Civilização Romana – Resumo Enem com aula gratuita e Simulado

O nascimento de Roma ocorreu por volta do ano 1000 a.C. Uma origem mítica para a criação da cidade menciona a lenda de Rômulo e Remo, irmãos gêmeos, abandonados ao nascer e amamentados por uma loba. Refresque sua memória sobre a Civilização Romana com o Simulado Enem Online de História! Se errar, têm dicas para estudar.

O Império Romano é um épico na história do Ocidente. Ele surge 27 anos do nascimento de Cristo, e chegou a ocupar praticamente toda a Europa Ocidental, inclusive a Bretanha, o Norte da África, e o Leste do Oriente Médio. Durou até o ano de 476 da era atual. O legado cultural está até hoje influenciando as nossas vidas.

Olhe atentamente para o mapa abaixo. Observe o ponto onde está escrito “Roma”. Agora examinem toda a área em verde. Esta extensa área com aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados esteve sob o domínio de uma civilização que se originou de um pequeno povoada da Península Itálica.Enem 2013Este foi um feito incrível, pessoal! E a história de como os romanos conseguiram esta façanha, faz parte dos conteúdos da prova do Enem. Então vamos juntos analisar as principais características desta civilização.

A Origem da Civilização Romana – O nascimento de Roma ocorreu por volta do ano 1000 a.C. quando povos sabinos e latinos ergueram uma fortificações, onde futuramente se localizaria a cidade, com o intuito de deter invasões etruscas. Uma origem mítica para a criação da cidade, menciona a lenda de Rômulo e Remo, irmãos gêmeos, abandonados ao nascer e amamentados por uma loba.

Diz a lenda que após crescerem, teriam derrotado o usurpador do trono de sua avô e fundado Roma. Rômulo teria sido o primeiro rei de Roma, dando origem a Monarquia. Então a primeira forma de governo em Roma, que vocês devem entender para este conteúdo do Enem, foi a Monarquia.

Durante a Monarquia a sociedade já estava dividida entre patrícios (grande proprietários rurais) e plebeus (comerciantes, camponeses e pequenos proprietários de terras). O senado era formado exclusivamente por patrícios. Esta corte era uma instituição importante, sendo que o rei acumulava funções executivas judiciais e religiosas.

O último rei de Roma foi Tarquínio, expulso de Roma pelo senado. O senado então aboliu a monarquia e implantou a república. Dentre os períodos que normalmente se divide a história de Roma, a República é um dos pontos fortes para estudar para a prova do Enem.

O Império Romano destacada

As maiores conquistas territoriais de Roma ocorreram durante a república, mas a hegemonia patrícia foi pouco a pouco combatida pelos plebeus. Além de ocupavam as fileiras do exército e garantirem a segurança dos domínios de Roma, os plebeus começaram a exigir leis que lhes garantissem maiores direitos.

Embora reformas tenham sido feitas para amenizar a tensão entre estes dois grupos, elas nunca deixaram de existir, pois a desigualdade social era muito grande. Na sociedade romana uma classe que aumentou muito seus números, durante a republica, foram os escravos. Estes eram capturados em guerras durante a expansão e a produção começou a depender cada vez mais de sua força de trabalho.

Com o prestígio adquirido nas guerras e as tensões sociais entre os grupos, alguns líderes militares (generais) tomaram o poder. Os vários golpes militares sinalizaram a ruína em que se encontrara o poder republicano e abriram espaço para o Império. Está foi à última forma de governo em Roma. Agora, prestem atenção no desfecho da crise do império romano, pois será importante para o próximo conteúdo de história que veremos para o Enem .

No século I a.C. o general Otávio se tornou o primeiro imperador. Mas imenso império conquistado pelos romanos iria ruir por diversos fatores, entre eles a dificuldade de manutenção e controle de suas fronteiras. Foi durante o império que a religião oficial de Roma se modificou.

O antigo culto aos deuses e seus rituais deram lugar a uma religião monoteísta nascida no oriente; o cristianismo. No início os imperadores romanos perseguiram os cristãos e condenaram a morte seus seguidores. Mas, acabaram por se converter e disseminar a nova religião dentro das fronteiras do império. Porém, o império romano já estava fragilizado.

A vasta extensão de seu território e seus inúmeros problemas internos acabaria por levá-lo a ruína. Nem mesmo a divisão do império em duas partes foi capaz de evitar sua queda. Por volta do século III as invasões bárbaras deram o último golpe que dissolveu o império romano do ocidente.

Apesar dos romanos terem sido derrotados, essa parte é importante memorizar para a prova do Enem, suas práticas, conceitos, saberes e a religião cristã ajudaram a moldaram a feição do mundo ocidental que estava por surgir. Da junção entre saberes bárbaros e romanos se formou a Europa Feudal.

O Legado do Império Romano

No campo religioso foram politeístas até a ascensão cristã, ao fim do império. Suas divindades eram ligadas ao cotidiano geral da civilização e suas cerimônias estavam inseridas em assuntos militares, agrícolas, artes e mesmo o comércio.

Desta maneira, as divindades se assemelhavam ou assimilavam as divindades gregas com outros nomes e/ou representações (Júpiter é Zeus/ Minerva é Atenas, entre outros).2Os restos mortais de Rafael Sanzio estão no prédio desde o renascimento.  Cabe ressaltar que muitos edifícios tinham em suas paredes diversas esculturas que, no mais das vezes, apresentavam conquistas militares e grandes feitos.

A aproximação a cultura grega ocorreu também nas artes. O teatro foi intensamente explorado pelos romanos, as obras de Homero e outros grandes autores gregos foram traduzidas para o latim.

Nomes como Políbio, Tito Lívio e Plutarco figuram como grandes historiadores, algumas das principais obras biográficas de governantes, generais, entre outros próceres da antiguidade são de autoria de Plutarco. Tito Lívio escreveu a obra História de Roma, composta por 142 volumes.

Durante o governo de Otávio Augusto Roma viveu o período de ouro de sua cultura. Por todo o império, sobremaneira a capital, recebeu um grande numero de obras arquitetônicas com influências variadas, como por exemplo, o arco e a abóboda.

No esquema abaixo você pode conferir elementos do arco romano e suas diversas partes e funções da mesma.3

Dica: Revise também o período monárquico de Roma! Veja este excelente post do professor Bruno: https://blogdoenem.com.br/roma-antiga-monarquia-e-republica/

Em se tratando de entretenimento, considerando o grande número de escravos, grande parte da população livre possuía muito tempo de ócio, elemento perigoso para a manutenção da paz. Assim sendo, diversas formas de entretenimento foram criadas, entre elas as arenas de gladiadores.

O Coliseu, certamente a mais famosa, era palco de confrontos, muitas vezes até a morte entre gladiadores e mesmo homens contra animais ferozes capturados em todas as partes do império. A política do pão e circo foi justamente criada e aplicada para evitar que o grande numero de homens livres se revolta-se  contra o Estado.

A filosofia latina foi profundamente marcada pela filosofia grega e correntes filosóficas como estoicismo, epicurismo, ceticismo e cinismo marcaram o período de hegemonia romana. O imperador Marco Aurélio foi considerado um grande filósofo estóico.

Outra grande contribuição cultural romana foi o direito romano. Para se ter uma ideia, o direito praticado hoje em nosso país deriva de tradições e códigos de leis romanos. O direito em Roma era dividido em três áreas distintas, privado, estrangeiro e público.

As leis romanas, a partir do período republicano seriam compiladas no “Jus Civile” (código civil). Além disso, algumas expressões comuns no mundo jurídico provem de Roma e seu idioma, o Latim. (ex: Habeas Corpus, Habeas Data, stricto sensu). Além disso, o português, o francês, o italiano e o espanhol, entre outros idiomas, derivam diretamente do latim.

Por fim, desde o início do império, a partir do governo dos primeiros imperadores, o cristianismo, doutrina baseada nas pregações e vida de cristo foi proibida e perseguida pelo Estado romano.

No entanto, já no ocaso do grande império, Constantino (imperador) liberou e ajudou a organizar a religião, e por fim, de proibido, o cristianismo viria a se tornar um dos maiores legados da cultura e período de dominação romana para as civilizações ocidentais. Basta observar que a própria hierarquia católica segue o padrão do império, sendo o papa (dentro da doutrina católica) comparado à figura do imperador.

Respondendo as 10 questões do Simulado Online de História sobre a Civilização Romana você estuda para o Enem e para os demais vestibulares.

É bem rápido: você vê na hora se errou ou acertou a questão e já garante dica para estudar!

Civilização Romana

.

Veja aqui aulões gratuitos de História:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel