Lista de exercícios sobre a indústria brasileira

A indústria do Brasil começou a se desenvolver na década de 1930 e teve um grande impulso nos anos 1950. Entenda o processo de industrialização brasileira e teste seus conhecimentos com exercícios do Enem e vestibulares!

Os processos de industrialização e urbanização brasileira são totalmente interligados. E, para entender a complexidade de questões como moradia, emprego, mobilidade urbana e problemas ambientais urbanos, é preciso conhecer esses dois processos. Por isso preparamos um resumo e uma lista de exercícios sobre a indústria brasileira. Assim você relembra do conteúdo e testa seus conhecimentos para arrasar no Enem!

Resumo sobre indústria brasileira

Primeiramente, vamos ver um breve histórico da industrialização no Brasil. Em seguida, você vai saber mais sobre as indústrias da região Sudeste. Por fim, depois dos exercícios sobre indústria brasileira, você confere como é a distribuição industrial nas demais regiões do Brasil.

A industrialização do Brasil é considerada tardia em relação aos países desenvolvidos. Enquanto os países considerados desenvolvidos, como Inglaterra, França e Estados Unidos, por exemplo, iniciaram seu processo no período da Primeira Revolução Industrial, a industrialização brasileira iniciou-se entre o fim do século XIX e início do XX.

O fato de termos sido uma colônia de exploração que exportava suas manufaturas é um dos fatores que fez com que nossa industrialização fosse tardia. Além disso, até o final do século XIX a economia brasileira era baseada em um sistema escravista, o que impedia a existência de mercado consumidor.

Portanto, até 1930 a economia brasileira era, basicamente, agroexportadora. Com a chegada de Getúlio Vargas à presidência, algumas mudanças foram promovidas. Um exemplo foi a implementação de indústrias de base, especificamente cimento e aço. Essas indústrias criaram o eixo industrial Rio de Janeiro – São Paulo e promoveram um enorme avanço para o setor industrial brasileiro.

Fabricação de fusca - exercícios sobre a indústria brasileira
Linha de montagem do VW Fusca. Fonte: https://bit.ly/2WPSWgS

Já na segunda metade da década de 1950, Juscelino Kubitschek assume a presidência com o slogan 50 anos em 5. Além da construção de Brasília, ele promoveu a ampliação da produção brasileira no setor industrial. Também incentivou a indústria automobilística e a melhoria das vias de transporte com a abertura de novas rodovias.

A abertura das indústrias automobilísticas ocorreu principalmente na região conhecida como ABCD Paulista. Dessa forma, a concentração de indústrias na região Sudeste aumentou ainda mais.

Videoaula sobre indústria no Brasil

Para saber mais sobre a formação da indústria no Brasil e a concentração industrial do Sudeste, assista à videoaula do professor Carrieri:

Apesar de o Sudeste ser um polo industrial, existem importantes indústrias no restante do país. Não deixe de conferir a videoaula que vem logo depois dos exercícios sobre a indústria brasileira!

Exercícios sobre a indústria brasileira

.

Para finalizar sua revisão, confira mais esta aula do professor Carrieri! Ele fala sobre o espaço industrial do Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel