Os Estados da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. É Química no Enem.

É claro que você lembra dos Estados Físicos da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. Mas, não custa nada revisar para se garantir e gabaritar em Química no Enem. Veja!

Você lembra dos estados físicos da matéria e como são chamadas as suas mudanças? Não se preocupe! O blog do Enem te ajuda a relembrar. Cai nas provas dos vestibulares e do Enem!  

Química - Estados Fìsicos 

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso.  Química - Estados Fìsicos

O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como:   Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras; e a Força de Repulsão: faz com que as moléculas se afastem umas das outras. 

 Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados físicos da matéria

Você não pode esquecer !

O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar com a temperatura, sendo assim, os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram.

Química - Estados Fìsicos

Veja na imagem o Plasma, que é uma condição da matéria conhecida como Gás IonizadoQuímica - Estados Fìsicos

Mudanças de estado físico da materia

Você lembra como são chamadas as mudanças de estado físico? Que tal relembrar e mandar ver nas provas de química dos próximos vestibulares e do Enem!

As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico e você pode conferir o nome de cada um na figura abaixo:

Química - Mudança de Estados Fìsicos

 

Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.

A temperatura não aumenta enquanto está acontecendo a fusão, isto é, somente depois que toda a substância passar para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.Química - Fusão

 

Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento (resfriamento).

Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar.Química - Solidificação

Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.

Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso.Química - Ebulição

 

Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento (resfriamento).

Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar.

Química - Condensação

 

Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso

A Sublimação acontece por aquecimento quando do estado sólido para o gasoso, ou do estado gasoso para o estado sólido por arrefecimento. Ex. Gelo seco, naftalina.Química - Sublimação

 

Vamos relembrar mais sobre as mudanças de estado físico?

Assista a vídeoaula do Kuatro e veja mais sobre esse assunto que cai bastante nas provas de química dos vestibulares e do Enem, não fique fora dessa!

 

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Ayrton Senna

Aula Gratuita

Que tal assistir a uma super videoaula totalmente gratuita do descomplica e ficar fera nesse assunto? Acesse já e não deixe de conferir!

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre estados físicos da matéria plana foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel