Faltam:
para o ENEM

Literatura Enem. Apostila Grátis revisa desde a Carta de Pero Vaz de Caminha. Confira.

A Carta de Pero Vaz de Caminha, em 1.500, é o primeiro texto da Literatura Brasileira. Veja também as cartas dos viajantes, os textos dos Padres Jesuítas, e a produção dos poetas baianos. Confira abaixo nas apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você mandar bem em Literatura no Enem.

Questões sobre Literatura caem sempre no Enem e nos Vestibulares. Veja apostila gratuita que revisa desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500.

Uma boa revisão do período que vai de 1.500, com a Carta de Pero Vaz de Caminha, passando pelas narrativas de viagens e encantamento com a natureza do Brasil, a literatura barroca, as Cartas do Padre Antônio Vieira, e o poeta baiano “O Boca do Inferno” está em resumo nesta Apostila de Literatura Gratuita.

Nesta Apostila Gratuita de Literatura você tem quatro aulas seguidas de exercícios. A primeira aula traz a Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, em 1.500. Ele narra a viagem de Pedro Álvares Cabral e a descoberta do Brasil. Mas, na carta, nas entrelinhas, pede ao Rei favores para amigos e parentes. Será que nascia ali o ‘jeitinho brasileiro’?

Pero Vaz de Caminha fonte wikipedia free
Pero Vaz de Caminha

A segunda aula da Apostila de Literatura trata de Poesia, Teatro, e a literatura desenvolvida pelos Padres Jesuítas no Brasil. O destaque é para o Padre José de Anchieta, que além de poeta fundou o Colégio que deu origem à cidade de São Paulo. Na aula três está a história da Literatura Barroca no Brasil, desde 1.601, com a ‘Prosopopeia’ criada por Bento Teixeira, passando pelo baiano irreverente Gregório de Matos Guerra, e chegando até ao Padre Antônio Vieira, já em 1.768.

O capítulo final da Apostila de Literatura gratuita, na aula quatro, é todo dedicado ao genial Gregório de Matos Guerra. Ele não temia nem o Império de Portugal e nem a censura da Igreja Católica na época, e caprichava na irreverência. Entrou para história como um dos grandes na literatura brasileira. Mas, pagou um preço caro. Foi deportado para a África. Conseguiu voltar ao Brasil, mas logo em seguida faleceu em função de doenças que adquiriu em Angola. Veja as Dicas do Blog do Enem e logo em seguida o Link para você baixar a Apostila Gratuita de Literatura Enem.

Dica 1 – Veja aqui um post especial sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade. Ele escreveu o poema “No meio do caminho tem uma pedra”. É o brasileiro que mais cai nas questões de Literatura no Enem:

Dica 2 – Textos literários Épicos, Dramáticos, e Líricos caem no Enem. Veja aqui o que são e como identificar.

Dica 3 – Veja as diferenças entre Narração e Descrição.

Dica 4 – Quais as diferenças na Literatura entre ‘Estilo Individual’ e ‘ Estilo de Época’? Veja aqui e mande bem no Enem.

Apostila Gratuita de Literatura baixe aqui!

apostila enem azul – O conteúdo da apostila foi desenvolvido no Projeto Eureka, da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Paraná.

O professor responsável pela elaboração e pela seleção dos exercícios foi Marcelo Brum Lemos, com apoio de Wilson Lemos Júnior. Esta Apostila Gratuita de Literatura está disponível para download ou para leitura direta no site do Projeto Eureka da Secretaria da Educação.

Acesse o link da Apostila de Literatura aqui.

Dica 5 – Veja o que mais cai na prova do Enem nas questões de Linguagens. Aqui. 

Dica 6 – Redação Enem – Apostila Gratuita com as dicas para um texto nota 1000.

Enem