O Mito da Caverna de Platão – Simulado de Filosofia

Veja um resumo completo de Filosofia e teste seus conhecimentos sobre o Mito da Caverna, de Platão. Assista à aula e depois venha para o Simulado Enem & Encceja, com gabarito na hora. Veja o que consegue acertar, e caso você erre, tem dicas gratuitas para estudar! Veja!

O Mito da Caverna é um Clássico da Filosofia. Tem chances de cair no Enem, no Encceja e nos Vestibulares. Veja um pequeno resumo sobre a dificuldade em que grupos habituados a uma determinada realidade enfrentam para conhecer “outra perspectiva”.

O mito da caverna é uma metáfora utilizada pelo filósofo grego Platão para explicar a diferença entre o mundo das ideias e o mundo dos sentidos; o processo de saída da caverna do mundo dos sentidos para a parte exterior, ou seja, para o mundo das ideias acontece por meio da crítica, do conhecimento, da filosofia.

Mas, a ‘saída’ da caverna se mostra perigosa para aqueles que não conseguem enxergar o mundo exterior. Este grupo, então,  reage para não conhecer e reconhecer o novo. Acompanha o resumo gratuito e responda às 10 questões do Simulado.

Resumo do Mito da Caverna

Ainda está com dúvida? Veja esta videoaula do professor Alan, do canal Curso Enem Gratuito, antes de responder ao Simulado Enem sobre O Mito da Caverna:

Gostou da aula? Veja agora um resumo completo antes do Simulado

A Metáfora da Alegoria criada por Platão

“Imagine uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após geração, seres humanos ali vivem acorrentados, sem poder mover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do Sol.

Acima do muro, uma réstia de luz exterior ilumina o espaço habitado pelos prisioneiros, fazendo com que as coisas que se passam no mundo exterior sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna.

Por trás do muro, pessoas passam conversando e carregando nos ombros figuras de homens, mulheres, animais cujas sombras são projetadas na parede da caverna.

Os prisioneiros julgam que essas sombras são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são os seres vivos que se movem e falam.

Um dos prisioneiros, tomado pela curiosidade, decide fugir da caverna. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões e escala o muro. Sai da caverna, e no primeiro instante fica totalmente cego pela luminosidade do Sol, com a qual seus olhos não estão acostumados; pouco a pouco, habitua-se à luz e começa a ver o mundo.

De volta à Caverna, o mito se estabelece

Encanta-se, deslumbra-se, tem a felicidade de, finalmente, ver as próprias coisas, descobrindo que, em sua prisão, vira apenas sombras.

De volta à caverna, para contar o que viu e libertar os demais, também não saberá mover-se nem falar de modo compreensível para os outros, que não acreditarão nele e, correrá o risco de ser morto pelos que jamais abandonaram a caverna”

Responda agora ao Simulado Enem O Mito da Caverna

 

O Mito da Caverna

.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá.

Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel