Interpretação de texto em inglês: veja as técnicas de Skimming e Scanning

A interpretação de textos em inglês pode ser feita com técnicas que te ajudam a entender o conteúdo e a ideia geral de um artigo. Veja mais detalhes no nosso resumo e responda às 10 questões do Simulado de inglês do Enem.

Interpretação de texto em inglês é uma competência essencial para você conseguir gabaritar as cinco questões de Idioma Estrangeiro que caem no Enem. Apesar da prova envolver a interpretação de texto em inglês, você não precisa ser fluente no idioma. Com o inglês instrumental, você consegue ter uma noção do conteúdo das questões e assim resolvê-las sem problemas

O inglês instrumental é um método direcionado às pessoas que buscam proficiência em algum aspecto mais específico. Foi criado para aqueles que precisam em pouco tempo desenvolver uma competência no inglês para realizarem exames, tais como o Enem, concurso público ou provas para Pós-Graduação.

Com essa técnica, os aspectos a serem levados em consideração na interpretação de texto em inglês são as estruturas das frases, o significado das palavras e então a compreensão geral. Neste artigo, você vai entender como ler textos em inglês para interpretação nas provas do Enem. E no final aprender a resolver exercícios de interpretação de texto em inglês de forma mais eficientes. Também abordaremos algumas técnicas como o Scanning e o Skimming.

Como fazer a interpretação de textos em Inglês?

Atualmente existem basicamente, duas estratégias de interpretação de texto em inglês: o skimming e o scanning. Para entender essas técnicas, é importante testar a própria leitura. No início tente usá-la em qualquer texto em inglês que você tiver a mão.

Geralmente a tendência natural do leitor nativo do português é buscar entender cada palavra, porém de acordo com essas técnicas, isso não é necessário. Para pessoas que não são nativas de uma língua ou não são fluentes, se fixar em entender o significado de cada palavra pode acabar atrapalhando a interpretação de texto em inglês. Ou seja, em uma avaliação como a do Enem, prefira compreender o tema geral do artigo do que o sentido de cada palavra.

Técnicas de interpretação de texto em inglês

Ao iniciar a leitura do texto em inglês no Enem você deve prever o conteúdo, ou seja, é necessário detectar o tema do artigo a ser lido antes de de fato lê-lo. Para isso, preste atenção em palavras chaves, em dados fornecidos e em nomes de pessoas que podem te a ajudar na interpretação de texto em inglês na hora da prova.

Dessa maneira, é possível saber superficialmente do que se trata o conteúdo aumentando assim  as suas chances de entender as informações do texto. Abaixo listamos duas das principais técnicas de leitura utilizadas para a interpretação de texto em inglês.

Como encontrar a resposta das questões

Veja com o professor Guilherme, do canal do Curso Enem Gratuito, uma aula prática de como resolver questões de Inglês na prova do Enem?

As dicas do professor Guilherme:

A prova de inglês do Enem só tem cinco questões, então ela é bem rapidinha de fazer. Só que ela é diferente da maioria das provas de vestibulares: na maioria das provas, vamos ter um texto com quatro/cinco questões em cima de um único texto. Já no Enem, para cada texto temos uma questão específica. Por isso, é muito importante prestar atenção no enunciado! Ele é essencial para entender a questão e ele sempre te dá dicas.

Scanning: técnica de interpretação de texto em inglês

A leitura feita com a técnica de scanning é semelhante à que um scanner faz, daí a origem do nome. A técnica do scanning é utilizada na interpretação de texto em inglês como uma forma de leitura rápida e superficial. O objetivo é se concentrar em palavras chaves ou ideias ou seja, realizar uma varredura do texto.

Podemos dar um exemplo realista dessa técnica quando lemos rapidamente a primeira página de um jornal. Além disso também a usamos quando olhamos rapidamente para algumas páginas da internet, ou quando procuramos uma palavra no dicionário. Em todos esses casos estamos fazendo um rastreamento, procurando por algo que nos chame a atenção.

Ao fazer scanning na sua interpretação de texto em inglês não se preocupe em ler frases inteiras, pois o importante é passar os olhos pela página do texto. Em conclusão podemos dizer que essa técnica tem o objetivo de fazer o leitor ter mais informações sobre o texto, ou seja, informações específicas.

Como fazer scanning nos textos em inglês

Alguns autores afirmam que a técnica de scanning pode ser complementar a técnica de skimming.  Essa técnica é bastante útil para te dar agilidade ao fazer a interpretação de textos em inglês com questões de múltipla escolha. Para escanear o texto, seus olhos devem realizar um movimento de cima para baixo e de um canto a outro procurando os chamados “organizadores de texto”. Procure geralmente por números, dados estatísticos e bullet points (listagens).

Dessa forma é possível encontrar informações importantes que podem te ajudar na interpretação de texto em inglês e conter a resposta que você precisa para responder o exercício. E para melhorar a sua leitura e seu tempo no Enem você pode usar essa estratégia extraindo do texto, palavras ou números a partir da pergunta.

Portanto o que interessa de fato a esse tipo de leitura não é o seu conteúdo mas sim os detalhes que, uma vez encontrados, podem responder uma questão na prova. No caso, o nome de uma cidade, uma opinião dada em pesquisa, a quantidade de habitantes de determinado país. Ou qualquer outra questão específica que se encontre no texto.

Skimming: técnica de interpretação de texto em inglês

Essa técnica de interpretação de texto em inglês é especialmente útil quando o artigo é muito grande e corre-se o risco de passar muito tempo na leitura. A velocidade empregada com o procedimento é de três a quatro vezes maior do que a leitura comum. Para fazer a Interpretação de textos em Inglês, ajuda muito.

A técnica é sutil e exige em certa medida a experiência do leitor que a faz. Muitas pessoas leem somente a primeira frase de cada parágrafo. Outras, depois disso, leem o primeiro e o último parágrafo inteiro. Dessa forma, é possível ter uma noção da problemática do artigo e a sua conclusão. A técnina é empregada com perguntas do tipo: o que o autor pensa do problema X? Por que a situação Y ocorre?

Como fazer a técnica de Skimming nos textos em inglês

Skimming envolve a leitura rápida para obter a ideia principal de um texto. A leitura de frases temáticas, geralmente a primeira frase de um parágrafo, pode ser uma maneira eficaz de entender a ideia principal do texto. No skimming é assim: achou uma palavra desconhecida no texto? Ignore e volte a fazer a leitura pelas palavras que você conhece.

Diferentemente do scanning, essa técnica pede a interpretação de textos em Inglês. Em conclusão o skimming não busca um dado específico. A questão é que o texto não precisa ser lido em sua forma completa para que se possa interpretá-lo. Com o skimming você tem uma maneira de encontrar o parágrafo de interesse de forma rápida.

Tendo à mão todas essas técnicas, o tempo gasto na leitura do texto pode ser cortado pela metade. As pessoas que têm experiência na técnica afirmam gastar até mesmo um terço do tempo de uma pessoa que o lê inteiro. A compreensão, por outro lado, não é alterada significativamente.

Dicas de interpretação de texto em inglês

Respondendo as 10 questões do Simulado Online sobre as técnicas de interpretação de texto em Inglês você estuda para o Enem e para os demais vestibulares.

Simulado Enem sobre interpretação de texto em Inglês

.

Simulados do Enem

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja