Estrangeirismo e memória cultural na Formação das Palavras

Morfologia é o estudo sobre a origem e formação das palavras. Veja os Estrangeirismos, os Neologismos e as palavras formadas por Composição ou Derivação no Idioma Português.

Prepare-se para o Enem, os vestibulares e para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)  com o resumo de Morfologia para mandar bem nas questões sobre a Formação das Palavras na prova de Linguagens.

Toda palavra tem uma origem, uma raiz. Veja como é simples: para criar uma palavra, podemos utilizar como base elementos já existentes na língua, adotar um termo de origem estrangeira ou alterar o significado de uma palavra já existente.

Morfologia é o estudo da formação das palavras. Na língua portuguesa, existem muitos processos de formação de palavras. Os mais comuns são: derivação e composição.

Já as palavras que são criadas originalmente, e não por associação, composicão ou modificação de palavras anteriores, estas recebem o nome de neologismos.

E, quando passamos a utilizar palavras “importadas”, como e-mail, internet e chat, por exemplo, o nome que se dá é o de Estrangeirismos.

O Processo de Formação de Palavras: Morfologia

Derivação é o processo que consiste em formar uma palavra, chamada derivada , a partir de outra chamada primitiva. A derivação pode ser de seis tipos:

Prefixal – ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical.

Ex.: incapaz ( in + capaz)

Sufixal – ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.

Ex.: espaçoso (espaç + oso)

Parassintética – ocorre quando há acréscimo simultâneo, isto é, ao mesmo tempo, de um prefixo e de um sufixo a um radical.

Ex.: empalidecer (em + palid + ecer)

Prefixal e sufixal – ocorre quando há acréscimos não simultaneamente de um prefixo e de um sufixo a um radical.

Ex.: infelizmente (in + feliz + mente)

E como nossa língua é viva, muda e se molda todos os dias, o tempo inteiro acrescentamos algumas palavras estrangeiras no nosso dia-a-dia. Chamamos isto de estrangeirismo.

Estrangeirismo

São apenas 5 questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio!

Viu só? O assunto é simples, mas agora é hora de ver na prática o que você sabe! Responda as 5 questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias a seguir para arrasar na prova:

Morfologia: Estrangeirismo e preservação da memória cultural

.

.
===
Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular.

Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Estrutura da Redaçãogapixel

Estrutura da Redaçãogapixel