Questões de interpretação de texto

Confira um resumo sobre como fazer interpretação de texto e, em seguida, pratique sua habilidade de interpretar com questões que já caíram no Enem!

A interpretação de texto é a habilidade mais importante que você precisa ter no Enem. Ela é sua principal aliada ao lado do conhecimento prévio dos conteúdos que são cobrados nas quatro provas. Por isso, trouxemos um resumo e uma lista de questões de interpretação de texto para você treinar para o Enem!

Resumo sobre interpretação de texto

Para melhorar a sua interpretação de texto, você precisa seguir 4 etapas fundamentais da leitura:

  1. Decodificar;
  2. Compreender (que é diferente de interpretar);
  3. Interpretar;
  4. Relacionar e reler.

A professora Mercedes explica direitinho como funciona cada uma dessas etapas no aulão abaixo. Se você preferir um resumo rápido sobre interpretação de texto é só conferir o conteúdo que vem logo após o vídeo.

Etapas da leitura

A decodificação é a primeira e mais básica etapa da leitura. É aquilo que você perceber no seu primeiro olhar ao texto, antes de realizar uma leitura atenta.

Já na compreensão ocorre um entendimento um pouco mais profundo do texto. Para que haja uma futura interpretação de texto, é necessário que antes você:

  • Compreenda o vocabulário, mesmo que tenha algumas palavras que você não conheça o significado;
  • Seja capaz de fazer paráfrases, ou seja, consiga explicar o que está escrito com suas próprias palavras;
  • Reconheça as informações técnicas, como um dado estatístico, por exemplo;
  • Perceba as ideias explícitas no texto.

A partir do momento que você tiver cumprido esses passos, você inicia uma etapa mais profunda, que é, justamente, a interpretação. Portanto, interpretar é aprofundar a leitura. Para que haja uma interpretação de texto adequada, é necessário atingir:

  • Os pressupostos do texto;
  • Os implícitos do texto;
  • Fazer interferências a partir do texto;
  • Captar a intencionalidade do autor.

É importante saber que no Enem caem questões que exigem apenas a compreensão, e outras que demandam interpretação. Para saber a diferença entre elas, é preciso observar o comando do enunciado.

Se uma questão inicia com comandos no estilo “de acordo com o texto”, “no texto” ou “segundo o autor”, ela exige que você apenas compreenda o que está escrito. Mas, se ela iniciar com “a partir do texto”, “o autor sugere que” ou “conclui-se”, você deverá partir para a interpretação.

Para ver exemplos e saber como aprofundar ainda mais sua interpretação, confira a videoaula no início deste post.

Questões de interpretação de texto

Por fim, exercite a sua interpretação de texto com a lista de questões que caíram no Enem nos últimos anos:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.