Exercícios sobre ligações químicas iônicas e covalentes

Revise o conteúdo de ligações iônicas e covalentes e teste os seus conhecimentos com exercícios do Enem e vestibulares sobre ligações químicas!

Saber como as ligações químicas funcionam e quais as diferenças entre ligações covalentes e iônicas é muito importante para o Enem e vestibulares. Além de caírem questões só sobre esse assunto, também é necessário entender as ligações químicas para resolver exercícios de conteúdos mais avançados. Por isso preparamos um resumo e selecionamos 10 exercícios sobre ligações químicas para você se preparar para as provas!

Resumo sobre ligações químicas

Ligações químicas são as interações realizadas pelos átomos para adquirirem maior estabilidade e formarem moléculas. Existem 3 tipos de ligações químicas: iônicas, covalentes ou metálicas. 

Como o próprio nome diz, a ligação iônica acontece entre íons. Assim, para que haja atração, esses íons deve ter cargas opostas. Além disso, é necessário que um elemento seja metal e que outro seja ametal. Um exemplo de ligação iônica ocorre no NaCl (cloreto de sódio), que é formado pelo cátion Na+ e o ânion Cl.

ligação covalente ocorre pelo compartilhamento de elétrons da camada de valência dos átomos formando pares eletrônicos. Cada par eletrônico é constituído por um elétron de cada átomo, sendo que na ligação química esses elétrons pertencem simultaneamente aos dois átomos.

Isso ocorre porque ligações covalentes só são feitas entre elementos ametais, ou seja, elementos que tendem a receber elétrons. A molécula da água (H2O), por exemplo, possui ligação covalente.

Por fim, as ligações metálicas ocorrem entre metais, formando estruturas cristalinas chamadas de “ligas metálicas” (união de dois ou mais metais). Nesse tipo de ligação química, os elétrons da última camada não ficam restritos ao respectivo átomo, mas circulam por todo o material.

Videoaula sobre ligações químicas

Em seguida, confira a videoaula do professor Sobis sobre ligações iônicas e covalentes. Ele explica as características de cada uma delas e dá vários exemplos de ligações para você não esquecer!

Agora chegou a hora de resolver os exercícios sobre ligações químicas. Depois da lista ainda tem mais conteúdo para você reforçar seus estudos.

Exercícios sobre ligações químicas

.

E aí, como foi o seu desempenho? Se você ainda precisa de um reforço, confira nossa aula completa sobre ligações químicas! Também confira na imagem do Curso Enem Gratuito as diferenças entre as ligações iônicas e covalentes:

Exercícios sobre ligações químicas

Polaridade das ligações e das moléculas

Por fim, confira mais esta videoaula do professor Sobis sobre polaridade para complementar sua revisão:

Bons estudos

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Química, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel