Histórico da Química Orgânica – Revisão para o Enem e Vestibular

Você sabe o histórico da química orgânica? Como ela surgiu? Quem foram os responsáveis pela sua descoberta?  Que tal aprender um pouco mais sobre essa parte da química aqui no Blog do Enem? Estude com a gente!

As propriedades de alguns compostos orgânicos são conhecidas desde antes de Cristo e até mesmo durante a Idade Média e o começo da Era Moderna. É o caso do sabão de cinzas, do álcool obtido por fermentação, e de alguns corantes extraídos da natureza.

Nessa época conheciam-se poucos compostos orgânicos em estado puro, e o sendo comum levava à crença de que os compostos orgânicos eram derivados dos ‘organismos vivos’: as plantas e os animais.

No entanto, com os procedimentos semelhantes aos da Química Orgânica que começaram a ser executados a partir do final do século XVIII e início do século XIX, tudo mudou. Com o uso de Métodos Científicos os compostos puderam ser isolados, estudados e melhor conhecidos.

No século XVIII, Carl Wihelm Sheel conseguiu isolar o ácido tartárico da uva, o ácido cítrico do limão, o ácido lático do leite, a glicerina da gordura e a uréia da urina. Por este motivo, em 1777, Torbern Olof Bergam definiu que a Química Orgânica era a química dos compostos existentes nos organismos vivos e que a Química Inorgânica era a química dos minerais.

A Presença do Carbono nos Compostos Orgânicos

Foi também no final do século XVIII que Antoine Laurent de Lavoisier analisou muitos compostos orgânicos e verificou a presença do elemento químico carbono em todos eles (fonte: Só Química).
Vamos então conhecer os “heróis” da química orgânica?

Em 1777 Torbern Olof Bergman dividiu a química orgânica em:

Orgânica: que estuda compostos obtidos diretamente dos seres vivos,

Inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral.

Torbern Olof Bergman - Química Orgânica
Torbern Olof Bergman

Jons Jacob Berzelius em 1815 isolou pela primeira vez os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Formulou a teoria da força vital, segundo o qual somente os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos.

Jons Jacob Berzelius - Química Orgânica
Jons Jacob Berzelius

Reforce seu estudo descontraindo-se! Assista a uma animação que conta todo histórico da química orgânica e tire de letra esse assunto na prova do Enem e dos vestibulares.

 

Dica – Saiba o que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem.

Em 1828, após várias tentativas, um dos discípulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia.

Friedrich Wöhler
Friedrich Wöhler

Ele obteve essa substância a partir do cianato de amônio (composto inorgânico) começando assim a queda da teoria da força vital. A partir daí, surgiu a ideia de que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados sem a participação direta dos seres vivos.

Ureia - Química orgânica

Em 1866 Marcellin Pierre Eugene Berthelot obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vital.

Marcellin Pierre Eugene Berthelot
Marcellin Pierre Eugene Berthelot

Freedrich August Kakulé concluiu que o conceito de química orgânica proposto por Bergman era inadequado e propôs uma nova definição, a qual é aceita até hoje: a de que a química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono.

Freedrich August Kakulé
Freedrich August Kakulé

Antoine-Laurent de Lavoisier deu uma contribuição importante para a química orgânica ao observar que eram também encontrados nos compostos orgânicos, além do carbono, os elementos hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados de organógenos (geradores de organismos vivos).

Antoine-Laurent de Lavoisier
Antoine-Laurent de Lavoisier

Dica – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a história do modelo atômico.

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(UFRGS RS) A síntese da ureia a partir de cianato de amônio, segundo a equação

Equação - Química Orgânica

desenvolvida por Wöhler, em 1828, foi um marco na história da Química porque:

a)     provou a possibilidade de se sintetizarem compostos orgânicos a partir de inorgânicos.
b)     foi a primeira síntese realizada em laboratório.
c)     demonstrou que os compostos iônicos geram substâncias moleculares quando aquecidos.
d)     se trata do primeiro caso de equilíbrio químico homogêneo descoberto.
e)     provou que o sal de amônio possui estrutura interna covalente.

Resposta: a

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .