Biomas brasileiros, estados da matéria e seleção natural – Simulado Encceja

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Neste Simulado Encceja de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, você testa seus conhecimentos sobre como aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais nos diferentes contextos da sua vida pessoal. Se errar, tem aula específica sobre cada assunto para você estudar!

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

São apenas 5 questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio!

O que são biomas? Biomas são grandes ecossistemas terrestres com características vegetais próprias, assim como espécies e nichos ecológicos específicos. As características de um bioma são influenciadas, principalmente, pelos fatores macroclimáticos.

Como o nosso país apresenta vasta extensão territorial, acaba também apresentando características climáticas regionais, que produzem diferentes paisagens e ecossistemas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem seis biomas brasileiros bem definidos: AmazôniaCaatingaCerradoPantanalMata Atlântica e Campos Sulinos. Veja no mapa: Fonte do mapa dos Biomas Brasileiros: https://goo.gl/uijeyB

Amazônia: floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. A maior parte da Amazônia localiza-se em território brasileiro, do qual cobre cerca de 40%. A fauna da Amazônia merece destaque. Ela contém espécies de aves raras como a harpia (maior águia do mundo) e o uirapuru, várias espécies de mamíferos como a preguiça-real, onça-pintada e bugio, assim como inúmeras espécies de insetos e outros invertebrados.

Caatinga: A Caatinga é uma savana que ocupa cerca de 11% do território brasileiro. Esse bioma possui uma vegetação constituída principalmente por plantas xerófitas, ou seja, plantas que possuem adaptações ao ambiente seco. Em épocas mais secas, muitas plantas da caatinga perdem suas folhas, diminuindo sua perda de água. Na fauna da caatinga podemos destacar o gavião carcará, a cascavel e a ararinha-azul (já extinta na natureza).

Cerrado: O Cerrado é uma savana que ocupa 25% do território do nosso país, sendo o segundo maior bioma brasileiro (depois da Amazônia). O Cerrado ocorre na região Centro-Oeste, O clima do Cerrado é bastante quente com períodos de seca rigorosa, onde é comum que ocorram incêndios naturais. Por tal motivo, muitas plantas do Cerrado possuem adaptações para resistir ao fogo, como caules com revestimentos mais resistentes ou caules subterrâneos.principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais.

Pantanal: O Pantanal é uma floresta tropical que abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, estendendo-se também por território boliviano e paraguaio. O Pantanal está localizado em uma região plana, que pode ser extensamente inundada em determinadas épocas do ano pelos rios que compõem a Bacia do Rio Paraguai.

Mata Atlântica: A Mata Atlântica, assim como a Amazônia, também é uma floresta tropical altamente biodiversa. Esse bioma estende-se por todo o litoral brasileiro e boa parte dos estados da região Sul, em montanhas e planícies litorâneas.

Este bioma regula e protege os principais recursos hídricos que abastecem cerca de 70% da população brasileira, além de proteger as encostas das serras onde ocorre. Nesta mata há grande diversidade de plantas (herbáceas, arbustivas e arbóreas), dentre as quais se destacam o pau-brasil, o jacarandá, a peroba, o cedro, a araucária e os ipês – todos ameaçados de extinção.

Campos Sulinos: São estepes localizados nos estados da região Sul (principalmente no Rio Grande do Sul). Apresentam vegetação herbácea, constituída principalmente por gramíneas. Os animais mais característicos dos Campos Sulinos são o quero-quero, o tapiti (semelhante a um coelho) e o veado campeiro. A vegetação predominante é muito semelhante à vegetação cultivada para a criação de gado. Por tal motivo, muitas regiões de Campos são utilizadas para esta atividade.

Biomas, estados da matéria e seleção natural

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Para ter mais informações e fazer sua inscrição acesse ao site ofiial do Encceja, clicando neste linkinscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.