Cálculo Estequiométrico – Resumo com Simulado Enem de Química

Teste seus conhecimentos sobre a Cálculo Estequiométrico com nosso Simulado Enem de Química. Veja o que consegue acertar, e caso você erre, tem dicas para estudar! Veja!

Os cálculos estequiométricos correspondem aos cálculos de massa, de quantidade, de matéria e, em alguns casos, de volume das substâncias envolvidas em uma reação química, que são feitos com base na proporção entre os coeficientes estequiométricos da reação (proporção estequiométrica). Confira o resumo e faça as questões do Simulado.

Para você fazer o cálculo estequiométrico de uma reação é necessário conhecer a proporção entre os coeficientes estequiométricos de reação, e isso é possível através do balanceamento das equações químicas.

BALANCEAMENTO QUÍMICO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS:

O primeiro passo para você dominar Cálculo Estequiométrico e gabaritar geral nessas questões de química é conferir o resuno inicial do professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem  Gratuito:

Vamos a um exemplo bem explicado para você nunca mais errar uma questão de balanceamento químico!

Exercício para você entender Cálculo Estequiométrico. Suponha a seguinte reação:

Ca (OH)2(aq) + Al2(SO4)(aq) →Al(OH)3(s) + CaSO4(s)

O processo de balanceamento pode ser feito de muitas maneiras, sendo o método das tentativas o mais utilizado. Esse método consiste em:

  • Iniciar o balanceamento pela espécie que aparece apenas uma vez em cada um dos lados da equação;
  • Dar preferência ao elemento que possui maior índice;

Acompanhe a resolução – Veja:

No caso da reação dada existem duas espécies que aparecem apenas uma vez em cada lado da equação, o Alumínio (Al) e o Cálcio (Ca), portanto, vamos dar preferência ao elemento que possui maior índice que é o alumínio.

Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)(aq)2Al(OH)3(s) + CaSO4(s)

  • Primeiramente começamos igualando a quantidade de alumínio do lado direito com a mesma quantidade do lado esquerdo. Portanto, devemos colocar o número 2, no alumínio do lado direito, já que temos dois átomos de alumínio do lado esquerdo da equação;
  •  Em seguida contamos o número de cálcio e igualamos nos dois lados da equação, inicialmente colocamos o número 1, pois a principio conseguimos igualar o número de cálcio dos dois lados;

 1Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)(aq)2Al(OH)3(s) + CaSO4(s)

Agora contamos o número dos hidrogênios, que são 2 hidrogênios do lado direito e 6 hidrogênios do lado esquerdo da equação, então é preciso igualar os hidrogênio do lado esquerdo colocando o número 3 na frente da espécie : Ca(OH)2(aq) para que possamos ter o mesmo número de hidrogênios do outro lado da equação. Assim:

 3Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)(aq)2Al(OH)3(s) + CaSO4(s)

Ops! Agora o número de átomos de cálcio não é o mesmo nos dois lados da equação. Então é preciso balancear o átomo de cálcio, colocando o número 2 na frente da espécie: CaSO4(s)

2Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)(aq)2Al(OH)3(s) + 3CaSO4(s)

OBS: Por isso o método é chamado de tentativa, pois se deve ir ajustando os coeficientes estequiométricos até conseguir o balanceamento total da equação.

  • Por último é só verificar o número de oxigênios dos dois lados da equação, se o número estiver correto, o balanceamento da equação está pronto! Que é o caso desse exemplo dado.

Então a equação final balanceada é:

2Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)(aq)2Al(OH)3(s) + 3CaSO4(s)

Aula Gratuita do professor Sobis sobre o Cálculo Estequiométrico:

Agora que você já sabe como balancear uma equação, vamos revisar como fazer o cálculo estequiométrico?

CÁLCULO  ESTEQUIOMÉTRICO

A quantidade de uma substância, em mol, também pode ser expressa em outras grandezas e, portanto, em outras unidades como:

1 mol = 6,0×1023 moléculas = No estado gasoso 25L (volume molar, a 1 atm a 25oC).

Não esqueça!  Sempre serão esses valores para mol e volume, porém a massa em gramas dependerá da fórmula de cada substância. Por exemplo: 1 mol de O2:Fuvest Química

Responda agora ao Simulado Enem de Cálculo Estequiométrico

Cálculo Estequiométrico

.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois de revisar Cálculo Estequiométrico, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel