Lista de exercícios sobre hidrografia para o Enem

O Enem e os vestibulares estão repletos de questões de Geografia que cobram o conteúdo de hidrografia. Confira nossa lista de exercícios e teste seus conhecimentos!

O Brasil abriga a maior rede hidrográfica do mundo, com 55.457 km². Somente a Bacia Amazônica já representa, sozinha, a maior reserva de água doce do planeta. Por isso, este é um assunto que sempre cai no Enem. Confira nosso resumo e lista de exercícios sobre hidrografia e prepare-se para as questões de Geografia!

Resumo sobre hidrografia

Hidrografia é uma parte da geografia física que possui como objeto de estudo a água do planeta Terra. Portanto, estuda a água em suas diferentes formas de manifestação na natureza, como oceanos, mares, rios, geleiras, lagos, além das águas subterrâneas e da atmosfera.

Assim, um dos principais temas que você não pode deixar de estudar sobre a hidrografia são as bacias hidrográficas.

A formação das bacias hidrográficas se dá através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas.

As águas superficiais, originárias de qualquer ponto da área delimitada pelo divisor, saem das bacias passando pela seção definida. Dessa forma, a água que precipita fora da área da bacia não contribui para o escoamento na seção considerada.

A denominação das Bacias Hidrográficas geralmente se dá ou pelo rio principal, que recebe água de seus afluentes, ou pelo rio que se forma pelo conjunto de afluentes.

As bacias hidrográficas presentes no território brasileiro são as seguintes:

  • Amazônica
  • Tocantins-Araguaia
  • São Francisco
  • Paraguai
  • Paraná
  • Uruguai

Conheça também as bacias hidrográficas mundiais.

Videoaula sobre hidrografia

Antes de resolver os exercícios sobre hidrografia, confira a videoaula do professor Carrieri no canal do Curso Enem Gratuito:

Exercícios sobre hidrografia

Teste seus conhecimentos com questões do Enem e de vestibulares sobre hidrografia:

.

Hidrografia - bacias hidrográficas brasileiras
Mapa das bacias hidrográficas brasileiras. Fonte: GEOMAPAS. Disponível em: http://www.geomapas.com.br/wolupload/produto/capa/brasil-hidrografico-231.jpg.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel