Ácidos e Bases: resumo de Química com Simulado

Existem algumas substâncias que indicam o pH das soluções. Essas são conhecidas como indicadores ácidos-base, e são frequentemente cobradas nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulares de todo Brasil. Veja aula gratuita e teste seus conhecimentos no Simulado de Química para se garantir na hora das provas. Vem!

Você já estudou que as substâncias químicas podem ser agrupadas entre orgânicas e inorgânicas. As inorgânicas são aquelas substâncias que não contém carbono em sua composição. O Enem e o Encceja adoram também cobrar questões sobre os Ácidos e as Bases.

Limão x Banana Verde – O que tem a ver com Ácido e Base? – Existem em nosso cotidiano substâncias que apresentam sabor azedo, tais como o suco de limão e o vinagre, e outras que apresentam sabor adstringente.

A sensação de adstringente é quando “amarra, quando trava na boca”. É o caso da banana ou do caju quando estão verdes.  Na verdade esses dois tipos de sabor, caracterizam dois grupos e substâncias: Os ácidos e as bases. Limão está para Ácido assim como banana verde está para Base.

Calma, não saia por aí experimentando de tudo para saber o que é Ácido ou Base! – Identificar uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar, também é altamente perigoso, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar.

Arrhenius, você conhece? – O químico sueco Svante Arrhenius (1859-1927), fundamentado em experiências de condutividade elétrica propôs em 1887 as seguintes definições para identificação dos ácidos e bases: Enem Khan AcademyO químico Svante Arrhenius estabeleceu os ácidos como substâncias que – em solução aquosa – liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos (OH).

Resumo sobre os Ácidos

Veja com o professor Felipe Sobis, do canal Curso Enem Gratuito, estas aulas sobre os Ácidos. Você vai aprender para nunca mais esquecer. Confira:

Muito bom este resumo!

Propriedades dos Ácidos e Bases

Os ácidos e bases apresentam algumas propriedades importantes que servem para comparar e distinguir. Cai muitas vezes no Enem e nos vestibulares. Veja as Propriedades dos Ácidos e Bases:

  • Solubilidade em água: Os ácidos costumam ser bem solúveis em água, enquanto a maior parte das bases é insolúvel.
  • Estrutura: Todos os ácidos são moleculares, enquanto as bases podem ser moleculares ou iônicas.
  • Condutividade Elétrica: Todos os ácidos só conduzem corrente elétrica quando estão dissolvidos em água.

 

Veja agora aula gratuita para você aprender a nomenclatura dos Ácidos

E aí, gostou da aula com o professor Felipe Sobis? O cara é bom mesmo. Bora prosseguir com mais definições de Ácidos e Bases.

Ácidos e bases: Definições de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis:

1 – Arrhenius:

  • Ácidos são Substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+).
  • Bases são Substâncias que em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH.

2 – Bronsted-Lowry:

  • Ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação
  • Base é uma substância capaz de receber um próton.

3 – Lewis

  • Ácidos são substâncias que em numa ligação química, podem receber pares eletrônicos
  • Bases são substâncias que cedem pares eletrônicos

Vamos relembrar como identificar ácido e base?

É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.

Nas escolas com laboratório de química os alunos aprendem a fazer o “teste da fita”, que mostra pela cor que se modifica “na fita”  de papel mergulhada em uma substância se a mesma é ácida ou básica. Veja:Química

Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).

Quer entender melhor? Veja a aula do prof. Sobis sobre o que são bases:

Conferiu a nova aula com o professor Felipe Sobis? Agora, antes de responder ao simulado, veja a Nomenclatura dos Ácidos.

Nomenclatura dos ácidos

Os ácidos podem ser divididos em dois grupos: que contém oxigênio (oxigenados) e os que não contêm (não oxigenados).

Ácidos não oxigenados ou hidrácidos

Exemplos:

  • HF – ácido fluorídrico                           HCl – ácido clorídrico
  • HBr – ácido bromídrico                         HI – ácido iodídrico
  • H2Se – ácido selenídrico                       H2Te – ácido telenídrico

Ácidos oxigenados ou oxiácidos

Quando forma apenas um oxiácido, segue a regra geral:

Ácido + nome do ânion + ico

Se formar mais de um oxiácido com Nox (número de oxidação) diferentes acrescenta-se os prefixos per ou hipo e os sufixos iço ou oso.

Exemplos:

HClO4   (Nox do cloro = +7; 4 átomos de oxigênio): ácido perclórico
HClO3   (Nox do cloro = +5; 3 átomos de oxigênio): ácido clórico – ácido padrão 
HClO2   (Nox do cloro = +3; 2 átomos de oxigênio): ácido cloroso
HClO   (Nox do cloro = +1; 1 átomo de oxigênio): ácido hipocloroso

Agora, bora responder as 10 perguntas do simulado de Química sobre ácido ou base.

 

Simulado Ácido ou Base

.

.
===========

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Agora faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel