MRU + MRUV: resumo online com Simulado Enem de Física

Teste seus conhecimentos sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, o MRUV, com o Simulado Enem Online de Física. Caso erre, têm dicas para estudar!

Você sabe como a aceleração influencia no movimento dos corpos?  Veja um resumo e depois responda o Simulado para testar o que você sabe sobre o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, o MRUV. É para vocë se garantir nos acertos nas questões de física.

A principal diferença entre o MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e o MRUV é que no primeiro o espaço varia em razão do tempo e, no segundo, é a velocidade que varia em função do tempo.

Assim, os jogadores no campo de futebol, os atletas na pista de corrida ou os carros nas estradas, que estão em MUV, variam a velocidade de um valor inicial para um final com uma aceleração constante. MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Mas o que é essa tal de aceleração?

A aceleração é uma medida de quão rápido é o movimento de um corpo. A aceleração média, por exemplo, pode ser calculada pela variação da velocidade dividida pela variação do tempo.

Da mesma forma que acontece com a velocidade, podemos calcular a aceleração média e a aceleração instantânea de um objeto. Além disso, outro ponto que merece ser destacado é que sempre que um corpo estiver acelerado existe uma força agindo sobre ele.

E isso é tão natural pra gente, que se alguém perguntar “Por que um carro se locomove”, você vai responder: “Simples, devido ao motor e a energia do combustível”.

A questão que logo vem é essa: Isso está errado? A resposta é não. Mas, a grande verdade é que um carro, uma bicicleta e os atletas se movimentam por conta de um impulso para trás dado pelas rodas ou pelos pés. Assim, mesmo com os motores ou com os pés, os corpos precisam de algo que os empurrem para trás para conseguir se movimentar.

Movimento Retilíneo Uniforme­mente Variado – MRUV

Perceba que o gráfico do espaço pelo tempo se apresenta através de uma parábola. Tal representação se deve ao fato da função que rege o movimento ser de segundo grau.

                    Posição x tempo                

image013.jpg
   Velocidade x tempo
image011.jpg
    Aceleração escalar x tempo
image015.jpg
Veja agora uma aula gratuita sobre o Movimento Retilíneo Uniforme para fixar bem este conteúdo. É com o professor show Márcio Rosseto, do Curso Enem Gratuito. Confira:
 

 

 

 

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Física para refrescar sua memória e tirar as dúvidas. Se errar, têm dicas para estudar!

MRUV

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel