aparecem todos os anos no Enem e nos vestibulares. A fim de revisar esse conteúdo, confira nosso resumo e resolva os exercícios sobre compostos orgânicos!

Resumo sobre compostos orgânicos

Os compostos orgânicos possuem características específicas relacionadas à estrutura molecular e às interações entre as moléculas. Em seguida vamos relembrar algumas delas.

  • Polaridade: sempre que o carbono estiver ligado a um átomo de hidrogênio ou a outro átomo de carbono, a ligação será apolar. Em contrapartida, nas ligações do carbono ou do hidrogênio com outros elementos químicos mais eletronegativos, tais como o oxigênio, enxofre ou os halogênios, a ligação será polar.
  • Solubilidade: as substâncias polares são solúveis em substância polares. Da mesma forma, substâncias apolares são solúveis em substâncias apolares.
  • Estado físico: existem compostos orgânicos nos 3 estados físicos em temperatura ambiente. Por exemplo: a sacarose (C12H22O11) se apresenta em estado sólido, o etanol (C2H6O) em estado líquido e o butano (C4H10)em estado gasoso.
  • Temperaturas de fusão e ebulição: os pontos de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos são menores do que das substâncias inorgânicas iônicas ou metálicas. Isso porque suas forças intermoleculares são menos intensas, necessitando fornecer menos energia para rompê-las e mudar de estado físico.

Videoaula sobre funções orgânicas

Para relembrar quais são as diferentes funções orgânicas, confira a videoaula do professor Sobis. Ele explica de maneira simples e gradual cada função para você não esquecer:

E aí, conseguiu memorizar? Logo depois da lista de exercícios sobre compostos orgânicos tem uma imagem que você pode salvar para consultar sempre que precisar.

Exercícios sobre compostos orgânicos

Saiba como o conteúdo de compostos orgânicos é cobrado no Enem e nos vestibulares com nossa lista de exercícios:

.

Para memorizar as funções orgânicas e não errar na hora da prova, confira a imagem abaixo. Ela foi publicada no Instagram do Curso Enem Gratuito:

Funções orgânicas - exercícios sobre compostos orgânicos

Bons estudos!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Química, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel