Scanning como técnica de interpretação de textos – Inglês Enem

Vamos aprender neste post como otimizar o tempo na prova de Inglês do Enem através da técnica do Scanning. Vem com a gente!

Inglês Enem: Para otimizar o tempo na prova do Enem, temos que utilizar estratégias para que o nosso objetivo seja alcançado sem desperdiçar o nosso precioso tempo de prova. Afinal, são apenas aproximadamente três minutos para resolver cada questão!

A técnica do scanning é uma forma de leitura superficial e rápida. O objetivo é se concentrar em palavras chaves ou ideias. Como o próprio nome sugere scanning, é a varredura do texto.

Alguns exemplos práticos dessa técnica seriam quando lemos rapidamente a primeira página de um jornal, damos uma espiada em algumas páginas da internet, quando procuramos uma palavra no dicionário, entre outros. Em todos estes casos estamos fazendo um rastreamento, procurando por algo que nos interesse.

Inglês Enem

Quando estamos lendo, estamos continuamente selecionando partes do texto até chegarmos na informação desejada.

Assim, para utilizarmos o scanning, fazemos uma espécie de leitura dinâmica como a do nosso dia-a-dia: nós não voltamos ao texto lido, a ideia geral é que é o objetivo.

Observe o esquema para melhor entender o que seria o scanning:

1

Veja o passo a passo desta técnica e gabarite as questões de interpretação de textos em Inglês no Enem:

2

Dica: Veja também outra técnica para interpretar textos em inglês – o skimming: https://blogdoenem.com.br/skimming-ingles-enem/

 

1º passo: ler o texto superficialmente e raciocinar sobre a mensagem principal.

2º passo: analisar o texto que estamos lendo, palavras chaves e ideia principal.

 

Quando lemos o texto, vemos as palavras “dying”, “die”, “coronary disease” e “heart”.  Dying vem do verbo “die” que significa morrer, então há uma repetição de ideia nesse texto, que é a morte. Mas, morrer do quê? Então, identificamos as palavras “coronary disease” e “heart”. “Disease” significa doença, “coronary disease” então, seria doença coronária, ou seja, do coração, que inglês é a palavra “heart”!

Também lemos as palavras “university”, “school”, “university graduates”. Como elas estão relacionadas no texto? “University” e “university graduates” estão bem encaixadas, já que são a universidade e as pessoas que estudam nela, que são  os “university graduates”. Para ir a uma Universidade, você antes tem que se formar na escola, ou seja, antes da universidade, a escola.

E os números? Não podemos esquecê-los! 10.000 se referem ao número de pessoas envolvidas no estudo. E 16 é a idade de uma pessoa que frequenta a escola e não a universidade. O que isso significa? Das 10.000 pessoas que participaram do estudo, aquelas que saíram (“leave” em inglês) da escola antes dos 16 têm cinco vezes mais chances (“five times”) de sofrer um ataque do coração e morrer do que aquelas que estão na universidade.

Fechamos o texto? Acho que sim! Qual é a resposta? A letra E com certeza!

Depois dessa, o  melhor que se faz e estudar para o Enem para não virar estatística, não é mesmo!

Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do canal Evolucional sobre scanning: https://www.youtube.com/watch?v=hDlTq96sSK8

Boa sorte!

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca