Características do Continente Europeu: resumo e simulado Enem

Veja a diferença entre Tundra e Estepes. É questão certa sobre a vegetação do Continente Europeu. Veja também o maior rio do continente europeu, o clima e todas as características goegráficas para mandar bem nas provas do Enem e do Encceja.

Veja as Características do Continente Europeu – A região, conhecida também como “Velho mundo”, tem muita bagagem e formação cultural influenciada pelas antigas civilizações grega e romana. Veja o resumo e depois faça o Simulado Enem de Geografia.

Do ponto de vista histórico cultural há muitas diferenças. Mas e do ponto de vista natural? Vamos ver quais as semelhanças e quais as diferenças neste imenso continente?

Localizada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, primeiramente podemos perceber ao visualizar o mapa da Europa que o continente Europa e Ásia formam um território contínuo, a Eurásia, e o que separa geograficamente os dois continentes é um limite natural, os Montes Urais.

Trata-se de uma cordilheira que se estende no sentido norte-sul passando pela Rússia.Veja.Europa - Montes UraisFigura 1– Mapa dos Montes Urais- Limite natural entre a Europa e a Ásia.

O Continente Europeu

A Europa é  um continente bastante irregular do ponto de vista geográfico. Seu contorno é todo recortado, com diversas baías, golfos, penínsulas, enseadas, istmos, que marcam seu litoral. Destacam- se também numerosas ilhas, como a Grã-Bretanha e a Islândia.

Veja no resumo com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, as principais características do Continente Europeu:

As características do Continente Europeu:

  1. A Europa é o segundo menor continente, ficando atrás apenas da Oceania. A Europa tem 50 países!
  2. Com sua história milenar, que inclui inclusive períodos de guerra (1ª e 2ª guerra mundial), a Europa passou por vários processos de fragmentação territorial.
  3. A Rússia mesmo passou por fragmentação territorial depois da União Soviética que formou vários outros países. O leste europeu tem ainda muito isso: países se emancipando inclusive por conflitos étnicos. Então a Europa é uma colcha de retalhos com muitos países, sendo muitos deles bem pequenos;
  4.  Quando falamos do clima europeu, precisamos lembrar que a Europa está numa faixa climática no globo que vai permitir uma predominância de climas frios e temperados. Então ela está próxima do Círculo Polar Ártico e acima do Trópico de Câncer; o que faz com que ela tenha predominância de climas frios. Isso impacta no processo de vegetação e de formação de paisagens.
  5. Encontramos tundra (vegetação polar), taiga (coníferas), pradarias (vegetações de campos) e vegetação mediterrânea (verão um pouco mais quente e seco, invernos mais úmidos e frios). Temos também florestas temperadas caducifólias (que perdem as folhas nas estações mais frias);

 

Os Rios do Continente Europeu

Os rios são importantíssimos na Europa. Eles possuem as características de serem curtos e volumosos. Então não são rios muito extensos nem muito longos.

As grandes cidades europeias são majoritariamente cortadas por rios, como é o caso do Rio Tâmisa em Londres e do Rio Sena na França. Os rios europeus tem muita importância na formação de um processo de urbanização europeia e também no processo de transporte;

Do ponto de vista do relevo, vamos ter grandes planíces centrais. O relevo europeu, assim como o relevo brasileiro, é um relevo antigo – então não possui grandes elevações. As maiores elevações europeias vão ser encontradas nas regiões alpinas, como na Suíça, França, Itália (locais que apresentam alpes).

A Delimitação do continente Europeu

Ao Leste a Europa se limita com a Ásia, e é separada pelos Montes Urais. A Oeste, suas terras fazem limite com o Oceano Atlântico, ao sul os limites são com os Mares: Negro, Egeu, Mediterrâneo, Jônico, e as montanhas do Cáucaso.

E, ao norte é delimitado pelo Oceano Glacial Ártico.Europa - Delimitação Continental

O Clima na Europa

Os principais tipos de clima predominantes na Europa são: semiárido, temperado, mediterrâneo, frio e polar. E os fatores que influenciam no clima são:

Relevo– esse fator irá determinar alguns tipos de clima na Europa, como por exemplo, onde há planícies, maior parte dos terrenos da Europa, as frentes frias vindas do Ártico predominam, originando um clima mais frio.

Já no sul com a presença dos Alpes, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso não deixam que as massas de ar quente da África entrem no continente, dando origem ao clima mediterrâneo, fazendo com que em algumas regiões da Europa seja quente e seco.

Correntes Marítimas– a principal corrente que influencia na Europa, é a do Atlântico Norte. Ela situa-se na parte ocidental e traz a corrente quente do golfo do México, fazendo com que os invernos sejam menos rigorosos.

Maritimidade– com a característica de um litoral bem recortado, o continente sofre a influencia da Maritimidade, isto é, as amplitudes térmicas diárias são maiores no litoral do que no interior. Fazendo com que o os verões sejam mais amenos e os invernos menos rigorosos.

Figura 3- Clima em Moscou (frio e neve). E clima temperado na Holanda:Europa - Clima
Imagens disponíveis em: (respectivamente) aqui e aqui;

A Vegetação Europeia:

A vegetação e o clima são interdependentes, portanto em climas com temperaturas baixas teremos vegetação do tipo: tundra; alta montanha, deserto gelado e Floresta de Coníferas.

Nos locais mais amenos, predominam as florestas temperada caducifólia, estepe e pradaria e vegetação mediterrânea.

A Geopolítica no Continente Europeu

Veja agora com o professor Raphael Carrieri como fica o Continente Europeu na Geopolítica Mundial.

As dicas do Carrieri:

No pós 2ª Guerra Mundial, o que vimos foi um mundo bipolar e dividido entre os sistemas capitalista e socialista.

O capitalismo era liderado pelos Estados Unidos, enquanto o socialismo era liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Embora a Guerra Fria já tenha terminado, os reflexos do mundo bipolar ainda podem ser vistos nas relações políticas e econômicas no espaço mundial de hoje.

Responda agora as 10 questões do Simulado Enem Online de Geografia e veja o que sabe sobre o Continente Europeu. Se errar, têm dicas para estudar!

As características do Continente Europeu

.

.
=

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

continente europeu

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel