Intérfase – Resumo de Biologia Enem com Simulado

Teste seus conhecimentos sobre Biologia com o simulado de intérfase que preparamos para você, com resumo e videoaula sobre o tema. São apenas 10 questões para você estudar.

A Mitose é uma divisão utilizada pelas nossas células para a multiplicação, em que uma célula mãe manda cópias de seu conjunto de cromossomos para duas células filhas menores. A mitose faz com suas células se multipliquem e possibilite o crescimento de seu organismo e a renovação dos seus tecidos.

Este processo é utilizado em varias ocasiões em nosso organismo, como, por exemplo, no crescimento do nosso corpo. Mas, antes de começarmos a falar especificamente da divisão celular, é importante relembrar as fases do ciclo celular.

As fases da Mitose: Prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esses temidos nomes podem parecer coisa de ficção científica. Mitose - BiologiaPorém, as fases da mitose estão ocorrendo nesse momento em seu organismo e são elas que permitem o perfeito funcionamento dos seus órgãos.

As Fases do Ciclo Celular

Interfase: É o período em que a célula desenvolve suas funções vitais. Vai do fim de uma divisão até a próxima divisão celular. Corresponde ao período mais longo da vida de uma célula. Compreende três fases:

– G1: Período da vida da célula em que há intensa produção de moléculas orgânicas (RNA, proteínas, enzimas etc.).

Período S: “S” de síntese. É o período em que a duplicação semiconservativa do DNA ocorre. É uma preparação para a divisão. Depois dessa fase, cada cromossomo passa a ter dois filamentos – as cromátides, unidas pelo centrômero.

– G2: Intensa síntese de proteínas e outras biomoléculas que irão ser utilizadas na divisão celular. Ocorre também a duplicação dos centríolos, se for uma célula animal.

Observação: No fim da fase G1 a célula pode fazer uma “avaliação” para verificar se cresceu suficientemente para realizar uma divisão. Caso a avaliação seja negativa, a célula não irá se dividir, entrando na fase G0, que pode ser bastante longa, dependendo do tipo de células (como os neurônios).

Dica 1: Quer relembrar um pouquinho sobre DNA antes de começar a estudar as fases da mitose? Então, veja este post: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/  DNA e RNA

Relembrou as fases da vida da célula? Beleza! Agora veja um resumo rápido, e depois confira as fases da mitose:

As melhores dicas sobre Mitose estão com a professora Juliana Evelyn Santos, nesta aula do Curso Enem Gratuito 

Muito bom este resumo da professora Juliana Bora continuar.

Veja agora as Fases da Mitose:

Prófase:

É a fase que inicia a divisão. É como uma preparação e organização das estruturas celulares e do DNA para que a célula possa separar os cromossomos. Neste momento, a cromatina começa a se enrolar, ou seja, o DNA que foi duplicado na interfase dobra-se várias vezes sobre si mesmo, e forma os cromossomos.

Os centríolos começam a formar o os fusos mitóticos que irão funcionar como “cabos de guerra” para separar as cromátides irmãs. Por último, o envoltório nuclear se dissolve.

Metáfase: Os cromossomos estão condensados ao máximo. Ao centrômero de cada cromossomo estão ligados duas fibras de fusos mitóticos que vêm dos centríolos, uma de cada lado. Os fusos movimentam-se e organizam os cromossomos bem no meio da célula, na chamada placa metafásica.

Anáfase: As fibras do fuso encolhem-se e começam a puxar as cromátides de cada cromossomo para polos opostos das células, separando-as. Isso quer dizer que cada cópia do DNA realizada na interfase se encaminha para um dos polos da célula.

Telófase: Última fase da divisão celular. Nesta fase, os cromossomos que foram para cada um dos polos da célula vão se descondensar e se agrupar nas extremidades opostas, montando dois novos núcleos.  A telófase é finalizada com a citocinese (que é a divisão completa da célula – membrana e citoplasma).

Nas células animais, a citocinese ocorre de fora para dentro (centrípeta) com invaginações da membrana plasmática que dividem a célula como se um anel a estrangulasse.

Para resumir o assunto, veja a figura a seguir:Mitose - Biologia

Observações importantes:

  • Na célula vegetal ocorrem algumas diferenças:
  • – Não há centríolos.
  • – Por conta da parede celular destas células, não há como fazer uma divisão centrípeta, por isso, a citocinese é centrífuga (do centro para fora) com a formação de uma lamela que cresce do centro da célula para fora.

O Processo de Divisão Celular

Divisão Celular é o processo em que a célula aumenta sua quantidade, passando seu material genético para suas células filhas.

mitoseVeja no diagrama acima como se processa a Mitose, um dos tipos de divisão celular existente:

Existem dois tipo de divisão celular: Mitose e Meiose.

image001.jpg

Mitose é o processo em que a célula mãe forma duas células filhas geneticamente idênticas. Neste caso, então, as células filhas mantêm o patrimônio genético da célula mãe.image002.jpgA Mitose pode ocorrer tanto em célula haploide (n), quanto em diploide (2n).

Funções da Mitose: multiplicação celular no desenvolvimento embrionário, crescimento e regeneração de tecidos; pode ser usada como processo de reprodução assexuada (clonagem).

image004.jpg

Veja na próxima imagem as partes regeneradas:image003.jpg

Embora seja um processo contínuo, a mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

1) Prófase

  • – início do processo de condensação do DNA e formação dos cromossomos.
  • – desaparecimento do nucléolo.
  • – duplicação do centro celular, que formam o áster, e em seguida o fuso mitótico.
  • – desaparecimento da carioteca.image005.jpg

2) Metáfase

  • – cromossomos com máximo grau de espiralização (condensação). É o melhor momento de visualizá-los em microscópios ópticos.
  • – cromossomos dispostos na região equatorial da célula formando a placa equatorial ou metafásica.
  • – centro celular em polos opostos da célula e o fuso mitótico (ou acromático) completamente formado.image006.jpg
  • image007.jpg

3) Anáfase

  • – rompe-se o centrômero ocorrendo a separação das cromátides irmãs, sendo puxados pelas proteínas do fuso mitótico para lados opostos da célula.
  • – o cromossomo que estava duplicado torna-se simples.
  • image008.jpg

 

4) Telófase

  • – cromossomos simples chegam aos polos da célula
  • – cromossomos iniciam a desespiralização.
  • – reaparecimento do nucléolo, através da orientação da zona satélite (SAT).
  • – reaparecimento da carioteca.
  • – cariocinese é a formação dos núcleos nos lados opostos da célula.
  • – para separar a membrana plasmática, e forma duas células individualizadas, ocorre a formação de um anel contrátil. Esse anel é formada por fibras de actina e miosina, que se contraem estrangulando a membrana.
  • – citocinese é o processo de separação do citoplasma, gerando duas células independentes.
  • Em células animais a citocinese ocorre da periferia para o centro, sendo citocinese centrípeta. Em vegetais a citocinese acontece do centro para a periferia da célula, sendo citocinese centrífuga.
  • Biologia Enem
    image010.jpg

 

Mitose em células vegetais

  • como não apresentam centríolo, é dita meiose acêntrica.
  • não é possível formar as fibras do áster, portanto é uma meiose anastral.
  • a separação dos cromossomos não é tão precisa, sendo frequentes os erros genéticos causando mosaico.
  • durante a citocinese centrífuga, ocorre a formação da lamela média pelos fragmoplastos formados a partir do complexo de Golgi.
  • Em seguida ocorre a formação da parede celular, dividindo as duas células.
  • image011.jpg
  • image012.jpg

 

Você sabe o que é Intérfase?

  • Então veja na aula da prof. Juliana, também do Curso Enem Gratuito, e prepare-se mais ainda para a prova do Enem!

Excelente este resumo sobre Intérfase.

 

Simulado – Intérfase

.

.
===

Quer garantir nos estudos através de um curso preparatório online gratuito? Confira o Curso Enem 2018 Gratuito. Todas as matérias do Exame para você mandar bem nas provas objetivas e na Redação também.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

No Blog do Enem toda hora é hora do Enem para você testar seus conhecimentos e revisar o que precisa melhorar para mandar bem no próximo Exame. Você está com o maior portal de conteúdos preparatórios e que tem Simulados de todas as matérias. Veja o Pré-Enem Gratuito, com 1.420 aulas de todas as matérias das provas objetivas e de Redação Também.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel