Resumo com simulado de Acentuação Gráfica: Português Enem

Teste seus conhecimentos sobre Acentuação Gráfica com o Simulado Enem Online de Gramática. São apenas 10 questões para você responder. Têm dicas para estudar caso erre alguma.

Você sabe por qual motivo acentuamos graficamente algumas palavras? Por que algumas são acentuadas e outras não? Veja o que sabe sobre acentuação gráfica com o Simulado Online de Gramática com 10 questões. Vale para o Enem, o Encceja e os vestibulares.

As regras de acentuação, fixadas pela Gramática, visam, entre outras orientações, informar ao leitor a posição da sílaba mais forte de algumas palavras usadas, cuja pronúncia pode gerar dúvidas na leitura.

Se você quiser revisar uma aula completa antes de responder ao Simulado, clique na imagem:

Antes de continuar estudando as regras de acentuação, você precisa lembra que nem todas as palavras recebem acento gráfico, mas todas elas, com exceção de alguns monossílabos, recebem acento tônico.
O acento gráfico é um sinal auxiliar da escrita e aparece apenas em determinadas palavras. Seu uso obedece a algumas regras. O acento tônico identifica a sílaba pronunciada de forma mais intensa e pode ou não aparecer marcado na escrita.

Resumo de Acentuação para o Enem

Veja agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo bem rápido e didático sobre as principais regras de acentuação gráfica no Português:

Mandou bem a professora Mercedes. Agora, vamos continuar com as Sílabas Tônicas.

Veja as palavras de acordo com a sílaba tônica

Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três posições diferentes quando a palavra tem mais de uma sílaba. Observe a sílaba tônica de cada uma das palavras destacadas no texto a seguir.

Carne seca com abóbora

Os acompanhamentos mais comuns para a carne seca são abora, fruta-pão, mamão verde, pirão de leite, inhame, batata doce, angu e cuscuz seco.

  • Quando a sílaba tônica é a penúltima (acompanhamentos), a palavra é classificada como paroxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a antepenúltima (abóbora), a palavra é classificada como proparoxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a última sílaba (mamão), a palavra é classificada como oxítona.

Quando a palavra tem somente uma sílaba, a classificação é diferente. Veja os exemplos neste texto, recortado a reportagem citada anteriormente.

Cozinha-se o jerimum sem casca e em pedaços com água e sal.

  • Na língua falada, estas palavras soam em um único grupo com outras palavras na enunciação da frase, pois não têm intensidade própria, ou seja, não têm sílaba tônica; apoiam-se na palavra vizinha. Recebem o nome de monossílabos átonos.
  • e sal – estas palavras têm intensidade própria e, na língua falada, soam sozinhas na enunciação da frase. Recebem o nome de monossílabos tônicos. Constituem-se de uma sílaba, que é tônica.

Responda agora ao Simulado Enem de Gramática. São apenas 10 questões sobre o Acentuação Gráfica para você ver o que sabe. Caso erre, têm dicas para estudar!

Simulado de Acentuação Gráfica

.

.

===========
Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel