As Eras Geológicas – Resumo Online com Simulado Enem de Geografia

Teste seus conhecimentos sobre Eras Geológicas para acertar tudo na hora da prova de Geografia. São apenas 10 questões do Simulado Enem Online e se errar, têm dicas para estudar.

Bora estudar Geologia para o Enem e vestibulares? Questões sobre as Eras Geológicas aparecem bastante nas provas, então não perca tempo! Pratique com o Simulado Enem Online de Geografia! Com certeza, você sabe que a Terra tem entre 4,5 ou 5 bilhões de anos. Mas você sabia que este período todo é dividido em Eras?

Pois é, as Eras servem como referência de “estágios” pelos quais a Terra passou. Nós, seres humanos, não temos isso também? Sim! A infância, adolescência, juventude, a fase adulta e a idosa.

Pois bem, a terra apresenta essas fases também! Saiba disso e muito mais com este post de geografia para o Enem!geologia

Para começar sua revisão, veja a tabela a seguir. A tabela mostra as Eras Geológicas. Leia com calma, pois ela acaba explicando muita coisa dentro da Biologia e da Geografia. Focando nossa atenção para os fatos geológicos, podemos observar as formações das três estruturas terrestres.

  • As Eras Geológicas são estas:
  • 1 – Período Pré-Cambriano
  • 2 – Período Paleozóico
  • 3 – Período Mezozóico
  • 4 – Período Cenozóico
  • Veja na tabela as datas indicadas e as características de cada uma:

1

As Eras estão divididas da mais antiga para a mais recente. Veja as divisões dentro do Período Pré-Cambriano:

  • Azóica – seria o marco inicial, com a Terra recém formada, apenas sendo uma bola incandescente, com magma em toda sua superfície.
  • Como a temperatura era muito elevada, tudo o que poderia evaporar, assim fazia, formando chuvas ininterruptas, porém, essa chuva não tocava a superfície, por ser muito quente, ela evaporava antes, formando mais nuvens, resultando em mais chuvas, até que a Terra foi se resfriando ao ponto das primeiras gotículas de água tocar a superfície, iniciando o processo de solidificação, a formação da Crosta Terrestre. Esse período de chuvas durou milhões de anos.
  • Arqueozóica – com a solidificação da superfície da Terra, tivemos a formação da primeira estrutura geológica, os Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos. Essa acaba sendo a formação mais antiga, por isso, também a mais desgastada pelos processos erosivos. Durou até 2,5 bilhões de anos.
  • Proterozóica – a Era que antecedeu a vida animal na Terra e que continuava a formação dos Escudos Cristalinos, mas com a erosão, começou a formação das Bacias Sedimentares, formadas, geralmente em áreas mais baixas do relevo, pois eram as áreas que se depositavam os sedimentos.
  • Mas, encontramos vez ou outra Bacias Sedimentares em regiões de planaltos, como isso é possível? Simples, com certeza havia uma montanha ou um vulcão inativo que sofreu erosão, deixando seus sedimentos no alto do planalto. Foi a Era mais longa, ocorreu entre 2,5 bilhões até 542 milhões de anos. Ficou dividida em 3 períodos: Paleoproterozóico, Mesoproterozóico e Neoproterozóico.

Agora, veja as Eras Paleozóica, Mezozóica e Cenozóica

  • Paleozóica – é dividida em seis Períodos, do mais antigo para o mais recente:Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Nesta Era tivemos intensa formação das Bacias Sedimentares, no entanto, no Período Carbonífero ou Carbônico, tivemos a formação do Carvão Mineral. Ocorreu entre 542 milhões e 250 milhões de anos atrás.
  • Mesozóica – dividida em três Períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Nesta Era temos a separação da Pangeia, ou seja, deu-se o início para a formação dos continentes. Esse processo, resultou na formação da terceira estrutura geológica, os Dobramentos Modernos, pois com os deslocamentos das Placas Tectônicas, as regiões de convergência deram origem a formação de montanhas, com os Alpes, a Cordilheira dos Andes, entre outras. Aconteceu entre 250 e 65 milhões de anos atrás.
  • Cenozóica – esta é a Era atual, dividida em dois Períodos: Terciário e Quaternário. Não há formação de novas estruturas geológicas, porém, há ainda a formação das três existentes, pois não deixamos de ter vulcões expelindo lavas, o processo erosivo é intenso e o deslocamento das placas tectônicas continuam, desenvolvendo os Dobramentos Modernos.

A DERIVA CONTINENTAL – Separação dos Continentes

A Deriva Continental é uma teoria bastante antiga, porém, inicialmente, era considerado apenas o deslocamento dos continentes. Mas, posteriormente, foi descoberto que eram as placas tectônicas que estavam em movimento.

Francis Bacon, em 1620, apontou a possibilidade dos continentes terem sido unidos, pois ele afirmou que a costa oeste da África e a costa leste da América se encaixavam perfeitamente.

Mas, em 1912 Alfred Wegener construiu sua teoria de Deriva Continental com base nos fósseis e vegetação semelhantes nas duas costas. Para Wegener, tínhamos apenas um continente, a Pangeia, que se fragmentou e aos poucos foi se separando, como mostra a imagem a seguir:2Fonte: http://roberto-furnari.blogspot.com.br/2013/02/deriva-continental.html

Seus estudos só foram reconhecidos e confiados na década de 1960, quando foram feitos mapeamentos das águas mais profundas dos oceanos e puderam observar as falhas entre as placas. Hoje, sabe-se que a África e a América se afastam entre 2 e 3 cm ao ano, mas a América fica “presa” a oeste por conta do encontro com a placa de Nazca, dando origem a Cordilheira dos Andes.44Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/3753083/

Revisão Online

Veja agora uma aula gratuita com o professor Alcides, do canal Curso Enem Gratuito, e depois responda ao Simulado Enem das Eras Geológicas.

Então, tudo entendido? Caso não, dá uma olhadinha com mais calma no texto e na videoaula, e depois faça os exercícios. Bons estudos! Abraço!

Responda as 10 questões e veja o que sabe sobre as Eras Geológicas. Se errar, têm dicas para estudar!

Eras Geológicas

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja