Resumo com Lista de Exercícios sobre porcentagem

Relembre como resolver envolvendo porcentagem e teste seus conhecimentos com 10 exercícios do Enem e dos vestibulares! Ao final, você confere o gabarito!

A porcentagem é um dos conteúdos de Matemática mais importantes para o Enem. Isso porque todos os anos caem várias questões sobre o assunto. Além disso, é um tema super comum em vestibulares, concursos e no Encceja. Então, para chegar preparado na prova, confira nosso resumo e nossa lista de exercícios sobre porcentagem!

Resumo sobre porcentagem

Porcentagem é a centésima parte de uma grandeza. Em outras palavras, porcentagem é uma razão cujo valor tem o denominador 100. A fim de entender melhor, podemos ver sua representação sob forma de fração: 20% = 20/100. Ou seja, nesse exemplo o 20 é dividido por 100 partes.

Além de ser representada como fração, a porcentagem pode aparecer como número decimal. Por exemplo:

20% = 20/100 = 0,2

Por fim, o símbolo representativo de porcentagem, é claro, é o %.

Tira-dúvidas sobre Porcentagem

Veja as dicas para gabaritar nas questões de Porcentagem com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito:

Como calcular porcentagem

Uma forma rápida de calcular a porcentagem de um número é multiplicar o valor da porcentagem que você quer encontrar pelo valor total. Em seguida, você deve dividir o resultado por 100.

Por exemplo: suponha que você quer saber quanto é 15% de 60. Primeiramente, você multiplica 15 x 60:

15 x 60 =900

Em seguida, divide o resultado por 100:

900/100 = 9

Portanto, 15% de 60 é igual a 9.

Videoaula sobre porcentagem

Para relembrar outras formas de calcular porcentagem, confira a videoaula do professor Sarkis. Ele também explica como calcular aumentos e descontos sucessivos, um tema muito comum em exercícios sobre porcentagem.

Exercícios sobre porcentagem

Para saber como a porcentagem é cobrada no Enem e nos vestibulares, confira a lista com 10 exercícios sobre o assunto. No final, você confere o seu número de acertos!

.

Como calcular porcentagem

Como transformar porcentagem em fração e números decimais

E aí, como foi o seu desempenho nos exercícios sobre porcentagem? Para não sobrar dúvidas sobre o assunto, confira este vídeo do professor Lucas. Ele ensina de maneira simples como transformar porcentagem em fração e números decimais:

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Matemática, Simulado Matemática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel