Recursos Ortográficos e Efeitos de Sentido – Simulado Enem de Gramática

Teste seus conhecimentos sobre os Recursos Ortográficos e Efeitos de Sentido com o Simulado Enem Online de Gramática. São apenas 10 questões e se errar, tem dicas para estudar!

O texto é um objeto feito de palavras organizadas segundo regras e estratégias para expressar algum significado pretendido por seu enunciador. Cada palavra escolhida, manifesta no leitor uma significação. Veja os Recursos Ortográficos e logo em seguida responda ao Simulado Enem.

A análise que vai ser feita a partir desse texto também pode levar em conta aspectos culturais e em nome de interesses diversos (educativo, econômico, religioso, político, entre outros).

Quando se escreve um texto, usa-se alguns recursos ortográficos que estamos acostumados para demonstrar sentimentos e dar marcar efeitos de término e começo nos textos: são os sinais de pontuação, como as reticências, as exclamações e as interrogações, por exemplo. Recursos ortográficosEsses mecanismos tão comuns na nossa escrita se juntam com outros como: o uso do itálico, do negrito, da caixa alta e do tamanho da fontes.

Tudo isso em um contexto textual pode atribuir novos sentidos, ou seja, novas significações que vão ser interpretadas por nós leitores. Por isso, é importante reconhecer esses recursos ortográficos, para que assim possamos interpretar o que o autor do texto quer dizer.

Segundo alguns autores gramaticais, muito do que se pode chamar de recursos ortográficos envolve de algum modo a transgressão da ortografia-padrão. Essa transgressão faz com que nos aproximemos do discurso escrito ao discurso da fala. Isso também pode produzir efeitos de estranhamento, crítica ou especulação.

A liberdade de escrever e fazer uso desses recursos está muito presente nos textos narrativos e também nos gêneros textuais como poemas e propagandas. O uso da metalinguagem e de recursos retóricos de convencimento dos leitores podem ser outros recursos utilizados nos textos para dar efeito de sentido.

Alguns recursos ortográficos:

Uso de metalinguagem – A metalinguagem coloca em evidência o código da comunicação. É quando falamos de si próprios, da própria linguagem, etc. O código usado para estabelecer comunicação é o centro da mensagem, ele explica a si mesmo. Essa função terá o propósito de esclarecer, refletir, discutir num ato de comunicação em que se usa a linguagem para falar sobre ela própria. É a linguagem das bulas de remédios, dos dicionários, etc.

Ex.: O programa Vídeo Show é um exemplo forte de metalinguagem, pois se usa o “código” da televisão (programa de TV) para falar sobre a própria televisão (outros programas de TV).

Função Poética nos textos – Essa função da linguagem encontrada nos poemas retrata a mensagem por si é posta em relevo. É a linguagem dos poemas e prosas poéticas (literária), da publicidade criativa e afins. Ela é construída de forma criativa e inusitada. Essa função usa vários recursos gramaticais: figuras de linguagem, conotação, neologismos, construções estruturais não convencionais, polissemia etc.

Função emotiva nos textos – Essa função pode ser demonstrada de diversas formas nos textos: nas propagandas fazendo com que os leitores sintam-se comovidos e queiram ajudar ou comprar algo, por exemplo. Ela dá valor aos sentimentos e singularidades afetivas do emissor da mensagem (texto).

Caixa alta: Quando usado dar a entender ao leitor que alguém está estressado, gritando ou que deseja chamar a atenção. Mais do que isso,a caixa alta também é um recurso estético na publicidade, e quando se trata de títulos, nomes de marcas e outras expressões curtas, ela é bastante utilizada.

Negrito: Usado para marcar o texto destacando partes importantes.

Itálico: Usado para expressar uma fala, destacar algum objeto e também quando se tem palavras estrangeiras no texto.

Interjeição: A interjeição é a palavra invariável que usamos para exprimir sentimentos súbitos e emoções. Ela está presente nas histórias em quadrinhos, em propagandas e também em textos narrativos, e são seguidas de ponto de exclamação.

Resolva agora as questões do Simulado Enem Online sobre os Recursos Ortográficos e os Efeitos de Sentido

Recursos ortográficos e efeitos de sentido

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja