Lista de exercícios sobre urbanização brasileira

Saiba como ocorreu a urbanização brasileira e teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito para não errar na prova!

A urbanização é um dos temas mais recorrentes na prova de Ciências Humanas no Enem. Podem cair questões que tratem do tema de forma interdisciplinar, abrangendo conteúdos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Por isso, selecionamos 10 exercícios sobre urbanização brasileira que já apareceram no Enem e nos vestibulares. Antes de partir para as questões, confira nosso resumo e videoaula!

Resumo sobre urbanização

Através dos tempos o globo terrestre experimentou processos de ocupação diferenciados. No Brasil, da mesma forma, desde a descoberta e durante quatro séculos e meio fomos “um país rural”. No entanto, por milhares e milhares de anos, a vida no campo ou em comunidades agrárias foi determinante.

A grande mudança ocorre a partir da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII. A partir desse momento, ocorre uma migração acelerada para a vida urbana.

A criação de fábricas movidas inicialmente pela energia das máquinas a vapor, alimentadas por fornalhas de carvão, gerou a demanda pela concentração de trabalhadores que morassem perto dos locais de trabalho.

Ao mesmo tempo, foram necessários os novos eixos de circulação, meios de transporte e toda uma cadeia de serviços e de suprimentos que demandavam características demográficas diferenciadas. A humanidade deixava a vida nos feudos e comunidades agrárias e migrava para centros urbanos com funções urbanas definidas.

A transferência de um grande contingente de mão de obra do campo para a cidade inaugura, portanto, uma nova forma de organização espacial que evolui de forma significativa até os dias de hoje.

Até o século XIX, era fato que o campo comandava a cidade. Com a Revolução Industrial, a cidade passa progressivamente a comandar o campo.

Videoaula sobre urbanização

Antes de resolver os exercícios sobre urbanização brasileira, confira um resumo com o professor Carrieri! Ele fala sobre o processo de urbanização mundial e brasileiro.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a urbanização no Brasil, não deixe de conferir o resumo que vem logo depois dos exercícios!

Exercícios sobre urbanização brasileira

.

Processo de urbanização brasileira

O tardio processo de urbanização no Brasil ocorre mais rapidamente em nosso país no século XX.  Em 1940, de acordo com as pesquisas da época, 69% dos brasileiros viviam no campo contra 31% nas cidades.

Até a década de 1950, a maioria da nossa população ainda vivia no meio rural. Somente no Censo Populacional de 1960 é que as cidades passam à liderança em relação ao campo. Foram, portanto, mais de quatro séculos no lento e longo processo de urbanização no Brasil.

Gráfico - Exercícios sobre urbanização brasileiraDados IBGE de taxa de urbanização brasileira. Fonte: https://bit.ly/3Aj57QR

Em 2010, no entanto, 84% dos brasileiros já viviam nas cidades. Tivemos a partir de Getúlio Vargas no poder uma aceleração em relação à vida urbana. Esse processo se intensificou ainda mais sob o governo de Juscelino Kubitschek.

No Brasil, até 1930 o poder estava com as oligarquias rurais. O controle da presidência da república era exercido pelos grandes latifundiários e seus representantes. Vigorava a política do Café com Leite, alternando São Paulo e Minas Gerais no comando da nação.

A partir de 1930, com Getúlio Vargas quebrou a hegemonia das oligarquias e buscou incentivar a indústria. É a partir de então que tem início o processo da nova urbanização, que cresce junto com industrialização do país. Assim, uma nova relação de trabalho e uma nova forma de utilização do espaço contribuíram para a urbanização no Brasil.

O processo não foi planetário, haja vista que os países que se industrializaram a partir do final do século XVIII evoluíram para a urbanização de forma diferenciada daqueles de industrialização tardia.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel