Carboidratos – Resumo Enem com Simulado Online de Biologia

Entenda por que o cérebro fica viciado em açúcar. Os Carboidratos provocam uma descarga rápida de energia no corpo humano, gerando sensação de satisfação e de recompensa. Entenda como este mecanismo funciona e depois responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia. Se errar, têm dicas para estudar!

Veja o que você sabe sobre os Carboidratos ou Glicídios. Eles são nutrientes essenciais para a obtenção de energia. É um tema recorrente no Enem e vestibulares! Veja um resumo online e depois teste seu nível no Simulado Enem Online.

O nosso cérebro AMA  verdadeiramente a ingestão de açúcares. O cérebro ‘adora’ os açúcares, pois são eles que constituem nossa principal fonte de energia. Isto porque os carboidratos são facilmente oxidados e quebrados pelas células, liberando energia. Por isso as pessoas ‘amam’ os açúcares.

O Carboidrato é a primeira opção energética da célula. Todos os carboidratos são originados a partir da fotossíntese. Quimicamente os glicídios são compostos por um esqueleto de carbono ligado a muitas hidroxilas (OH) e aldeído (CHO) ou cetona (CO).  Mas, o cérebro pode ficar viciado nos açúcares. Confira a Classificação e as Propriedades dos Carboidratos.

Podemos chamar os carboidratos de poliálcoois. Se você quer fazer uma revisão do ‘ABC’ dos Carboidratos, veja uma aula de introdução antes de prosseguir. O cérebro ‘adora’ carboidratos.

Além da função energética, alguns carboidratos compõem certas estruturas dos seres vivos, como partes da glicocálix (estrutura externa das membranas) e dos ácidos nucleicos.

Você conhece a estrutura dos carboidratos? Não? carboidratos-callEntão revise os glicídios com o Blog do Enem e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Onde os carboidratos são encontrados? A maior parte dos alimentos ricos em carboidratoséde origem vegetal. Em geral, as células vegetais armazenam glicídios na forma de grãos de amido, como ocorre na batata e no arroz, ou ainda em moléculas dissolvidas em água, como o que ocorre nas frutas. Podemos, então encontrar carboidratos nas frutas, pães, massas e doces.

Carboidratos Monossocarídeos:

Os monossacarídeos são também chamados de açúcares simples ou oses. São os açúcares mais simples e não são quebrados pela digestão (intra ou extracelular).

São classificados de acordo com o número de átomos de carbono: trioses (com três átomos), tetroses (com quatro átomos), pentoses (com cinco átomos) e hexoses (com seis átomos).

Entre os monossacarídeos, podemos destacar a ribose e a desoxirribose, presente nos ácidos nucleicos; a glicose e a frutose, encontrada em frutas; e a galactose, encontrada no leite.

Carboidratos - Revisão de Biologia para o Enem

Os glicídios podem ser cassificados de acordo com o tamanho das moléculas:

Glicídios

Dissacarídeos: Os dissacarídeos (um dos grupos de oligossacarídeos) são açúcares formados a partir da união de dois monossacarídeos. Para ligar duas moléculas de monossacarídeos, há a liberação de uma molécula de água.

Esta ligação é chamada de ligação glicosídica. Alguns exemplos de dissacarídeos são: a lactose (glicose + galactose), encontrada no leite; a sacarose (glicose + frutose) encontrada na beterraba e na cana de açúcar; e a maltose (glicose + glicose) encontrada em cereais.

Tipos de Carboidratos - Biologia

Carboidratos Polissacarídeos:

Os polissacarídeos são polímeros, ou seja, grandes moléculas formadas por uma grande quantidade de peças – os monômeros–unidas. Assim, os polissacarídeos são açúcares formados por uma grande quantidade de monossacarídeos unidos.

Polissacarídeos mais frequentes na natureza:

  1. Amido: Também chamado de amilo, o amido é a principal maneira que os vegetais têm para reservar energia. O amido é formado por mais de mil moléculas de glicose unidas. O acúmulo de amido reservado nas células vegetais pode ser visualizado através de microscópio óptico na forma de pequenos grãos, quando tratados com iodo.
  2. Glicogênio: O glicogênio é a reserva de glicose nos animais. Assim como o amido, o glicogênio é formado por uma longa cadeia de glicose, porém, com menos monômeros e mais ramificada.
  3. – Celulose: A celulose é o carboidrato mais abundante da natureza. É encontrada compondo a parede celular das células vegetais. A celulose é formada de mais de dez mil moléculas de glicose.
  4. – Quitina: A quitina é um polissacarídeonitrogenado encontrado na parede celular de células fúngicas e no exoesqueleto dos artrópodes.
  5. – Ácido hialurônico: Este carboidrato é encontrado entre as células de animais, formando uma espécie de cola.

 

Responda agora as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia e veja o que sabe sobre os carboidratos. Se errar, têm dicas para estudar!

Carboidratos

.

Veja aqui aulões gratuitos de Biologia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel