A Rosa dos Ventos e os 4 Pontos Cardeais: resumo com simulado

Veja como a Rosa dos Ventos organizou o uso dos Mapas dos Navegadores. Foi uma revolução nas Cartas Náuticas utilizadas nas Grandes Navegações, a Expansão Marítima dos séculos XV e XVI.

Com o passar do tempo, várias técnicas foram criadas no sentido de orientar a humanidade em relação ao espaço.  A observação das estrelas e dos planetas fornecia os indicadores na Antiguidade, e durante milênios. A Rosa dos Ventos foi um recurso revolucionário inventado no século XIV para auxiliar os navegadores a ter e manter uma direção.

Foi com a chegada da Rosa dos Ventos que os mapas e cartas náuticas passaram “a ter um Norte” para seguir e chegar ao destino. Os quatro Pontos Cardeais passaram a funcoinar como organizadores de referência para a localização e a posição geográfica.

Confira agora um resumo com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, e depois teste o seu nível no Simulado de Rosa dos Ventos, que é pra você gabaritar em Geografia no Enem.

A Rosa dos Ventos

As dicas do professor Carrieri sobre a Rosa dos Ventos:

  1. Atualmente a localização na superfície terrestre acontece por meio de dispositivos tecnológicos ou ferramentas digitais, como o GPS, os celulares e aplicativos como o Google Maps e o Google Earth.
  2. Apesar da praticidade, estes equipamentos dependem das coordenadas geográficas e da rosa dos ventos para seu funcionamento. As coordenadas geográficas são pontos de localização no globo.
  3. Esses pontos são proporcionados pelos pontos de latitude e longitude, determinados pelas linhas imaginárias do planeta Terra: os meridianos e paralelos. Estas linhas imaginárias foram criadas por convenção cartográfica com a finalidade de localização.
  4. Os pontos mais importantes são os 4 pontos cardeais, representados em azul na lousa;
  5. Os pontos cardeais são norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O). O leste pode ser representado, também, pela letra E e o oeste pela letra W;
  6. Os pontos colaterais são nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO);
  7.  Os pontos subcolaterais são no-nordeste (NNE), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSO), oes-sudoeste (OSO), oes-noroeste (ONO) e nor-noroeste
  8. Gostou do resumo com o professor Carrieri? Muito boa esta aula dele. Assista para mandar bem no Simulado. Vem!

 

Parabéns. Você concluiu a revisão de Geografia sobre a Rosa dos Ventos. Veja na imagem os Pontos Cardeais e os demais marcadores. A Rosa dos ventosO desafio agora é mandar bem nas questões do Simulado.

Hora de testar o seu nível sobre A Rosa dos Ventos!

Vem  ver o que sabe sobre o tema respondendo as 10 questões do Simulado Enem Online de Geografia sobre A Rosa dos Ventos

São apenas 10 questões sobre Localização, Posição Geográfica e a Rosa dos Ventos para você responder. Se errar, têm dicas para estudar! E antes, você ainda pode assistir nossa aula para se preparar para o simulado.

Simulado Rosa dos Ventos

.

.
=======

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Final do resumo com simulado sobre A Rosa dos Ventos.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel