Função do 1º Grau: resumo com Simulado Enem de Matemática

Veja como resolver questões fáceis e rápidas de Matemática. Todo tem problemas Função do Primeiro Grau. Confira aqui o resumo completo, exercícios resolvidos, e depois teste seu nivel com o Simulado Enem & Encceja. São só 10 questões, e caso erre, têm dicas para estudar!

O que é uma função Polinomial do 1º Grau? Vamos relembrar, e depois fazer o Simulado! Tem gente que morre de medo e nem tenta resolver as questões. Mas, dá sim para encarar e fazer os pontos. Veja aqui:

Vamos começar pelo começo da Função do Primeiro Grau. Acompanhe esta proposição: Dados dois conjuntos A e B não vazio, temos que função é a relação onde para cada x pertencente a um conjunto A corresponde a um, e somente um, y pertencente a um conjunto B.

Compreendeu a proposição denominada de Função Polinomial, ou ainda está difícil?Função Polinomial de 1º Grau

Vamos simplificar para você entender melhor. Confira agora esta explicação  do professor Lucas Borghesan,  do canal do Curso Enem Gratuito. Ele é um craque da Matemática na Internet.

Gostou da aula? Muito boa. Agora, veja uma definição bem prática também:  Função é uma relação entre dois conjuntos. Começaremos destacando a função polinomial de 1º grau mais simples, a função identidade, onde y = f(x) = x.  Além da estrutura mais geral da função do 1º grau, y = f(x) = ax + b, temos uma estrutura mais simples, do tipo y = f(x) = ax(fonte: Globo Educação).

Então, temos que uma função polinomial do 1º grau, é toda função escrita na forma:

  • f(x) = ax + b com a diferente de 0
  • Observe que a função é de primeiro grau, pois o expoente da variável x é o número 1.

Na função acima, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.

Bora simplificar: veja aula Gratuita com resumo rápido e fácil

O professor Sérgio Sarkis, do Curso Enem Gratuito, preparou uma aula prática com resolução de exercícios para você dominar geral a Função do Primeiro Grau. Confira:

Muito bom este resumo inicial. Bora avançar, que depois tem mais um vídeo com o prof. Sarkis.

Entendeu a Função do Primeiro Grau? Veja os exemplos:

  • a) Função Afim:  f(x) = 5x – 15
  • A Função Afim também conhecida como função polinomial de grau 1 ou função polinomial de primeiro grau cujo gráfico é uma reta não perpendicular ao eixo x .
  • b) Função Linear:  f(x) = -7x
  • As funções lineares ocorrem quando o termo independente de x é igual a zero, isto é, quando . Neste caso particular a denominamos função linear.Assim sendo, toda função na forma , com é denominada função linear (fonte: Matemática Didática).

A Raiz da Função Polinomial

Agora que você já relembrou o que são as funções polinomiais, vamos ver o que é a raiz dessa função? Fique ligado! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

A raiz de uma função polinomial é o valor de x que zera a função. Ou seja, é um valor que quando você substitui pelo X da equação, essa mesma equação fica igual a zero.

  • Veja no exemplo:
  • ax+ b = 0
  • ax = -b
  • x = -b/a

Veja outro exemplo:

  • 5X + 10 = 0
  • 5X = -10
  •  X = -10/5
  •  X = -2
  •  Então, neste exemplo, a raiz da função, ou seja, o valor de x que zera a função é -2.

 

Muito show este resumo. Simplifica geral e facilita para aprender.

 

Veja o gráfico de uma função de primeiro grau:

O gráfico de uma função polinomial do 1º grau é uma reta, com isso precisamos encontrar dois pontos, pois por dois pontos distintos passa uma única reta.Função Polinomial do 1º grau – Matemática Enem

 

Aula Gratuita sobre Equações

Aprenda a resolver equações com o professor Sérgio Sarkis, do canal Curso Enem Gratuito:

Gostou da aula como professor Sérgio Sarkis?  Veja mais aulas aqui no canal do Curso Enem Gratuito.

Agora, chegou a hora de testar seu nível no Simulado Enem de Função do Primeiro Grau:

Função do Primeiro Grau

.

.
===========

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel