Faltam:
para o ENEM

Guerra Fria – Aula de revisão para História Enem

Estude as décadas de tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética (liderada pela Rússia). Nos tempos da Guerra Fria o planeta vivia sob constante ameaça de uma guerra nuclear entre comunistas e capitalistas. Cai nas questões de História Enem. Relembre o conteúdo com a gente e garanta a sua nota no Exame!

Nos tempos da Guerra Fria…

Pode parecer muito estranho para as novas gerações, mas o planeta Terra esteve  a ponto de ser tomado por explosões de bombas atômicas com poder suficiente para destruir totalmente o meio-ambiente. Foram os anos de tensão ideológica e militar entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS): o tempo da Guerra Fria.

Este longo ciclo tem início com tensão gradativa desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, torna-se mais agudo a partir de 1947, e só encontra a distensão final com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, que sinaliza o final do comando comunista sobre os países do Leste Europeu.  guerra-fria

Após o término da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América e a União Soviética romperam a antiga aliança que perdurou para combater  inimigo comum durante os combates contra as Tropas Militares lideradas pelo Exército Nazista de Adolf Hitler e dos países alinhados com a Alemanha (principalmente Itália e Japão) .

O rompimento  entre EUA e URSS foi causado pelas divergências ideológicas entre estes países. De um lado os norte-americanos e os países da Europa Ocidental, alinhados com a Democracia Liberal e as premissas capitalistas. Do outro, a Rússia liderando os países comunistas. A 2ª guerra mundial destacadaOs dois lados estiveram unidos durante a 2ª Guerra Mundial, e ‘redesenharam’ as fronteiras do planeta depois ao final da Grande Guerra. O território alemão foi dividido ao meio, inclusive a capital Berlim. Veja um resumo completo sobre a 2ª Guerra Mundial:

O ano de 1947 marcou a ruptura definitiva dos antigos aliados. Considerando que os EUA assumiram uma postura de combate ao socialismo, e a URSS era socialista. Ao mesmo tempo a URSS estimulava a expansão do comunismo para outras partes da terra, confrontando o capitalismo. As relações entre estes dois países foram tomadas pelas disputas e o clima constante de uma possível guerra, que gerava pânico no mundo.

Houve, portanto, uma bipolarização do globo, dividindo os países entre aqueles que apoiavam o lado americano e aqueles que apoiavam os soviéticos liderados pelos russos.  Não houve conflito direto entre as duas maiores potências, mas em diversas guerras localizadas cada um dos lados envolvidos era ‘abastecido’  pelas potências líderes ou países a elas relacionados. Os norte-americanos lideravam a aliança militar OTAN  – Organização do Tratado do Atlântico Norte. Os russos lideravam o bloco militar do Pacto de Varsóvia, com os países comunistas do Leste Europeu.

Os dois lados forneceram armas e treinaram exércitos de países ou facções satélites do comunismo ou do capitalismo. Assim foi na Guerra do Vietnã, e na Guerra da Coréia, por exemplo. Os resultados, muitas vezes, eram a divisão radical do território entre comunistas e capitalistas. A Coréia do Sul, por exemplo, restou como a parte capitalista na Guerra da Coréia. E, a Coréia do Norte, restou como a parte Comunista. Veja esta Charge produzida na época da Guerra Fria, demonstrando a bipolarização do globo. De um lado os EUA e de outro, a URSS.

história enem

Em 1949 os EUA e seus aliados assinaram uma aliança, denominada OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Diante desta movimentação política, a URSS criou o chamado Pacto de Varsóvia. As tensões provocadas pelos dois lados ameaçavam confluir para um novo confronto armado, que envolvesse o mundo todo.

Os países que comandavam a divisão do mundo realizaram uma corrida armamentista em busca de armas cada vez mais poderosas, e, também, assumiram corridas espaciais também, disputando a chegada do homem na Lua, o lançamento de satélites de espionagem e de comunicações. E,por fim, os satélites de geolocalização que permitem a existência de aparelhos como o GPS, de aplicativos como o Waze, e de jogos como o Pokemon Go.

A Queda do Muro de Berlim

É possível afirmar que o ano de 1989 marcou o início do fim da bipolarização do mundo, uma vez que o famoso Muro de Berlim, erguido em 1961 a fim de evitar a fuga de mão de obra qualificada da Berlim Ocidental para a Oriental, finalmente foi derrubado. Juntamente ao muro, os regimes socialistas do leste-europeu caíram também.

O que mais cai no Enem

Veja as dicas do Blog do Enem com os 10 temas que mais caem nas provas. Tem História do Brasil República; DNA & RNA; Interpretação de Texto; Ácidos e Bases; Regra de Três; e outros conteúdos que sempre aparecem nas questões do Enem. Confira a lista e veja aulas gratuitas de todos os temas: O que mais cai no Enem

Aula Gratuita de História Enem: A Guerra Fria

Saiba mais sobre a Guerra Fria nesta aula do CANAL DAS VIDEOAULAS, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios de História Enem: A Guerra Fria

Questão 01

A Aliança denominada OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1949. É possível afirmar que esta aliança partiu da iniciativa de qual país:

a) Alemanha

b) França

c) Rússia

d) Inglaterra

e) Estados Unidos da América

Dica 1 – Relembre tudo sobre a 2ª Guerra Mundial em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Questão 02

Qual o principal motivo atrelado ao rompimento das relações entre a União Soviética e os Estados Unidos, no período denominado Guerra Fria?

a) Apenas diferenças entre as posturas econômicas dos países, aplicando modelos econômicos totalmente diferentes.

b) Diferenças ideológicas, e pelo consequente combate ao socialismo, por parte dos Estados Unidos.

c) Conflitos armados realizados no fim da Segunda Guerra Mundial, que estremeceram as relações diplomáticas.

d) A tomada da região soviética por parte dos americanos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Dica 2 – Relembre tudo sobre a Crise de 29 e o Nazi-Fascismo em mais esta aula de revisão História Enem. Estude com a gente e fique preparado!

Questão 03

Usa-se o nome Guerra Fria para designar:

a) a tensão militar existente entre a Inglaterra e Alemanha, no final do século XIX, motivada pela disputa, entre os dois Estados Nacionais, pelo controle do comércio no Mar do Norte.

b) o problema diplomático surgido entre França e Portugal, no início do século XIX, que provocou a vinda da família Real portuguesa para o Brasil e a posterior transformação da colônia em Reino Unido.

c) a invasão francesa na Rússia, no início do século XIX, com a decorrente derrota dos invasores e o fim do período napoleônico.

d) o conjunto de tensões entre Estados Unidos e União Soviética, resultante da disputa, entre ambas, por uma posição hegemônica no contexto internacional do pós-Segunda Guerra Mundial.

e) a disputa entre Rússia e Japão, no período imediatamente anterior à Primeira Guerra Mundial.

Dica 3 – Relembre tudo sobre a Revolução Russa em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio!

Questão 04

O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.

b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.

e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

Questão 05

A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:

a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.

b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.

c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.

d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.

e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!