A origem da Física como ciência: resumo Enem com Simulado

Veja desde o Princípio de Arquimedes, a Física do Movimento de Galileu, as Leis de Newton, e até as descobertas da Física Atômica de Albert Einstein para mandar muito bem na hora das provas! Confira os grandes cientistas, suas teorias, e responda um Simulado Gratuito.

Quando você pensa na origem da física qual o primeiro nome que vem a sua cabeça? Einstein, Galileu Galilei ou Newton? No post de hoje, saiba mais sobre o surgimento da física e seus principais cientistas.

A Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais como, por exemplo, o movimento dos planetas, a troca de calor entre dois corpos ou o aparecimento do arco-íris. É difícil assegurar na História, na Origem da Física quando ela surgiu como ciência. Porém, a explicação mais aceita é: quando o homem parou de tentar explicar a natureza por meio da filosofia ou de esclarecimento místicos e divinos.

Ainda na Grécia Antiga os fundamentos da Física estavam presentes. Quando os pensadores Demócrito e Leucipo pensaram a estrutura do Átomo, era um conhecimento orientado para a Física. Arquimedes, com o princípio da Alavanca (Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca, que moverei o mundo), era ciência da física presente.

A Origem da Física

A demarcação definitiva para a Física enquanto Ciência ficou muito clara no período que vai desde o final da Idade Média e até o Renascimento com a aplicação do método científico que conseguiu diferenciar o que era Física, o que era Filosofia e o que era Religião.

Ainda assim, podemos falar de uma história da física na Grécia Antiga que teve como protagonistas os filósofos naturais.história e origem da física

Eles buscavam explicar a natureza sem reconhecer as explicações divinas. Foi na Grécia também que surgiram as primeiras teorias atômicas com Leucipo, de Mileto, e Demócrito, de Abdera.

Mas é com Aristóteles que as ciências naturais começaram a evoluir: teorias sobre movimento, queda dos corpos graves (pesados) – que deu origem a palavra gravidade – e o geocentrismo. Para ele, os corpos caem para chegar ao seu lugar natural e, portanto, quanto mais pesado um corpo, mais rápido ele chega ao chão.

Galileu Galilei, um passo decisivo na História da Física

Galileu Galilei foi um dos maiores físicos, astrônomos e matemáticos da história da ciência. Ele ainda teve uma participação essencial para o Renascimento e a revolução científica no século XVII. O italiano reconheceu que o principal papel dos cientistas não eram explicar os fenômenos, mas descrevê-los.

Assim, seus estudos do movimento de projéteis, queda livre e também na astronomia serviram como base para o desenvolvimento da Física Clássica. Galileu está na origem da Física Astronômica com a observação direta dos fenômenos.

Isaac Newton e a Origem da Física Clássica

Cientistas como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico já haviam postulado algumas teorias para explicar o movimento dos corpos, mas foi Isaac Newton quem conseguiu unificar em três leis que explicavam o movimento tanto para corpos terrestres quanto para os celestes.

Talvez, Newton seja um dos físicos mais conhecidos da história da física, e não é por menos! Foi por meio das Leis de Newton e da Lei da Gravitação Universal que ele conseguiu explicar que os corpos não seguiam caminhos determinados por formas naturais.

E mais, Newton mostrou que a trajetória desses corpos podem ser observadas e deduzidas matematicamente, desde que, se conheça o tipo de movimento, a massa do objetivo e as forças que atuam sobre ele.

Einstein e a teoria da relatividade

A teoria da relatividade aparece em dois momentos da História da Física: relatividade restrita, em 1905, e a Relatividade Geral, em 916. A primeira também é conhecida como Relatividade Especial e segunda ela, a distância e o tempo podem ter diferentes medidas para diferentes observadores.

Essa descoberta derruba a teoria de Newton, no Principia, de que existe tempo e espaço absolutos.

Já a relatividade geral, explica a força de atração por meio da geometria espaço-tempo. É a teoria da famosa equação “E= mc2”. Essa função explica, por exemplo, a combustão das estrelas, além de dar para os cientistas, professores e estudantes um conhecimento mais amplo sobre a matéria.

O que ela quer dizer? Simples: uma pequena quantidade de massa pode ser transformada em uma grande quantidade de energia.

Marie Curie – tem mulher na História da Física, sim!

Marie Curie é conhecida por ser a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física. Com esta honraria ela faz parte da origem da física nas premiações. A polonesa inspira a maioria das estudantes que resolve entrar no mundo científico, já que a academia tem presença maciça de homens.

As pesquisas que Marie Curie desenvolveu ajudou a identificar dois novos elementos químicos: o polônio e o rádio. Esse estudo que contou com a ajuda do marido Pierre fez com que a fisicista ganhasse o Prêmio Nobel de Física, em 1903.

Depois disso, Marie Curie teve a segunda filha, Pierre morreu e ela continuou firme nas pesquisas na área da radioatividade, estudando principalmente as questões terapêuticas. Esse estudo garantiu a ela o segundo Prêmio Nobel, desta vez na área de Química.

Marie Curie foi, portanto, a primeira pessoa a ganhar duas vezes o prêmio na área científica. Ela morreu em 1934 de leucemia causada pela longa exposição a radioatividade.

Veja agora o Simulado sobre a Origem da Física

 A Origem da Física

.

.
=====

Veja aqui aulões gratuitos de Física:

A Origem da Física enquanto ciência

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

A Origem da Física e a Filosofia das Ciências

Veja agora cm o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito, a revolução do Método Científico.

Karl Popper criticou o neopositivismo, que era ligado ao empirismo. Ele defendia que a ciência devia encarar novos desafios e que o mero empirismo não garantia a validade de um conhecimento científico.

A falseabilidade, nesse sentido, consiste na ideia de que a comunidade científica pode falsear uma teoria até então aceita se corroborar para isso.

 Thomas Kuhn defendia que a ciência se desenvolve em saltos, o seja, em revoluções. A física antes de Newton, por exemplo, era totalmente diferente, assim como antes de Eistein. A ciência revolucionária é aquela que rompe paradigmas.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel