Acentuação Gráfica – Veja Gramática Enem e Encceja

Por que acentuamos graficamente as palavras? Por que algumas são acentuadas e outras não? Veja quais são as regras a serem seguidas para mandar bem nas questões o objetivas e na Redação também. Nada de perder pontos com erros básicos de acentuação! Veja isso e muito mais com este post de Gramática!

As regras de acentuação, fixadas pela Gramática, visam, entre outras orientações, informar ao leitor a posição da sílaba mais forte de algumas palavras usadas, cuja pronúncia pode gerar dúvidas na leitura. Veja aula gratuita e faça um simulado online no final.

Antes de continuar estudando as regras de acentuação, você precisa lembra que nem todas as palavras recebem acento gráfico, mas todas elas, com exceção de alguns monossílabos, recebem acento tônico.regras de acentuação gráficaO acento gráfico é um sinal auxiliar da escrita e aparece apenas em determinadas palavras. Seu uso obedece a algumas regras. O acento tônico identifica a sílaba pronunciada de forma mais intensa e pode ou não aparecer marcado na escrita.

Introdução às regras de acentuação gráfica

Veja agora com a professora Mercedes Bonorino um resumo simples e didático com as principais regras que você precisa dominar para mandar bem nas questões de Acentuação Gráfica nas provas do Enem e do Encceja?

Mandou bem a professora Mercedes. Você tem  mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Leia o a reportagem a seguir sobre comidas típicas brasileiras que um jornalista escreveu para os seus leitores, e observe as palavras em que ele colocou acento gráfico.

  • Reportagem é um texto que obedece à estrutura narrativa, baseado em notícias e informações colhidas sobre determinado assunto. Pode ser veiculada por escrito, em jornais e revistas, filmada ou televisionada.

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Ao ler o texto, você percebe que várias palavras, como, por exemplo, açúcar, água, clássicas e outras, receberam acento gráfico sobre uma de suas sílabas, marcando assim a pronúncia adequada, ajudando o leitor a evitar dúvidas na leitura.

Dentro da frase, fica clara a diferença de significado entre duplas palavras, por exemplo, mas a pronúncia delas só se esclarece com o acento gráfico. Observe, abaixo, alguns pares de palavras nas frases cujos significados são identificados com a ajuda do acento:

  • Maio (nome de mês) e maiô ( peça de vestuário);
  • Caqui (fruta) e cáqui (cor);
  • Esta (feminino de este) e está (verbo estar);
  • Cara (rosto) e cará (planta de raiz comestível).
  • Observação importante: o acento gráfico nas palavras destacadas desfaz a dúvida na pronúncia; sem ele, o leitor que não as conhece poderia ter dúvidas na leitura dessas frases.

 

No texto O tabuleiro do Brasil, além das palavras acentuadas graficamente, aparecem muitas outras sem o acento. Como saber quando coloca-lo ou não? Existem algumas regras que organizam esse uso. Para entendê-las, é preciso estudar antes uma questão relacionada às sílabas.

Leia em voz alta esta frase e preste atenção às sílabas destacadas nas palavras.

Cozinha-se o jerimum sem casca e em pedaços com água (…)3

 

Então, como você pode perceber, a tonicidade define ‘a melodia’ das palavras4

As palavras de acordo com a sílaba tônica

Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três posições diferentes quando a palavra tem mais de uma sílaba. Observe a sílaba tônica de cada uma das palavras destacadas no texto a seguir.

Carne seca com abóbora

Os acompanhamentos mais comuns para a carne seca são abora, fruta-pão, mamão verde, pirão de leite, inhame, batata doce, angu e cuscuz seco.

  • Quando a sílaba tônica é a penúltima (acompanhamentos), a palavra é classificada como paroxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a antepenúltima (abóbora), a palavra é classificada como proparoxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a última sílaba (mamão), a palavra é classificada como oxítona.

 

Quando a palavra tem somente uma sílaba, a classificação é diferente. Veja os exemplos neste texto, recortado a reportagem citada anteriormente.

Cozinha-se o jerimum sem casca e em pedaços com água e sal.

  • Na língua falada, estas palavras soam em um único grupo com outras palavras na enunciação da frase, pois não têm intensidade própria, ou seja, não têm sílaba tônica; apoiam-se na palavra vizinha. Recebem o nome de monossílabos átonos.
  • e sal – estas palavras têm intensidade própria e, na língua falada, soam sozinhas na enunciação da frase. Recebem o nome de monossílabos tônicos. Constituem-se de uma sílaba, que é tônica.

 

Veja o quadro das palavras classificadas de acordo com a posição da sílaba tônica.Acentuação

Palavras monossilábicas6

Normas de acentuação gráfica

A norma geral é que a grande maioria das palavras da língua portuguesa não são acentuadas graficamente. São acentuadas graficamente apenas aquelas que podem gerar dúvidas em relação à sua pronúncia, e que são em número menor na língua. Para elas foram criadas as normas a seguir.

  • Todas as proparoxítonas são acentuadas.
  • Acentuamos graficamente as oxítonas terminadas em: a, e, o, em, seguidas ou não de s.
  • Acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em ditongo, como as terminadas em r.
  • De acordo com as normas gramaticais, as palavras paroxítonas terminadas em i e ã também devem ser acentuadas.

 

Veja 10 dicas de Português para o Enem

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Simulado Enem de Gramática: Acentuação

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Agora, para ver se você está fera neste conteúdo, resolva os exercícios abaixo:

1. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:
a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Veranópolis é uma cidade que não para de crescer.

2. (IBGE) Assinale a opção que contém as três, dentre as cinco palavras sublinhadas, que devem receber acento gráfico: 
a) Eles tem de, sozinhos, aparar o pelo do animal e prepara-lo para a exposiçao.
b) A estrategia utilizada pelo jogador pos a rainha em perigo em tempo recorde.
c) Saimos do tribunal mas, por causa do tumulto, não conseguimos a rubrica dos juizes.
d) A quimica vem produzindo novas cores para as industrias de tecido.
e) Eles não veem o apoio que se da a qualquer pessoa que aqui vem pedir ajuda.

3. (EPCAR) Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico: 
a) Troia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu

4. (BB) Opção correta: 
a) eclípse
b) juíz
c) agôsto
d) saída
e) intúito

5. (BB) “Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões”. 
a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento

6. (BB) Monossílabo tônico: 
a) o
b) lhe
c) e
d) luz
e) com

7. (BB) Leva acento: 
a) pêso
b) pôde
c) êste
d) tôda
e) cêdo

8. (BB) Não leva acento: 
a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

9. (BB) Noite: 
a) hiato
b) ditongo
c) tritongo
d) dígrafo
e) encontro consonantal

10. (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos: 
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

11. (ITA) Dadas as palavras: 
1. tung-stê-nio
2. bis-a-vô
3. du-e-lo
Constatamos que a separação silábica está correta: 
a) apenas na palavra nº 1
b) apenas na palavra nº 2
c) apenas na palavra nº 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a

12. (OSEC) O plural de tem, dê, vê; é, respectivamente: 
a) têm, dêem, vêm
b) tem, dêem, vêem
c) têm, dêem, vêem
d) têem, dêem, vêm
e) têem, dêem, vêem

13. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa as frases: 
I – Cada qual faz como melhor lhe ……. .
II – O que ……. estes frascos?
III – Nestes momentos os teóricos ……. os conceitos.
IV – Eles ……. a casa do necessário.
a) convém, contêm, revêem, provêem
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêm, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem, provêem

14. (CESCEM) Sob um ….. de nuvens, atracou no ….. o navio que trazia o ….. . 
a) veu, porto, heroi
b) veu, pôrto, herói
c) véu, pôrto, herói
d) véu, porto, heroi
e) véu, porto, herói

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica: 
a) pés, hóspedes
b) sulfúrea, distância
c) fosforescência, provém
d) últimos, terrível
e) satânico, porém

16. (SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente: 
a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s
e) proparoxítona e proparoxítona

17. (MACK) Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: 
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) voo, legua, assim, tenis
e) flores, açucar, album, virus

18. (CESGRANRIO) Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica:
a) pegada – sinonímia
b) êxodo – aperfeiçoe
c) álbuns – atraí-lo
d) ritmo – itens
e) redimí-la – grátis

19. (PUCC) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado: 
a) hífen
b) ítem
c) ítens
d) rítmo
e) n.d.a

20. (ITA) Dadas as palavras: 
1. des-a-len-to
2. sub-es-ti-mar
3. trans-tor-no,
constatamos que a separação silábica está correta: 
a) apenas na número 1
b) apenas na número 2
c) apenas na número 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a

Gabarito:

1 – A
2 – A
3 – B
4 – D
5 – A
6 – D
7 – B
8 – C
9 – B
10 – A
11 – C
12 – C
13 – A
14 – E
15 – B
16 – B
17 – B
18 – E
19 – A
20 – C

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática, Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

 

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