Lista de questões sobre a Otan

O Enem e os vestibulares estão cheios de questões que falam sobre a Otan. Confira nossa lista de questões e teste seus conhecimentos sobre o assunto!

A Otan é um tema frequente no Enem e nos vestibulares. A organização existe desde os primeiros anos da Guerra Fria e continua em funcionamento até hoje. Confira nosso resumo sobre sua origem e objetivos nos dias atuais e teste seus conhecimentos com nossa lista de questões sobre a Otan!

Resumo sobre a Otan

Em 4 de abril de 1949, poucos anos depois do fim da 2ª Guerra Mundial, Estados Unidos, Canadá e países da Europa Ocidental assinaram um acordo que deu origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O objetivo era estabelecer uma cooperação militar entre os países-membros. Assim, se houvesse qualquer ataque em um dos integrantes, os outros teriam a obrigação de defendê-lo.

Em contrapartida, em 1955 a União Soviética criou o Pacto de Varsóvia, que também previa o auxílio militar entre seus integrantes. Além da URSS, eram membros do Pacto de Varsóvia a Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Romênia, Polônia e Tchecoslováquia.

Mapa dos países-membros da Otan e do Pacto de Varsóvia. Além dos países da Europa Ocidental, os EUA e o Canadá também faziam parte da Otan.

Com a dissolução da URSS em 1991, a Guerra Fria chega ao fim. Desse modo, o Pacto de Varsóvia também é desfeito. Afinal, teoricamente, estava cessando o conflito entre capitalismo e socialismo. No entanto, o mesmo não ocorreu com a Otan, que existe até hoje.

Otan depois da Guerra Fria

Apesar de a Otan ter sido criada para fazer frente à União Soviética durante a Guerra Fria, ela continua até hoje interferindo em conflitos ao redor do globo. Muitos desses conflitos, inclusive, ocorrem fora dos territórios de seus integrantes. Além disso, a organização já realizou operações militares sem a autorização do Conselho de Segurança da ONU.

Alguns exemplos de atuação da Otan após a Guerra Fria são:

  • Guerra do Golfo, em 1991, quando se posicionou ao lado do Kuwait contra a invasão iraquiana ao seu território.
  • Guerra de Kosovo, em 1999, quando lutou contra a Sérvia, que era aliada da Rússia.
  • Invasão do Iraque, em 2003.

Desde o início dos anos 2000, a Organização vê o terrorismo como a principal ameaça a ser combatida. Apesar disso, ainda é a principal aliança de defesa contra ações militares russas. Afinal, Estados Unidos e Rússia ainda se posicionam de maneira contrária nos conflitos em que estão envolvidos.

Outra frente de atuação da Otan é a de ajuda humanitária em ocasiões como desastres naturais, por exemplo, e em negociações de acordos de paz.

Atualmente, 28 países fazem parte da Otan. Além dos países que faziam parte do acordo original, alguns membros do antigo Pacto de Varsóvia se juntaram ao tratado. Polônia, Hungria e República Tcheca, por exemplo, são alguns deles. Além disso, no início de 2022, Finlândia e Suécia iniciaram o processo para se juntarem à Otan.

Videoaula

Antes de partir para as questões sobre a Otan, confira a videoaula sobre a invasão da Ucrânia, que tem tudo a ver com a Otan e seu antagonismo em relação à Rússia:

Questões sobre a Otan

Por fim, saiba como a Otan costuma aparecer no Enem e nos vestibulares com a nossa lista de questões:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel