Nomenclatura oficial dos compostos orgânicos: Química Enem

Confira a nomenclatura dos compostos orgânicos: veja as regrinhas básicas para você lembrar e nunca mais esquecer. É hora de se ligar nas receitas dos nomes na Química Orgânica!

Química Enem: Você sabe pra que os compostos são nomeados? A principal finalidade da nomenclatura química é a identificação de espécies químicas por meio de palavras escritas ou pronunciadas. A química orgânica é o estudo da vida, dos compostos que contém o Carbono, principalmente.

A IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry – União Internacional de Química pura e aplicada) tem como função entre outra, determinar a cada composto orgânico um único nome, a partir do qual possamos obter sua fórmula estrutural e vice e versa. Mas, a primeira dica básica é você saber do que trata a Química Orgânica. Veja com o professor Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito:

 

A nomenclatura dos compostos orgânicos

Vamos ver agora qual a regra geral de nomenclatura para os compostos orgânicos:  Raiz + meio + terminação.  A raiz indica o número de átomos de carbono da cadeia principal.

Veja a relação entre o Número de Carbonos e a Raiz:

  1. Met
  2. Et
  3. Prop
  4. But
  5. Pent
  6. Hex
  7. Hept
  8. Oct
  9. Non
  10. Dec

O meio indica o tipo de ligação entre os carbonos da cadeia principal. Veja:

Tipo de ligação meio
Ligação simples an
1 dupla – ligação en
1 tripla ligação in
2 duplas ligações dien

 

Veja a terminação das funções orgânicas

terminação indica a função orgânica à qual a cadeia carbônica pertence.  Relembrou?  Veja tudo isso agora resumido:

1Fica a dica, então, para você conseguir responder ‘de primeira’ nas questões de Química quando perguntarem quantos Carbonos tem um Butano, um Pentano, um Hexano, ou um Propano.

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou: https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

A nomenclatura dos radicais orgânicos

Também temos os radicais orgânicos, que são um conjunto ou uma espécie, de átomos ligados entre si que possuem uma ou mais valências livres (elétrons desemparelhados – sozinhos em um orbital).

Os radicais são estruturas neutras, porém muito reativas e, portanto, instáveis na natureza, formando facilmente compostos orgânicos, buscando sua estabilização.

Cada radical possui sua nomenclatura específica, veja abaixo os principais radicais orgânicos:

2

 

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a história do modelo atômico.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-modelos-atomicos/

Aula Gratuita sobre a Nomenclatura das Funções Orgânicas

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

1. (UNISC RS ) O nome mais adequado para o composto a seguir é

3

 

a) 2-hidróxi hept-4-en-4-ona.

b) 6-hidróxi hepta-3-en-2-ona.

c) 2-ceto hept-3-en-6-ol.

d) 6- ceto hept-4-en-2-ol.

e) 2- hidróxi hept-4-en-6-ona.

 

Resposta:B

 

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

 

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel