Lista de exercícios sobre figuras de linguagem

Teste seus conhecimentos sobre figuras de linguagem com 10 exercícios do Enem e de vestibulares! Também aproveite para ver exemplos de metáfora, metonímia e catacrese!

Figuras de linguagem são recursos que aparecem nos sons e estruturas sintáticas das palavras. Elas são utilizadas para tornar os textos mais expressivos. Por isso, elas caem em todo tipo de prova, como Enem, vestibulares, Encceja e concursos. Confira um resumo com exercícios sobre figuras de linguagem!

Resumo sobre figuras de linguagem

Em seguida, relembre o significado de algumas das principais figuras de linguagem:

  • Metonímia: ocorre com o uso de um nome no lugar de outro, pelo emprego da parte pelo todo, do efeito pela causa, do autor pela obra, do continente pelo conteúdo, etc. Por exemplo: “Vou saborear um belo prato“.
  • Comparação: ocorre quando se aproxima elementos de campos semânticos diferentes a fim de compará-los por meio de um termo gramatical específico. Exemplo: “Ela é linda como uma rosa”.
  • Metáfora: também é uma comparação, mas implícita. Diferentemente da comparação, na metáfora não há a utilização de conectivos. Por exemplo: “Ela é uma rosa”.
  • Hipérbole: se caracteriza pela expressão de uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém. Por exemplo: “Estou morrendo de sono”.
  • Catacrese: é utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma, como “batata da perna” ou “asa da xícara”.
  • Sinestesia: ocorre quando há uma combinação de diversas impressões sensoriais. Por exemplo: “voz aveludada“.

Videoaula sobre figuras de linguagem

A fim de entender melhor a utilização de cada figura de linguagem e ver mais exemplos, confira a videoaula da professora Camila! No final do post tem mais uma videoaula sobre linguagem denotativa para você aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto!

Exercícios sobre figuras de linguagem

.

Exercícios sobre figuras de linguagem

Linguagem conotativa e denotativa

E aí, como foi seu desempenho nos exercícios sobre figuras de linguagem? Para chegar ainda mais preparado nas provas, recomendamos estudar as diferenças entre a linguagem conotativa e denotativa.

A linguagem denotativa ou denotação significa o emprego da palavra em seu sentido original, próprio ou preciso, ou seja, livre seu sentido metafórico. Já a linguagem conotativa busca produzir no leitor algum tipo de emoção: riso, paixão, surpresa etc.

Na conotação, as palavras vêm investidas de seu sentido metafórico. Enquanto isso, a denotação é meramente informativa. Sendo assim, a conotação explora os diversos sentidos possíveis das palavras, geralmente por meio de figuras de linguagem.

Para aprofundar seus estudos, confira mais esta videoaula da professora Camila no canal do Curso Enem Gratuito:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Literatura, Simulado Literatura, Simulados Enem