Inglês Enem: Estude os gêneros textuais e torne sua leitura mais eficiente!

Reconhecer um gênero textual torna a sua leitura mais efetiva e ágil, o que te ajuda a ganhar mais pontos no Enem!!

Inglês Enem: Ler e interpretar um texto é uma das maiores dificuldades encontradas pelos estudantes no Enem e nos vestibulares. Imagina quando este texto é em inglês!

Porém, há alguns detalhes que você pode observar para te ajudar a aumentar sua eficiência nas leituras e interpretações de textos das suas provas. Uma das formas de facilitar sua vida é ter conhecimento dos diferentes gêneros textuais existentes. Para saber tudo sobre isso, fique ligado(a) nesta super revisão de Inglês Enem!

 

 

 

Você sabe o que é gênero textual?

ing-1                 ing-2

Souza, A.G.F; ABSY, CONCEIÇÃO A.;COSTA, GISELE CILLIDA;MELLO, L.F.DE. Inglês Instrumental, Ensino de Línguas. São Paulo: Disal, 2010, 115 p.

Conseguiu entender a ideia? Não, então veja alguns exemplos práticos de gêneros textuais:

ing-3

Nesta figura, os exemplos de gêneros textuais são: carta, e-mail, blogs, mensagem de whatsaap, convite, notícia de jornal, fragmento de um texto de enciclopédia, bilhete, receita culinária, entre outros.

Para começar, vamos pensar em um deles – o jornal. Quais são as características de uma notícia de jornal? Como ele se comunica com você? Se você pensou em linguagem narrativa com o objetivo de informar um fato que tenha acontecido, você acertou!

E a receita culinária, por que ela é um gênero textual? Porque sua função comunicativa é instruir o leitor a preparar uma comida. E como ela é organizada? Isso mesmo, apresentando numa forma sequencial os ingredientes, como preparar e para quantas pessoas ela pode ser servida.

O bilhete também é gênero textual? Claro! Sua função é transmitir uma mensagem curta ou um recado. E você saberia me dizer como ele é organizado?

  • DESTINATÁRIO
  • MENSAGEM
  • NOME DO EMISSOR
  • DATA

Consegue reconhecer que gênero textual representado pela figura do livro? Sim, são enciclopédias. No meu tempo, quase todo mundo tinha uma coleção da Barsa ou Delta Universal em casa. Hoje em dia não precisamos, temos a Internet. Bem, voltando à enciclopédia, sua função é expor, uma ideia, por exemplo, através de  definição, conceituação, informação, descrição e comparação!

O convite, por exemplo, tem como função chamar alguém para um acontecimento, uma festa, ou reunião. Tem que quer data, horário, local.

Por último, a carta.  As principais características de uma carta são: destinatário e  remetente. Ela pode ser dissertativa, narrativa ou descritiva, dependendo do seu objetivo.  Tem uma organização fixa: saudação, corpo da carta e despedida.

Agora, para por em prática esse conhecimento, vamos estudar uma questão: Questão 93 do ENEM-2015 (prova cinza).

Nesta questão, você terá que identificar:

1) A função comunicativa do texto

2) Como o texto está organizado

3) A estrutura gramatical utilizada

 

Vamos lá!

ing-4

E aí, leu? Conseguiu responder as questões que propus antes de começar a ler o texto? Vamos ver então se você respondeu corretamente.

Para responder a questão número 1 você teria que ter dito que o texto acima é um aviso. Portanto,  sua função comunicativa é avisar aos passageiros que algumas bagagens serão revistadas por questão de segurança.

A questão número 2 pergunta sobre a organização do texto. O texto está organizado em parágrafos curtos, em sequência, começando com a justificativa do porquê da inspeção.  Em seguida, ele descreve como a inspeção será realizada. Na sequência, são dadas desculpas e também o porquê de a bagagem pode ter sido destrancada a força. E termina dando oferecendo sugestões de como dar segurança à bagagem numa próxima viagem. Também podemos ver o site para essa sugestão.

E qual é a principal característica desse texto? É o uso da voz passiva. A voz passiva é formada pelo verbo to be seguido do verbo no particípio passado. Você pode observar alguns exemplos da voz passiva no texto nos trechos a seguir:

 

a. the Transportation Security Administration (TSA) is required by law to inspect all checked baggage

is required = (verb to be) is + required (particípio passado)

(É exigido por lei que a Administração de Segurança de Transportes inspecione todas as bagagens despachadas).

 

b. your bag and its contents may have been searched for prohibited items. (Sua mala e conteúdo podem ter sido vistoriados na busca por itens proibidos.) search = procurar

may have been searched = may have + (verbo to be) been + searched (particípio passado)

 

c. some bags are opened and physically inspected. (Algumas malas são abertas e inspecionadas fisicamente.)

are opened = (verbo to be) are + opened (particípio passado)

are phyically inspected = (verbo to be) are + inpected (particípio passado).

 

Você pode notar o uso de voz passiva nas partes destacadas o texto.

A voz passiva é usada aqui porque o agente da oração (aquele que exerce o verbo) são os fiscais da Transportation Security Administration (TSA). Não foi dado um nome, não foi definido quem eram os fiscais. Um tanto vago não é mesmo? Por isso que voz passiva foi usada.

E aí, ficou mais fácil de entender o texto? Agora, vamos às questões do ENEM, propriamente ditas. Leia o texto novamente e escolha a opção correta:

Se você escolheu a letra C, você acertou! O TSA é uma instituição pública e ela usou este aviso como meio comunicativo para avisar o passageiro que a mala dele(a) foi revistada.

“As part of this process, some bags are opened and physically inspected. Your bag was among those selected for physical inspection.” (Como parte desse processo, algumas malas são abertas e inspecionadas. Sua mala estava entre aquelas selecionadas para inspeção física).

Viu como saber um pouco de gêneros textuais nos ajuda a entender melhor o texto?! Boa sorte!!

Neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=v5e7VPvgVs8, você assiste a resolução desta questão com o professor Paulo de uma maneira bem rápida e sucinta. Você vai gostar!
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca