Lista de exercícios sobre polinômios

Teste seus conhecimentos sobre operações com polinômios com nossa lista de exercícios de vestibulares! Aproveite nossas videoaulas para relembrar como fazer adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios!

Polinômios é um conteúdo essencial para entender equações de primeiro grau, segundo grau e exercícios de geometria, por exemplo. Além de aparecerem diretamente em exercícios de vestibular, também é preciso saber fazer cálculos com polinômios para resolver questões de muitos outros conteúdos. Por isso, preparamos esse conteúdo com um resumo e uma lista de exercícios sobre polinômios!

O que são polinômios

Os polinômios são expressões algébricas formadas por números (coeficientes) e letras (partes literais). As letras são utilizadas porque representam valores desconhecidos da expressão.

Exercícios sobre polinômios

Os polinômios fazem parte da área da Matemática chamada álgebra, que correlaciona o uso de letras representativas de um número qualquer com operações aritméticas. Portanto, podemos utilizá-los para efetuar operações aritméticas como adição, subtração, divisão, multiplicação, potenciação e radiciação. Além disso, são muito utilizados na geometria.

Videoaulas sobre operações com polinômios

Para saber como resolver equações que envolvem polinômios, assista ao resumo do professor Sarkis. Ele explica como resolver adição, subtração e multiplicação de polinômios:

As operações explicadas na videoaula são relativamente simples. No entanto, o Enem e os vestibulares também cobram uma operação um pouco mais trabalhosa: a divisão de polinômios.

Existem várias formas de resolver exercícios com a divisão de polinômios. Na próxima videoaula você vai aprender o “método da chave”. Para  captar bem o conteúdo, o professor faz uma associação entre divisão de polinômios e divisão numérica.

É importante lembrar, antes de mais nada, o que significa: divisor, dividendo, quociente e resto. Aplicando esse conhecimento à divisão dos polinômios, você vai ver que P(x) é o divisor, D(x) é o dividendo, Q(x) é o quociente e R(x) é o resto. Caso o R(x)=0, significa que P(x) é divisível por D(x), ou seja, trata-se de uma divisão exata. Entenda melhor em seguida:

Se você ainda tiver dúvidas sobre o conteúdo, não deixe de assistir à aula que está no final deste post! Lá você aprenderá a utilizar o teorema do resto, um método muito útil para resolver exercícios de divisão de polinômios.

Exercícios sobre polinômios

Para testar o que aprendeu e continuar estudando, resolva a lista de exercícios sobre polinômios:

.

Videoaula sobre o teorema do resto

Por fim, assista à mais esta aula do professor Sarkis sobre o teorema do resto, que serve para cálculos em que o divisor é uma expressão do 1º grau:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Matemática, Simulado Matemática, Simulados Enem