Movimento Circular Uniforme: resumo com Simulado de Física

Veja uma aula de revisão gratuita e teste o que sabe sobre o MCU, o Movimento Circular Uniforme na Física. Com o Simulado Enem Online você responde as 10 questões e ainda se garante dicas para estudar, caso erre.

Você lembra das aulas sobre Movimentos Circulares? Sabe calcular Velocidade Angular?  E Movimento Periódico, ou Aspecto Vetorial? – Se você não ‘matou de primeira’, é hora de revisar! Veja aula gratuita e responda ao Simulado Enem de Movimento Circular Uniforme.

A melhor dica para você começar esta revisão é conferir o básico, com um resumo?

O Movimento Circular Uniforme

O movimento circular uniforme (MCU) consiste num tipo de movimento de trajetória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direção e o sentido do vetor velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é não nulo apenas na componente normal.

Para você recuperar o que já tinha estudado sobre os Movimentos Circulares veja agora  uma aula gratuita com o professor Rosseto, do  Canal do Curso Enem Gratuito. É bem rápida, e você logo acorda aí no cérebro o que precisa aprender. Veja:

Gostou do resumo com o professor Rossetto Muito bom. Se precisar, veja outras vezes.

Velocidade Angular e Movimento Uniforme

Velocidade Angular (ω) – Perceba abaixo a descrição de um arco por um ponto material. Tal arco percorrido por certo tempo dará origem a uma velocidade denominada velocidade angular. Pareceu complicado?

Veja bem a imagem, com calma, e leia o enunciado novamente, associando o texto às imagens.  Faça a sua parte de esforço de compreensão para aprender de verdade. 2855.pngPara aprender este conteúdo é preciso estudar passo-a-passo.

 

Veja agora o Movimento Periódico

figura_01.jpg

Entenda o  Movimento Periódico:

  • Todas as características do movimento (posição, velocidade e aceleração) se repetem em intervalos de tempo iguais.
  • Período (T): é o menor intervalo de tempo para que haja repetição das características do movimento.
  • Frequência (f): é o número de repetições (n) das características do movimento, na unidade de tempo.2863.png

As Relações Fundamentais

  1. a.
    2870.png

     

  1. b.
    2878.png

     

Aspecto Vetorial

Perceba que a velocidade linear ou tangencial encontra-se sob uma linha tangente à trajetória em cada ponto do movimento.figura_02.jpg

 

Os Componentes da força resultante

A Dinâmica do movimento circular refere-se às forças envolvidas durante uma curva. Nesse sentido, para que haja a formação de uma curva é necessário que a soma vetorial das forças envolvidas no movimento estudado seja no sentido centro.

A essa força resultante, voltada para o centro da trajetória, dá-se o nome de FORÇA CENTRÍPETA, cuja função é alterar a direção e sentido do vetor velocidade.Movimento Circular UniformeComponente tangencial: Ft = m | a |

A Componente Centrípeta:2887.png

Hora do Simulado de MCU

Resolva agora as questões do Simulado Enem de Física sobre o Movimento Circular Uniforme.

Movimento Circular uniforme

Pronto(a) para testar o que você aprendeu? Responda agora no Simulado Enem de Movimento Circular da Terra.

Movimento Circular Uniforme

.

.

=

Acertou “de primeira” pelo menos 70% das questões sobre o Movimento Circular Uniforme? Se ainda não chegou lá, veja aqui um resumo complementar sobre o Movimento Circular da Terra.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel