Características Básicas dos Seres Vivos: resumo com simulado

Célula; Metabolismo; Reprodução; Hereditariedade; Evolução; Movimento; e Reação de Irritabilidade são Características Básicas dos Seres Vivos. Confira aula gratuita e depois responda às questões do Simulado Enem e Encceja, com gabarito na hora.

Confira as Características Básicas dos Seres Vivos.Você sabe como distinguir um ser vivo de um ser inanimado? Se ainda não, aprenda aqui, e revise agora tudo sobre os seres vivos e suas características gerais, em Biologia Enem & Encceja

Características Básicas dos Seres Vivos – Você algum dia já parou e se perguntou “qual o conceito da palavra vida”? Pare por alguns minutos e pense. Difícil de responder não é? “Vida” vem do latim Vita e tem vários significados. Pode significar o espaço de tempo entre o momento da concepção e a morte, como também tem inúmeros conceitos baseados em ciência, religião, música entre outros.

Em Biologia Enem, existem diferentes formas de vida que podem se basear na forma ou de obtenção de alimento pelos organismos, ou de utilização de oxigênio e ou de temperatura.Biologia EnemA composição química dos organismos vivos também é um ponto peculiar e imprescindível de conhecer para garantir uma ótima nota no Enem ou no Encceja.

Analisando a constituição dos seres vivos, são encontrados principalmente Nitrogênio (N), Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Fósforo (P) e Enxofre (S), que somam cerca de 98% da massa corporal destes. Estes elementos praticamente constantes estão nas Características Básicas dos Seres Vivos.

Como forma de memorização dos principais elementos na constituição do corpo humano os professores nos cursinhos utilizam o macete “NCHOPS“.Biologia EnemEsses elementos compõem substâncias inorgânicas, como água e sais minerais, e substâncias orgânicas como os carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas.

Introdução às Características Básicas dos Seres Vivos

Gostou deste resumo simples e rápido na aula gratuita das Características Básicas dos Serews Vivos com a professora Juliana Evelyn Santos? Então, muito boa mesmo. Têm mais aulas de Biologia Enem com ela no canal do Curso Enem Gratuito. Agora, bora continuar na revisão com a organização dos Seres Vivos.

Organização complexa dos Seres Vivos:

Os seres vivos são organizados de uma maneira extremamente complexa que ajuda na manutenção da vida. Como você sabe, os átomos se organizam em moléculas, que por sua vez podem formar estruturas, como as células, consideradas as unidades básicas dos seres vivosEstas, por sua vez, podem se organizar em grupos – os tecidos, nos pluricelulares, para executarem determinadas funções específicas. Os tecidos podem também se organizar, formando os órgãos que, por sua vez, constituem-se em sistemas.

Vários sistemas reunidos, trabalhando para o funcionamento de um todo, formam um organismo pluricelular. Além do arranjo das estruturas de um organismo, os seres vivos continuam a se organizar em grupos.

Como as populações (conjunto de seres da mesma espécie de determinada região), que por sua vez formam comunidades (conjunto de seres de várias espécies de uma região).

As comunidades juntamente com os componentes físicos e químicos de um ambiente formam um ecossistema. E o conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera.

Características Básicas dos Seres Vivos

Os seres vivos possuem pelo menos uma célula – Todos os seres vivos que conhecemos são constituídos por uma ou mais célula. As exceções seriam os vírus, que por não possuírem células, não são considerados como seres vivos por muitos pesquisadores.

Nutrição, metabolismo e crescimento:

Os seres vivos precisam o tempo todo absorver matéria do ambiente, num processo chamado de nutrição. São capazes de processar as moléculas absorvidas transformando-as em outras para obtenção ou produção de energia.

Muitas dessas moléculas são utilizadas para o crescimento do organismo ou para reparos nas células e tecidos. O conjunto de processos que constroem moléculas e outras estruturas no corpo é chamado de anabolismo.

O processo inverso, de quebra de substâncias, é chamado de catabolismo. A soma de todos os processos que ocorrem nos seres vivos é chamado de metabolismo.

Todos este processos visam manter o organismo estável e em equilíbrio dinâmico, com condições adequadas à manutenção da vida. A esta condição de equilíbrio, damos o nome de homeostase.

 

Irritabilidade nos Seres Vivos:

Os seres vivos são capazes de reagir a mudanças e estímulos que estejam ocorrendo no ambiente. A irritabilidade, ou a capacidade de reagir a estímulos, pode ser representada pelo movimento ou pelas respostas fisiológicas às características ambientais (como o tremor ou o suor para reagir às diferentes temperaturas).

Mesmo que não consigamos perceber estas reações, elas ocorrem. Por exemplo, se você altera a posição de uma planta em relação à luz, seus cloroplastos logo começarão a serem movimentados e rearranjados dentro das células da epiderme da folha, de modo que fiquem mais voltados para a luz.

Isso pode ocorrer com a planta como um todo, quando ela cresce em direção à luz, por exemplo. Veja a imagem a seguir:Biologia - Veja as características básicas dos seres vivos

Reprodução e hereditariedade nos Seres Vivos:

Os seres vivos são capazes de se reproduzirem e transmitirem suas características genéticas para seus descendentes. A reprodução e a hereditariedade têm como função manter as características da espécie e continuá-las nas gerações seguintes. Como você sabe, a capacidade de hereditariedade se deve à presença do material genético, principalmente o DNA.

Mas, é preciso lembrar também que os seres vivos têm suas características influenciadas não só pelo material genético, mas também pela influencia das característica ambientais. DNA Seres vivos

 

Evolução dos Seres Vivos:

Os seres vivos passam por transformações ao longo do tempo, sendo as espécies atuais, resultado da evolução de espécies que viveram no passado. Este processo, inerente aos seres vivos, é chamado de evolução.

A Evolução das Espécies
Veja as características básicas dos seres vivos confirmadas na Evolução das Espécies

Veja na imagem aula gratuita sobre a Evolução das Espécies:

Ciclo vital:

Todos os seres vivos possuem um ciclo de vida ou ciclo vital. Ciclo vital é o conjunto de transformações e processos pelos quais podem passar os seres vivos para garantirem a continuidade de sua espécie. Cada espécie tem um ciclo vital diferente, dependendo da sua organização comportamental e também do seu tipo de reprodução.

As Sete Características Básicas 

Agora que você já entendeu quais as formas de vida existentes, quais os elementos que compõem todos os seres vivos, confira quais são as 7 características em comum entre eles:

  1. A Célula
  2. O Metabolismo
  3. A Reprodução
  4. A Hereditariedade
  5. A Evolução
  6. O Movimento
  7. A Reação de Irritabilidade

Então, estas sete características dos seres vivos são as básicas. O ente essencial entre todos eles é mesmo a Vida.

Responda agora ao Simulado

 

Caracteríticas dos Seres Vivos

.

.
Características Básicas dos Seres Vivos

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel