Carboidratos – Resumo Enem com Simulado Online de Biologia

Entenda por que o cérebro fica viciado em açúcar. Os Carboidratos provocam uma descarga rápida de energia no corpo humano, gerando sensação de satisfação e de recompensa. Entenda como este mecanismo funciona e depois responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia. Se errar, têm dicas para estudar!

Veja o que você sabe sobre os Carboidratos ou Glicídios. Eles são nutrientes essenciais para a obtenção de energia. É um tema recorrente no Enem e vestibulares! Veja um resumo online e depois teste seu nível no Simulado Enem Online.

O nosso cérebro AMA  verdadeiramente a ingestão de açúcares. O cérebro ‘adora’ os açúcares, pois são eles que constituem nossa principal fonte de energia. Isto porque os carboidratos são facilmente oxidados e quebrados pelas células, liberando energia. Por isso as pessoas ‘amam’ os açúcares.

Além da função energética, alguns carboidratos compõem certas estruturas dos seres vivos, como partes da glicocálix (estrutura externa das membranas) e dos ácidos nucleicos. Você conhece a estrutura dos carboidratos? Não? Então revise os glicídios com o Blog do Enem e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

carboidratos-call

Onde os carboidratos são encontrados? A maior parte dos alimentos ricos em carboidratoséde origem vegetal. Em geral, as células vegetais armazenam glicídios na forma de grãos de amido, como ocorre na batata e no arroz, ou ainda em moléculas dissolvidas em água, como o que ocorre nas frutas. Podemos, então encontrar carboidratos nas frutas, pães, massas e doces.

Monossocarídeos:

Os monossacarídeos são também chamados de açúcares simples ou oses. São os açúcares mais simples e não são quebrados pela digestão (intra ou extracelular).

São classificados de acordo com o número de átomos de carbono: trioses (com três átomos), tetroses (com quatro átomos), pentoses (com cinco átomos) e hexoses (com seis átomos).

Entre os monossacarídeos, podemos destacar a ribose e a desoxirribose, presente nos ácidos nucleicos; a glicose e a frutose, encontrada em frutas; e a galactose, encontrada no leite.

Carboidratos - Revisão de Biologia para o Enem

Os glicídios podem ser cassificados de acordo com o tamanho das moléculas:

Glicídios

Dissacarídeos: Os dissacarídeos (um dos grupos de oligossacarídeos) são açúcares formados a partir da união de dois monossacarídeos. Para ligar duas moléculas de monossacarídeos, há a liberação de uma molécula de água.

Esta ligação é chamada de ligação glicosídica. Alguns exemplos de dissacarídeos são: a lactose (glicose + galactose), encontrada no leite; a sacarose (glicose + frutose) encontrada na beterraba e na cana de açúcar; e a maltose (glicose + glicose) encontrada em cereais.

Tipos de Carboidratos - Biologia

Polissacarídeos:

Os polissacarídeos são polímeros, ou seja, grandes moléculas formadas por uma grande quantidade de peças – os monômeros–unidas. Assim, os polissacarídeos são açúcares formados por uma grande quantidade de monossacarídeos unidos. Dentre os polissacarídeos, podemos destacar alguns de maior frequência na natureza:

  1. Amido: Também chamado de amilo, o amido é a principal maneira que os vegetais têm para reservar energia. O amido é formado por mais de mil moléculas de glicose unidas. O acúmulo de amido reservado nas células vegetais pode ser visualizado através de microscópio óptico na forma de pequenos grãos, quando tratados com iodo.
  2. Glicogênio: O glicogênio é a reserva de glicose nos animais. Assim como o amido, o glicogênio é formado por uma longa cadeia de glicose, porém, com menos monômeros e mais ramificada.
  3. – Celulose: A celulose é o carboidrato mais abundante da natureza. É encontrada compondo a parede celular das células vegetais. A celulose é formada de mais de dez mil moléculas de glicose.
  4. – Quitina: A quitina é um polissacarídeonitrogenado encontrado na parede celular de células fúngicas e no exoesqueleto dos artrópodes.
  5. – Ácido hialurônico: Este carboidrato é encontrado entre as células de animais, formando uma espécie de cola.

Responda agora as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia e veja o que sabe sobre os carboidratos. Se errar, têm dicas para estudar!

Carboidratos

.

Veja aqui aulões gratuitos de Biologia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja