As funções da Arte Literária: resumo Enem com Simulado Online

Teste seus conhecimentos sobre a arte literária e suas funções com nosso Simulado Enem Online de Literatura. São apenas 10 questões para treinar!

Você sabe diferenciar um texto literário de um texto não literário? Ao aprender as características de um texto literário você consegue dialogar com diferentes épocas e também interagir com o homem contemporâneo. Cai direto no Enem. Veja aqui.

Conceitos e funções da literatura: Cada modalidade artística tem seus materiais específicos. A pintura trabalha com tintas, cores e formas; A música utiliza sons, danças e movimentos.

Já a literatura é a arte da palavra, como nos diz Carlos Drummond de Andrade (foto):Literatura“Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos.” Assim como toda arte, a literatura exige técnica, conhecimento, sensibilidade e paciência.

Veja aqui a vida e a obra de Drummond para ficar em dia para o próximo Enem, ele é o autor mais cobrado em todas as provas.

As funções da Arte Literária

Veja agora com a professora de literatura Camila Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo inicial sobre as funções da Arte Literária:

Literatura e comunicação: como a literatura é a arte da palavra, e a palavra é a unidade básica da língua, podemos dizer que a literatura – assim como a língua – pode funcionar como um instrumento de comunicação e de interação social, cumprindo também o papel social de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Entretanto você precisa estar atento, porque a literatura não se prende à língua, faz uso livre dela, podendo subverter algumas de suas regras e o sentido comum de algumas palavras.

A literatura e sua plurissignificação: a literatura é a arte carregada de significado, trabalhando com as palavras em sentido conotativo, o que proporciona uma variada significação ao texto. Você precisa, então, estar atento ao que vai além do que está literalmente diante de sus olhos ou ouvidos.

Para complementar seus estudos, veja a videoaula da prof. Camila sobre arte, literatura e suas manifestações:

Literatura e sociedade: a literatura está ligada à sociedade que representa; pois, de alguma forma, os artistas estão sempre ligados ao meio social em que estão inseridos.

Partindo das experiências pessoais ou sociais, o artista recria a realidade, dando origem a uma realidade ficcional, que também pode ser o espelho do mundo real. Você precisa seguir as pistas para reconhecer na obra literária a relação entre o autor, o público e a sociedade.

Literatura e imaginação: a literatura pode transcrever a realidade, mas não tem por obrigação se ater a ela, já que tanto você (o interlocutor) como o autor podem fazer uso da imaginação e exercitar a sua liberdade criativa ou interpretativa.

Ao se deparar com um romance ou um poema, por exemplo, você se depara com um vasto leque de possibilidades de leitura, dependendo da sua realidade, das suas vivências e da sua bagagem cultural.

Mário Quintana

Confira agora uma introdução à obra deste genial (e muito irônico) escritor gaúcho. É pura Arte Literária.

Dica 1: Você domina as diferenças entre o que é sentido conotativo e o que é sentido denotativo? Está com dúvidas? Então, pare um pouco aqui e faça uma revisão sobre conotação e denotação: https://blogdoenem.com.br/denotacao-conotacao-linguagem-literaria/
Dica 2 – Reforce a sua aprendizagem sobre Leitura e Interpretação de Textos. Veja este post especial do professor Jackson Avila: https://blogdoenem.com.br/redacao-portugues-enem-interpretacao-textos/

Literatura e prazer: Arte Literária

para os gregos antigos, uma das funções da arte (e a literatura é uma dessas manifestações) seria causar prazer, retratando o belo. E, para eles, o conceito de belo estaria na semelhança com a verdade e a natureza.

Com a modernidade, tais conceitos desapareceram, mas a arte ainda cumpre esse papel de proporcionar prazer, afinal de contas, você não lê um livro por obrigação, a não ser que seja para o vestibular. A literatura joga com imagens, palavras, ritmos e sons, levando você a trabalhar com os sentidos e exercitar a sua sensibilidade.

Você pode ir além. Assista a esta vídeo-aula do canal Curso Enem Gratuito, para ver a importância do da Arte Literária no movimento modernista no Brasil

 Simulado Enem Gratuito

Arte literária – Simulado

.

Veja aqui aulões gratuitos de Literatura:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel