O que são os Cromossomos: resumo sobre DNA & RNA

DNA & RNA caem direto nas provas. Veja os Cromossomos, as Cromátides e a Cromatina. Entenda como ocorrem os fenômenos da Duplicação, da Transcrição e da Tradução

Você se lembra da Síndrome do 21? E das síndromes de Klinefelter, Turner, Poli-X, Edwards, Patau e Duplo Y? Para entender bem certinho é preciso saber o que são os Cromossomos. Veja o resumo gratuito e depois teste o que você aprendeu no Simulado Online de Biologia sobre DNA & RNA.  Cai direto nos vestibulares, no Enem e no Encceja.

Vamos começar pelo básico: – Veja a Cromatina: É um complexo formado por material genético ( ou DNA), enrolado em proteínas –as histonas. – presente nas células dos eucariontes. O termo “cromo” significa cor.

Por isso a cromatina recebe esse nome, pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células. Veja na imagem acima os ‘fios’ de Cromatina.

Os filamentos de cromatina apresentam regiões mais claras, onde a cromatina está menos condensada (enrolada sobre as histonas), que chamamos de eucromatina.

Já as regiões onde há uma coloração mais forte,  há maior condensação da cromatina, por isso chamamos de heterocromatina.

A eucromatina é a região onde há genes ativos, pois para que o DNA possa ser “lido”, ele precisa estar desenrolado, por isso, fixa menos corante. Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas).

Veja a Estrutrura dos Cromossomos:

Os Cromossomos estão presentes nas células que estão em processo de divisão. No lugar da cromatina, podemos observar no núcleo, pequenos corpos em forma de bastão bastante corados, facilmente visíveis quando observados ao microscópio óptico. Os cromossomos estão ali.Os cromossomos nada mais são que o DNA dobrado sobre si mesmo muitas vezes (como o auxílio das histonas).  Este enovelamento do DNA ajuda o processo de divisão celular, pois assim, o DNA fica mais organizado e fácil de ser movimentado pela célula. 
Biologia DNA - Blog do Enem
Para entender melhor a formação dos cromossomos, volte uma casa neste jogo de aprendizagem, observe a imagem acima, e depois releia desde o começo do post. Vai ajudar você a compreender e não esquecer mais.

Veja um resumo rápido sobre os Cromossomos

Confira com a professora Juliana Evelyn Santos um resumo simples e rápido de introdução ao tema sobre os Cromossomos.

Gostou do resumo com a professora Juliana Evelyn Santos? Muito bom este sobre os Cromossomos. Tem mais aulas com ela no canal Curso Enem Gratuito.

Veja a Cromátide:

Antes de a célula se dividir, os cromossomos são copiados e cada cromossomo é formado por dois segmentos em forma de bastão – as cromátides.

Cada cromátide corresponde a uma cópia de um dos 46 filamentos de DNA que possuímos em cada uma das minhas células (com exceção dos espermatozoides e óvulos).

As duas cromátides de um cromossomo são unidas por uma região chamada de centrômero.  A posição do centrômero varia nos 46 cromossomos das células humanas, formando 4 tipos de cromossomos (veja na figura a seguir). Biologia DNA - Blog do Enem (2)As cromátides que fazem parte do mesmo cromossomo são chamadas de cromátides – irmãs.

Resumo sobre DNA & RNA

Excelente esta síntese.

Veja as etapas de Duplicação, Transcrição e Tradução do DNA

Duplicação ou replicação do DNA: É o processo de duplicação do DNA, ou seja, o processo em que são copiados todos os filamentos de DNA de uma célula. Isto ocorre pouco antes dos processos de divisão celular.

Transcrição: Ocorre quando são formadas, a partir do DNA, moléculas de RNA mensageiro (RNAm). As moléculas de RNAm levarão mensagens (instruções) do DNA presente no núcleo para as organelas citoplasmáticas. São como “receitas” do que a célula deve fazer.

Tradução do RNA: É quando a “receita” do RNAm é colocada em prática. Significa transformar uma sequência de genes presentes no RNAm para uma sequencia de aminoácidos em uma proteína.

Cada três letras (bases nitrogenadas) do RNA correspondem a um códon, que é o código corresponde para um aminoácido. Com o auxílio do ribossomo e dos RNAt os aminoácidos são ligados na sequencia correta, formando as proteínas.

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia para refrescar a memória e acertar todas as questões sobre Cromossomos na hora da prova! Se errar, têm dicas para estudar!

Simulado sobre Cromossomos

.

.
=======

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel