Terceira Geração Modernista – Resumo de Literatura com Simulado

Hora de ver o resumo sobre os destaques da Terceira Geração Modernista no Brasil. Tem Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, e Lygia Fagundes Teles. Na mesma época surgiu a Bossa Nova de João Gilberto e Tom Jobim, com a eterna Garota de Ipanema. Veja as aulas e teste seu nível no Simulado.

Modernismo – Terceiro Momento – Veja como foi a expressão artística da geração de 1945: Clarice Lispector; Guimarães Rosa; Ariano Suassuna; Lygia Fagundes Teles, e João Cabral de Melo Neto. Entenda como estava o Brasil e o mundo naquela época:

Contexto da Terceira Geração Modernista – Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Europa começou o lento processo de reconstrução em meio aos destroços humanos e políticos. A Guerra-Fria, iniciada com a ameaça de uma hecatombe nuclear, dividiu o mundo em dois blocos: um capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e outro socialista, sob o comando da ex-União Soviética.

O Brasil aliou-se aos norte-americanos, contra a expansão do comunismo. O Partido Comunista, abrigo de muitos intelectuais, entrou na ilegalidade. Escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado tiveram suas obras queimadas em praça pública. Alguns foram presos, outros, exilaram-se.

Crises internas enfraqueceram a ditadura Vargas, e ele acabou destituído por aqueles que o ajudaram a chegar ao poder: os militares. Em 1946, Eurico Gaspar Dutra assumiu a presidência. Getúlio, porém, idolatrado pelo povo, que o via como o “pai dos pobres”, voltou ao poder em 1951.

O cenário político, no entanto, havia mudado. A resistência da elite à nova administração de Vargas deixou o presidente acuado, envolvido em escândalos que envolviam pessoas muito próximas a ele. Os militares voltaram a pressionar Getúlio para se afastar do governo. Em 24 de agosto de 1954, Vargas cometeu suicídio.

A repercussão popular pela morte de Vargas superou muito a expectativa dos militares. Tanto eles quanto os conservadores viram-se obrigados a recuar.

A solução encontrada foi convocar eleições diretas. Juscelino Kubitschek foi eleito presidente com a promessa de realizar, em cinco anos, o equivalente a cinqüenta anos de mandato. O símbolo de seu governo, que resumia a ideia do “Brasil Grande”, foi a construção de Brasília, a nova capital, no planalto central do país.

O padrão arquitetônico de Brasília é típico do modernismo. A cultura estava também valorizada, e surgiu, inclusive, no campo da música, a batida da Bossa Nova, com João Gilberto e Tom Jobim, que colocaram o Brasil em destaque mundial.

Aula Gratuita – A Terceira Geração Modernista

Veja  um resumo simples e rápido com o professor Rolo, do Curso Enem Gratuito, para você entender o que aconteceu no mundo das artes brasileiras naquela época. Você vai entender melhor esta aula completa.

Muito bom este resumo. Veja mais sobre os anos JK e depois a crise dos anos 60 com Jânio Quadros, João Goulart, e o Golpe Militar de 1964.

Dica 1 – Com algumas mudanças no contexto social do Brasil, o Modernismo é considerado em três momentos. Estude agora sobre a 2a fase para prova de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/modernismo-segundo-momento-literatura-enem/

Durante o governo de JK o país floresceu: indústrias foram estimuladas a vir para o Brasil com a promessa de grandes isenções fiscais. O crescimento industrial acelerado desencadeou um crescimento urbano equivalente, comprometendo a estrutura dos grandes centros.

Massas humanas deslocaram-se do campo para a cidade à procura de oportunidades. Até hoje sofremos as consequências sociais e econômicas da industrialização acelerada promovida por JK. Era tudo modernismo.

Em 1958 a Bossa Nova conquistou um espaço no cenário musical internacional. A canção Garota de Ipanema surgiu em 1962, com letra de Vinícius de Moraes e música de Tom Jobim, e tornou-se a música mais tocada do mundo durante quase duas décadas.

Veja os principais autores da Terceira Geração Modernista: Clarice Lispector; Ariano Suassuna; Lygia Fagundes Teles, Guimarães Rosa, e João Cabral de Melo Neto.

Aula Gratuita: Destaques do Modernismo – Terceira Fase:

Muito bom este resumo! Mas, os tempos foram mudando…. Veja como o país enfrentou um tumulto com Jânio Quadros e João Goulart, e depois o fechamento com a Ditadura de 1964.

O sucessor de Juscelino, Jânio Quadros, chegou ao poder com forte apoio popular. Contando com ele, e desprezando o Congresso Nacional, desejou alargar as suas próprias forças. Vendo-se impedido, renunciou depois de sete meses. Nova Crise se instalou, porque o vice-presidente João Goulart tinha francas simpatias pelas ideologias de esquerda.

Depois de um breve período Parlamentarista, Goulart assumiu o governo, para descontentamento de setores militares, que viam nele a ameaça do avanço do comunismo no Brasil.

Em 1964, o descontentamento converteu-se em ação, e o governo foi derrubado pelo golpe militar. Uma nova ditadura instalou-se.

O estilo do Modernismo da Terceira Fase

A prosa dessa nova geração, enriquecida pelo aparecimento de um número muito grande de contos e romances, pode ser dividida em prosa psicológica, urbana e regionalista.

Autor em destaque:

João Guimarães Rosa: Nasceu em Minas Gerais e passou a infância no centro-norte de seu estado natal, onde o pai exercia atividades ligadas à pecuária.

Cursou o secundário e a faculdade de Medicina em Belo Horizonte.

Trabalhou em várias cidades do interior mineiro, sempre demonstrando profundo interesse pela natureza, por bichos e plantas, pelos sertanejos e pelo estudo de línguas.

Características

A linguagem empregada era uma língua culta, com alguns termos regionais, e as personagens utilizavam a linguagem típica da região.

A grande novidade linguística introduzida pelo regionalismo de Guimarães foi de recriar, na literatura, a fala do sertanejo não apenas no nível do vocabulário, mas, também, no da sintaxe (a construção das frases) e no da melodia das frases.

Dica 2 – Revise tudo sobre Humor e garanta a sua nota em Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude com a gente e fique preparado! – https://blogdoenem.com.br/humor-literatura-enem/

Era um linguajar imobilizado no tempo. Disso resultaria o seguinte:Literatura Enem

a) elementos do linguajar sertanejo

+

b) transfiguração estilística desse linguajar

=

c) a linguagem mais revolucionária e mais inventiva de toda a nossa história.

Outro aspecto de destaque da obra roseana é sua capacidade de transpor os limites do espaço regional, em que quase sempre se situam seus textos, e alcançar uma dimensão universal. Ele deixa de ser limitado pelo aspecto geográfico para representar o próprio mundo. Veja alguns conceitos de mundo que aparecem em Grande Sertão: Veredas.

“O sertão está em toda parte”

“Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar.”

“O sertão é do tamanho do mundo.”

Obra

Sagarana (contos); Corpo de Baile (ciclo novelesco); Grande Sertão: Veredas (romance); Primeiras Estórias (contos); Tutaméia: Terceiras Estórias (contos); Estas Estórias (contos).

Saiba mais sobre o Modernismo: Terceiro Momento nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de Terceira Geração Modernista:

 

Simulado Terceira Geração Modernista

.

.

======

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel