Defendendo ideias e o uso da língua materna – Simulado Encceja

Entre as competências que podem ser cobradas no Encceja estão a compreensão e uso da Língua Portuguesa como língua materna e a capacidade de confrontar opiniões e pontos de vistas sobre diferentes linguagens. Vem ver o que sabe com o Simulado Encceja de Linguagens! Se errar, têm dicas para estudar.

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

São apenas 5 questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio!

Interpretando o texto

Saber ler e interpretar um texto é o primeiro passo na resolução de qualquer questão do Encceja. A compreensão do enunciado é uma chave essencial para iniciar a resolução dos problemas.

O processo de interpretação de texto pode ser detalhado em cinco operações: identificar; comparar; explicar; justificar; contextualizar.

Identificar

Sejamos diretos: identificar é  constatar, caracterizar, reconhecer elementos que são fundamentais em um texto. De acordo com Lino Macedo, “tomando algo como referência (absoluta ou relativa), [identificar] consiste em buscar o que corresponde (total ou parcialmente) a essa referência.”

Ou seja, na prática é fundamental você conseguir identificar os elementos centrais do tema trazido pelo enunciado.

Comparar

Tendo identificado os elementos centrais do enunciado, você vai agora analisá-los na etapa da comparação. Esta etapa consiste em relacionar dois ou mais elementos para procurar as semelhanças e diferenças existentes entre elas. Assim você pode chegar a uma conclusão sobre a relação entre os elementos que identificou.

Explicar

Tendo em mente a análise da etapa da comparação, você vai explicá-la (mesmo que seja para você mesmo). Isso significa que você precisa tornar clara alguma ideia, teoria, expressão, realidade que foi exposta, fazer entender a verdade ou não dos fatos. Geralmente, a operação explicar está relacionada às questões de causa e efeito. A utilidade do “explicar” vale nas duas pontas para você. Você vai utilizar essa habilidade tanto na hora de compreender um enunciado, quanto na hora de desenvolver os seus argumentos na redação.

Justificar

Conforme o dicionário Houaiss, significa “demonstrar que (algo) está certo ou que (alguém) está com a razão; fornecer argumentos a favor de; constituir-se em, dar, encontrar razões válidas para; legitimar”. Na redação, você deverá justificar suas afirmações. Para isso, deve apresentar provas e argumentos por meio de palavras, expressões, fatos para justificar uma afirmação. Muitas vezes os dados a serem utilizados já são trazidos pelo enunciado! Por isso a interpretação de texto é tão importante nesse momento.

Contextualizar

Enfim, você precisa compreender, analisar e interpretar um fato (pode ser uma imagem, uma palavra, uma frase, um texto) tendo como ponto de partida o contexto (a situação) em que está inserido.

Agora, vamos ver na prática como interpretar um texto que defende uma ideia central? Teste seus conhecimentos com o Simulado Encceja de Linguagens respondendo as 5 questões a seguir:

Defendendo ideias e o uso da Língua Materna – Simulado Encceja de Linguagens

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Veja como participar para alcançar este objetivo e depois fazer a Faculdade.

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC  clicando aqui:

Apostilas Grátis do Encceja: conteúdo oficial do MEC

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis. Veja o site oficial do Encceja, onde você obtém mais informações e pode fazer sua inscrição no Exame.inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel