Pontos de fusão e de ebulição dos Compostos Orgânicos

Que tal rever algumas características importantes dos compostos orgânicos? O Blog do Enem preparou um resumo simples e fácil para você mandar bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil, não deixe de conferir!

Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogênio, podendo também conter elementos como o oxigênio, o azoto, o enxofre, o fósforo, o boro e os halogênios.

As principais características desses compostos orgânicos que os diferem dos compostos inorgânicos são: composição (C, H, O, N); número de compostos; freqüência dos fenômenos de isomeria e polimeria; natureza dos compostos; ponto de fusão e ebulição; densidade; condutividade elétrica; solubilidade; velocidade das reações; resistência ao aquecimento e inflamabilidade dos compostos.

Pontos de fusão e de ebulição

À temperatura ambiente, podemos encontrar os compostos orgânicos em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Isso prova que seus pontos de fusão e ebulição são menores do que em substâncias de origem inorgânica, uma vez que a maioria dos compostos inorgânicos se encontra no estado sólido.1Sólido, líquido e gasoso: os três estados da matéria. Em todos eles podemos encontrar os compostos orgânicos

As propriedades de um material ou substância dependem de seu conjunto de características. Para facilitar seu trabalho, os químicos observam o comportamento variando uma característica de cada vez. Para começar, vamos rever As Escalas Termométricas.

Temperaturas de Fusão e Ebulição

Confira um resumo simples e rápido  do Curso Enem Gratuito para você entender as temperaturas de fusão e de ebulição nas escalas de graus Célsius; Kelvin, e Fahrenheit.

Muito bom este resumo. Agora, vamos continuar.

Veja como varia a temperatura de fusão e ebulição de uma substância em função da massa molar.

Lembre-se de que à medida que aumenta o número de átomos da cadeia, os pontos de fusão e ebulição também aumentam.  A variação do ponto de fusão e de ebulição com a massa molar, não é uma característica somente dos alcanos, ela se aplica a todas as outras funções orgânicas. Pois na verdade, isso é uma característica geral dos compostos orgânicos!

O principal responsável pelas propriedades das substâncias orgânicas como o ponto de fusão e ebulição, é a natureza das forças intermoleculares, a qual está relacionada com a organização da molécula e com os seus grupos funcionais.

As Características dos Compostos Orgânicos

Agora veja um resumo bem direto sobre as características das Funções Orgânicas. Em seguida veja como a temperatura de Fusão e de Ebulição varia de acordo com a composição de cada Composto Orgânico.

Então como exemplo, vamos comparar os valores de temperatura de fusão e ebulição de alguns alcanos.2Temperatura de fusão e ebulição de alguns alcanos

Dica  do Blog – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a Nomenclatura dos compostos orgânicos.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/nomenclatura-compostos-organicos-quimica-enem/

Como os átomos de diferentes elementos químicos presentes nas moléculas orgânicas interferem nas propriedades das substâncias?

Os hidrocarbonetos são moléculas apolares, portanto as forças interativas entre as suas moléculas são fracas. Já as interações das funções oxigenadas são mais fortes, o que altera as suas propriedades físicas.3Pontos de fusão e ebulição de algumas substâncias orgânicas de massa molar similar

Se você observar na tabela acima, as moléculas apresentam três átomos de carbono cada. As de aldeído, cetona e álcool apresentam um átomo de oxigênio cada. As de ácido apresentam dois átomos de oxigênio.

A presença desses átomos nas moléculas orgânicas as torna polares, aumentando consequentemente as forças interativas entre elas. Assim como se pode constar na tabela, a presença dos átomos de oxigênio nas moléculas altera bastante as propriedades das respectivas substâncias.

Preste atenção!!

No caso do álcool e do ácido carboxílico, a presença do oxigênio e de átomos de hidrogênio ligados ao oxigênio formam as ligações de hidrogênio. Essa interação mais forte dificulta a separação das moléculas, elevando as temperaturas de fusão e ebulição.

Assim, podemos observar a seguinte ordem crescente de temperaturas de fusão e ebulição, entre substâncias orgânicas com massa molecular próxima: hidrocarboneto, éter, aldeído, cetona, éster, amina, amida, álcool, ácido carboxílico.

R-H < R-O-R < R < CHO < R-CO < R-COOR < R-NH-R < R-NH2 < R-OH < COOH

Você consegue resolver este exercício? 

(UECE, 2011) Com relação às propriedades dos compostos orgânicas, assinale a afirmação verdadeira.

a) Os alcanos apresentam pontos de fusão e ebulição baixos e o ponto de ebulição de seus isômeros, em geral, aumenta com o aumento de ramificações.

b) Os álcoois apresentam pontos de fusão e de ebulição bem inferiores aos dos alcanos correspondentes.

c) Os pontos de ebulição dos ácidos carboxílicos são mais altos do que os dos álcoois correspondentes.

d) Os alcanos líquidos são mais densos do que a água.

Resposta: C

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel