As Eras Geológicas – Resumo Online com Simulado Enem de Geografia

Teste seus conhecimentos sobre Eras Geológicas para acertar tudo na hora da prova de Geografia. São apenas 10 questões do Simulado Enem Online e se errar, têm dicas para estudar.

Bora estudar Geologia para o Enem e vestibulares? Questões sobre as Eras Geológicas aparecem bastante nas provas, então não perca tempo! Pratique com o Simulado Enem Online de Geografia! Com certeza, você sabe que a Terra tem entre 4,5 ou 5 bilhões de anos. Mas você sabia que este período todo é dividido em Eras?

Pois é, as Eras servem como referência de “estágios” pelos quais a Terra passou. Nós, seres humanos, não temos isso também? Sim! A infância, adolescência, juventude, a fase adulta e a idosa.

Pois bem, a terra apresenta essas fases também! Saiba disso e muito mais com este post de geografia para o Enem!geologia

Para começar sua revisão, veja a tabela a seguir. A tabela mostra as Eras Geológicas. Leia com calma, pois ela acaba explicando muita coisa dentro da Biologia e da Geografia. Focando nossa atenção para os fatos geológicos, podemos observar as formações das três estruturas terrestres.

  • As Eras Geológicas são estas:
  • 1 – Período Pré-Cambriano – 4,6 bilhões a 2,3 bilhões de anos
  • 2 – Período Paleozóico – 570 milhões a 290 milhões de anos
  • 3 – Período Mezozóico – 250 a 135 milhões de anos
  • 4 – Período Cenozóico – 65 milhões a 1,5 milhão de anos

 

Veja na tabela as datas indicadas e as características de cada Era:

1

.

As Eras estão divididas da mais antiga para a mais recente

O Curso Enem Gratuito tem uma videoaula pra você se aprofundar no assunto! Veja a explicação do prof. Carrieri:

Veja as divisões dentro do Período Pré-Cambriano:

Azóica – seria o marco inicial, com a Terra recém formada, apenas sendo uma bola incandescente, com magma em toda sua superfície.

Como a temperatura era muito elevada, tudo o que poderia evaporar, assim fazia, formando chuvas ininterruptas, porém, essa chuva não tocava a superfície, por ser muito quente, ela evaporava antes, formando mais nuvens.

O resultado era que ocorriam então mais chuvas, até que a Terra foi se resfriando ao ponto das primeiras gotículas de água tocar a superfície, iniciando o processo de solidificação, a formação da Crosta Terrestre. Esse período de chuvas durou milhões de anos.

Arqueozóica – com a solidificação da superfície da Terra, tivemos a formação da primeira estrutura geológica, os Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos. Essa acaba sendo a formação mais antiga, por isso, também a mais desgastada pelos processos erosivos. Durou até 2,5 bilhões de anos.

Proterozóica – a Era que antecedeu a vida animal na Terra e que continuava a formação dos Escudos Cristalinos, mas com a erosão, começou a formação das Bacias Sedimentares, formadas, geralmente em áreas mais baixas do relevo, pois eram as áreas que se depositavam os sedimentos.

Mas, encontramos vez ou outra Bacias Sedimentares em regiões de planaltos, como isso é possível? Simples, com certeza havia uma montanha ou um vulcão inativo que sofreu erosão, deixando seus sedimentos no alto do planalto.

A Proterozóica foi a Era mais longa, ocorreu entre 2,5 bilhões até 542 milhões de anos. Ficou dividida em 3 períodos: Paleoproterozóico, Mesoproterozóico e Neoproterozóico.

 

Então, tudo entendido? Caso não, dá uma olhadinha com mais calma no texto e na videoaula, e depois faça os exercícios. Bons estudos! Abraço!

Eras Geologicas

.

Agora, veja as Eras Paleozóica, Mezozóica e Cenozóica

Paleozóica – é dividida em seis Períodos, do mais antigo para o mais recente:Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.

Nesta Era tivemos intensa formação das Bacias Sedimentares, no entanto, no Período Carbonífero ou Carbônico, tivemos a formação do Carvão Mineral. Ocorreu entre 542 milhões e 250 milhões de anos atrás.

Mesozóica – dividida em três Períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Nesta Era temos a separação da Pangeia, ou seja, deu-se o início para a formação dos continentes.

Esse processo, resultou na formação da terceira estrutura geológica, os Dobramentos Modernos, pois com os deslocamentos das Placas Tectônicas, as regiões de convergência deram origem a formação de montanhas, com os Alpes, a Cordilheira dos Andes, entre outras. Aconteceu entre 250 e 65 milhões de anos atrás.

Cenozóica – esta é a Era atual, dividida em dois Períodos: Terciário e Quaternário.

Não há formação de novas estruturas geológicas, porém, há ainda a formação das três existentes, pois não deixamos de ter vulcões expelindo lavas, o processo erosivo é intenso e o deslocamento das placas tectônicas continuam, desenvolvendo os Dobramentos Modernos.

 

Veja a Deriva Continental – A Separação dos Continentes

A Deriva Continental é uma teoria bastante antiga, porém, inicialmente, era considerado apenas o deslocamento dos continentes. Mas, posteriormente, foi descoberto que eram as placas tectônicas que estavam em movimento.

Francis Bacon, em 1620, apontou a possibilidade dos continentes terem sido unidos, pois ele afirmou que a costa oeste da África e a costa leste da América se encaixavam perfeitamente.

Mas, em 1912 Alfred Wegener construiu sua teoria de Deriva Continental com base nos fósseis e vegetação semelhantes nas duas costas. Para Wegener, tínhamos apenas um continente, a Pangeia, que se fragmentou e aos poucos foi se separando, como mostra a imagem a seguir:2Fonte: http://roberto-furnari.blogspot.com.br/2013/02/deriva-continental.html

 

Os estudos de Wegener só foram reconhecidos e confiados na década de 1960, quando foram feitos mapeamentos das águas mais profundas dos oceanos e puderam observar as falhas entre as placas.

Hoje, sabe-se que a África e a América se afastam entre 2 e 3 cm ao ano, mas a América fica “presa” a oeste por conta do encontro com a placa de Nazca, dando origem a Cordilheira dos Andes.44Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/3753083/

 

Aula Gratuita – Revisão Online

Veja agora uma aula gratuita com o professor Alcides, do canal Curso Enem Gratuito, e depois responda ao Simulado Enem das Eras Geológicas.

 

Responda as 10 questões e veja o que sabe sobre as Eras Geológicas. Se errar, têm dicas para estudar!

Eras Geológicas

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel