Íons – Revisão de Química para os vestibulares e o Enem

É hora de relembrar o que são os íons e os cátions. Veja como se chamam e como atuam os Íons: Ânion, de carga negativa, e os Cátions, de carga positiva. É Química para os vestibulares e o Enem.

Química Enem e vestibulares: Confira o resumo que o Blog do Enem preparou para você e arrase nas questões de Química em todo Brasil. Estude com a gente os íons: Ânions e os Cátions!

Os átomos são eletricamente neutros no estado fundamental, pois a quantidade de prótons no núcleo (partículas positivas) é igual ao número de elétrons presentes na eletrosfera (partículas negativas), sendo assim essas cargas se anulam. Veja os íons: ânions e os cátions.

Número de prótons = Número de elétrons = Átomo neutro. Entendeu? Veja a imagem, e siga nos textos, que logo você aprende.Mas, e quando o número de protons é diferente do número de elétrons?  – Os átomos ou grupo de átomos que possuem número de elétrons  diferente do de prótons são chamados de Íons.

Classificação dos íons:

  • Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente.  Exemplos: N-3, Cl, F-1, O-2.
  • Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.  Exemplos: Al+3, Na+, Mg+2, Pb+4.

Porque os átomos se tornam íons? Veja:

Isso pode ser esclarecido através da Teoria do octeto. Segundo esta teoria, todo o átomo tende a buscar um estado de neutralidade. Isto significa que a quantidade de prótons e de elétrons deverá ser a mesma. Para isto, o número de elétrons na última camada eletrônica, denominada camada de valência, deverá ser de oito elétrons.

Acompanhe um exemplo para você entender melhor: O átomo de oxigênio no estado fundamental (neutro) possui 8 prótons e 8 elétrons. Confira na imagem o átomo de Oxigênio no estado fundamental:

Observe que o oxigênio possui seis elétrons na camada de valência (última camada eletrônica), assim, para ficar mais estável, esse elemento pode ganhar de outro átomo mais dois elétrons, ficando com um total de oito elétrons na camada de valência. O resultado é a formação do íon O2-, pois, visto que ele ganhou dois elétrons, o oxigênio ficou com duas cargas negativas a mais.

Outros exemplos de íons são: K+, Ag+, Ca2+, Al3+, Pb4+, F, O2-, N3-, C4-.

Os casos citados são exemplos de íons simples, formados por apenas um elemento. Entretanto, quando os íons são formados por grupos de átomos de elementos químicos que ganharam ou perderam elétrons, diz-se que são íons compostos.

  • Exemplos de cátions compostos:
  • 34
  • Exemplos de ânions compostos:
  • 56

Aula Gratuita sobre os Íons

Aprenda mais e revise com o Curso Enem Gratuito!

Dica 2 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é o histórico da química orgânica.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/historico-da-quimica-organica-revisao-para-o-enem-e-vestibular/

 Dica 3– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Exercícios!

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(PUC RS, 2015) Durante o verão, verificam-se habitualmente tempesta­des em muitas regiões do Brasil. São chuvas intensas e de curta duração, acompanhadas muitas vezes de raios. No litoral, essas tempestades constituem um risco para os banhistas, pois a água salgada é eletricamente condutora. Isso se explica pelo fato de a água salgada conter grande quantidade de _________, como Na+ e Cl−, livres para transportar carga elétrica no meio. Uma maneira de liberar essas partículas é dissolver sal de cozinha em um copo de água. Nesse processo, os _________ existentes no sal sofrem _________.

 

As expressões que completam corretamente o texto são respectivamente:

 

a) átomos – cátions e ânions – ionização

b) átomos – átomos e moléculas – dissociação

c) íons – elétrons livres – hidrólise

d) íons – cátions e ânions – dissociação

e) moléculas – átomos e moléculas – ionização

 

Resposta: d

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

 Munique Química e Matemática Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem.   Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel